Amigos! Amantes do Calcio! Como estamos todos calvos de saber, o futebol na Itália não parou neste final de ano, e com isso nessa Página 364 do ano, chegamos a 19ª e última rodada do primeiro turno e do ano, que consolida os líderes separados por um ponto, rodada de poucos gols, de tropeços e onde a disputa pelo título parece ter se desenhado um pouco mais. Vamos juntos!


Crotone 0 x 1 Napoli 

O Napoli esteve longe de fazer uma grande partida ante o Crotone, mas fez o suficiente para vencer e virar o ano na liderança da tabela. 

O time começou totalmente dominante e não demorou muito para chegar ao gol, em ótima trama de jogada pela esquerda aos 16, a bola chegou até o maior artilheiro da história do clube Hamsik que bateu firme pra fazer o gol que viria a ser o da vitória. 

Nos minutos que sucederam o gol o time de Sarri seguiu dominante mas não ampliou o placar. Assim como nos minutos iniciais da etapa final. Depois o Crotone tentou crescer na partida e chegou a assustar em uma reposição errada de Reina onde Trotta quase o encobriu. Isso fez com que o Napoli acordasse na partida, não o suficiente para ampliar, o time da casa ainda tentou pressionar, mas foi o Napoli quem poderia ter ampliado o placar mesmo sem jogar de forma brilhante, vitória justa do líder. 


Fiorentina 1 x 1 Milan

Gattuso já dizia antes do duelo fora de casa ante a Viola que não deveria haver qualquer "empolgação" após a vitória na prorrogação no meio de semana pela Coppa Itália (clique), afinal o adversário era um duro teste, e foi mesmo, após um jogo travado e com erros nas opções ofensivas durante toda a primeira etapa, os mandantes que dominavam a partida exigiram duas grandes defesas de Donnarumma nos minutos finais do primeiro tempo. 

Na etapa final maior equilíbrio com chances lado a lado nos minutos iniciais, até que aos 25, Biraghi recebeu livre na esquerda e deu um cruzamento magistral que encontrou Gio Simeone entre os zagueiros para cabecear e abrir o placar. Porém apenas três minutos depois veio o empate, a esperança rossonera Suso fez a jogada pela direita e finalizou, o goleiro Sportiello espalmou no pé de Çalhanoglü que mandou pra rede. Milan que ainda tentou a virada nos minutos finais mas não teve êxito. 

A escalação foi boa na minha visão, a única peça que eu mexeria ali é Borini que fosse eu o técnico daria lugar a André Silva. Muito se fala no camisa 10 Turco, não o vejo nem na posição de Bonaventura e menos ainda como ponta, nesse esquema é difícil ele jogar, é um enganche. E se fala em Locatelli na vaga de Montolivo, ainda fico com a qualidade e experiência do segundo, mas o que importa é o que Gattuso "pensa", aqui a gente apenas analisa. 


Roma 1 x 1 Sassuolo

Roma e Sassuolo protagonizaram um grande jogo, com resultado até justo em termos de volume, já que os visitantes fizeram também uma ótima partida, mas onde mais uma vez o VAR mal utilizado foi um ator principal no papel de vilão da história, visto mais um erro da arbitragem ante seu uso. 

Um primeiro tempo muito bom de oportunidades parte a parte, onde a equipe da casa acabou saindo na frente aos 30 em uma jogada muito bem trabalhada da esquerda pra direita até ser concluída por Pellegrini. Depois disso o jogo seguiu muito interessante, com ambas as equipes crescendo, o Sassuolo até um pouco mais em busca do empate, mas aos 25 quem chegou ao gol foi a Roma, com Dzeko, porém, a arbitragem considerou mesmo acionando o VAR que o centroavante estava impedido, decisão errada visto que o que estava a frente do último zagueiro adversário era o cotovelo do atacante, o que não participa do jogo, portanto não configuraria a posição irregular, mais um erro mediante o uso desse recurso. Sete minutos depois o castigo, jogada pela esquerda de Peluso e o cruzamento preciso encontra a cabeça de Missiroli que cabeceia como manda o manual, pro chão, Alisson chegou a tocar na bola, que entrou. Aí a maravilhosa "imprensa" Brasileira já fez alarde que o goleiro falhou, na minha visão não, uma cabeçada fulminante, muito de perto, no chão, se pega é milagre, logo, não fazer milagre não é frango, sejam justos. 

Após isso pressão enorme da Roma que voltou a marcar aos 39 com Florenzi, mas com o auxílio do VAR, mais uma decisão polêmica, a de dar o impedimento de Under (que entrou na etapa final) na jogada por atrapalhar a ação do defensor, com esse eu concordo. E com isso o Sassuolo conseguiu se segurar no fim e fazer Eusébio Di Francesco sentir na pela a "lei do ex", com o seu ex-clube o impedindo de somar três pontos para seguir perto dos líderes. 

Fala-se em "crise" na Roma, não vejo dessa forma, o misto acordou tarde e foi eliminado pelo Torino na Coppa, acontece e uma derrota ante a Juve é algo comum e o time não foi mal, fez um grande jogo e poderia ter conseguido até a virada. Menos sensacionalismo brazucada. 


Internazionale 0 x 0 Lazio

Mais um clássico na temporada pelo Calcio, desta vez Inter e Lazio se encontraram, vivendo momentos distintos, a equipe da casa num início de crise após liderar o campeonato sob o comando de Spalletti e os visitantes em franca ascensão sob o comando de Simone Inzaghi. Grande jogo onde mais uma vez o VAR foi o protagonista. 

A Lazio começou melhor a partida no terço inicial, destaque para a finalização de Milinkovic-Savic que exigiu grande defesa de Handanovic. Porém aos poucos a Inter foi entrando no jogo e respondeu com uma oportunidade ainda mais clara, jogada de Borja Valero pela esquerda e finalização de Perisic cara a cara com Strakosha que fez uma defesa extraordinária. No último lance da etapa inicial, escanteio pra Lazio e quase Valero mete contra o patrimônio. 

Na etapa final o jogo seguiu movimentado e equilibrado, aos 11 mais uma grande defesa do camisa 1 laziale em bela jogada e finalização de Valero. Três minutos depois a polêmica, jogada de Immobile pelo bico esquerdo da área, o camisa 17 tenta cruzar pro meio, a bola bate na perna e com os braços abertos, no braço do zagueirão Skriniar, lance dificílimo. Me perdoe o torcedor da Lazio, mas talvez o que Gianluca Rocchi tenha visto no árbitro de vídeo para anular o lance é que ao escorregar é "natural" a abertura dos braços do jogador, lance difícil demais. Entendo o argumento da arbitragem para não dar o pênalti, afinal, escorregando ninguém fica com o braço colado ao corpo, mas entenderia também se o "aumento da área de espaço" ocasionasse a validação do pênalti. Esse lance portanto deixa uma lição muito clara, não é o VAR que vai acabar com as polêmicas de arbitragem no futebol, na Itália tem sido até o contrário. 

Após o lance, Simone Inzaghi colocou Felipe Anderson na vaga de Luís Alberto e o Brasileiro passou a causar sérias dificuldades a defesa nerazzurri. Mas a Inter se garantiu com Handanovic e até teve uma oportunidade final com Icardi desviando pra fora chute de Perisic. 


Hellas Verona 1 x 3 Juventus

Um placar que mostra um jogo fácil. Mas não foi exatamente isso, o aguerrido Verona resistiu enquanto pôde, até Dybala ressurgir e decidir a parada na etapa final. 

O jogo começou com a Juve indo pra cima e saindo na frente logo aos cinco, erro na saída de bola do time da casa, contragolpe puxado por Khedira que acionou Higuain no bico direito da área, o argentino bateu na trave com desvio do goleiro Brasileiro Nicolas David, que voltou batido pra jogada e não conseguiu pegar o rebote mascado de Matuidi (que aliás, encaixou muito bem no time). O time seguiu dominante até o intervalo, mas não ampliou o placar. 

Na volta o time da casa aguerrido voltou aproveitando-se do ritmo menor que a Vecchia Signora impunha ao jogo e acabou chegando ao empate aos 13, após erro na saída de bola de Matuidi a "lei do ex" se fez presente com Cáceres limpando Khedira e finalizando de forma precisa de fora para vencer o goleiro. Isso fez com que os bianconeri acordassem e retomassem o controle da partida. 

Dybala estava mal no jogo e era pedida até a sua substituição, mas nunca se pode duvidar de sua capacidade, em dois lances o camisa 10 argentino acordou e definiu a partida. Primeiro em jogada pela direita de Lichtsteiner (que se lesionou na dividida do lance e deixou a partida) e finalização firme, de prima do camisa 10 e cinco minutos depois em jogada individual sensacional onde o atacante deixou pra trás quatro defensores adversários, golaço. Após isso foi só administrar, o time local fez um bom jogo, mas o que fica pra história e pra pontuação é a derrota. 


Demais Resultados

Sampdoria 2 x 0 SPAL "2013" - O detalhe do jogo é que até o minuto 90 o placar estava em 0 x 0 e nos acréscimos o artilheiro Quagliarella com dois gols, sendo o primeiro de pênalti, conduziu o time á vitória e a posição na zona da Europa League.

Torino 0 x 0 Genoa
Bologna 1 x 2 Udinese
Atalanta 1 x 2 Cagliari

Benevento 1 x 0 Chievo - O gol da primeira vitória do modestíssimo Benevento na Série A foi marcado por Massimo Coda, com assistência de Marco D'Alessandro aos 18 da etapa final. 


Classificação




































Á todos que acompanham nosso trabalho com o Calcio há 15 anos, quatro neste projeto, eu em nome de toda a equipe desejo um feliz 2018! 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP, Getty, LaPresse, Ogol.com.br (Tabela). 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours