Amigos! Amantes do Calcio! Diferente da tradição, este ano o futebol Italiano não parou no fim de ano. Segue a Série A, bem como teremos no meio de semana os dois primeiros duelos na fase Quartas de Final da Coppa Itália e aqui estamos nós e estaremos também no meio de semana para abordar estes duelos. Rodada interessantíssima que deixa mais clara a disputa (neste momento) pelo título entre Napoli e Juve, a Vecchia Signora que venceu no clássico a Roma e estabeleceu uma distância para a terceira posição, ficando a um ponto do líder Azzurri que suou pra derrotar a duríssima Sampdoria. Além disso, a Inter amarga mais uma derrota após ter chegado á liderança rodadas atrás e agora está a cinco pontos da liderança. Destaque também para a grande vitória da Lazio e a crise sem fim no Milan


Lazio 4 x 0 Crotone 

A Lazio abriu o Sábado (23) da Rodada com uma grande vitória sobre o aguerrido Crotone, o placar indica um passeio, mas o time teve sérias dificuldades na etapa inicial e só conseguiu furar o bloqueio no segundo tempo, quando a porteira abriu. 

Aos 11, Immobile foi lançado em velocidade, ganhou do zagueiro e avançou para deixar livre, embaixo do gol o agora titular Jordan Lukaku que empurrou pra rede. O time seguiu dominando completamente, perdeu ótimas chances de gol, até que aos 33 ampliou, bola cruzada por Lulic (que entrara na vaga de Milinkovic-Savic) na cabeça do artilheiro Immobile que testou sem chances para Cordaz. Felipe Anderson também entrou na etapa final e deu show, fez a jogada do gol de Lulic e três minutos depois fez o seu recebendo passe de Parolo. Grande partida, grande vitória laziale sob a batuta de Simone Inzaghi. 


Sassuolo 1 x 0 Internazionale

E como dito na introdução, após liderar a tabela a Inter chega a sua segunda derrota consecutiva, fora de casa desta vez ante o, apesar de não ser mais aquele Sassuolo de Di Francesco o sempre duro de enfrentar verdão italiano (hehe). Após perder muitas chances de gols, inclusive com Icardi perdendo o que não costuma e parar em Consigli, o contragolpe matou os nerazzurri, aos 33 minutos de jogo jogada puxada pela direita por Politano e o cruzamento que encontrou Falcineli entre os zagueiros para fazer o gol. Aos dois da etapa final, cruzamento de João Cancelo na mão de Acerbi e o árbitro marca pênalti, na cobrança muita força e pouco jeito, Icardi para em Consigli. Depois disso o domínio foi da Inter, que parou no goleiro, na zaga e na falta de pontaria e sofreu também com os rápidos contragolpes do time da casa, que confirmou a vitória.

Já se fala na Itália em uma "crise" na Inter, não pessoal, a atuação individual de Icardi foi muito ruim, isso precisa ser registrado, é a segunda derrota seguida contra adversários historicamente duros, mas que um time que luta por títulos precisa vencer. Não vejo crise (ao menos ainda) no time de Spalletti, vejo que o time chegou longe demais, demasiadamente cedo. Crise mesmo está no lado rosso, mas disso falamos e falamos sério, mais abaixo. 


Napoli 3 x 2 Sampdoria

E em jogo espetacular, o Napoli conseguiu bater a Samp para sem manter na primeira posição da tabela do Calcio. Um duríssimo teste que mostrou que o time tem capacidade sim pra duelar de forma direta, até o fim pelo título desta temporada. 

O placar foi aberto pelos visitantes ainda no primeiro minuto de jogo, em um gol que Álvaro Recoba assinaria, marcado pelo compatriota Gastón Ramirez de falta, simplesmente espetacular. Após isso o time da casa foi pra cima e após perder algumas oportunidades chegou ao empate aos 15, vacilo na saída de bola, roubada (com falta na minha visão) a bola por Mertens, o cruzamento encontra livre no centro Callejón, que para em Viviano (o goleiro camisa 2) mas mais livre ainda estava no rebote o Brasileiro Allan que cutucou pra rede. Aos 25, jogada com dois penais pateticamente cometidos por Hysaj em Ramirez e o eterno artilheiro Quagliarella recolocou os visitantes na frente, sem comemorar em respeito ao ex-clube. 

Aos 32 minutos novo vacilo da defesa Doriana (um "abraço" pro João) o garçom Mertens dá um tapa na bola e encontra livre na cara do gol pra bater de prima Insigne para empatar a partida. Seis minutos depois grande jogada de Allan de novo, novamente passe de Mertens já no bico da pequena área para o artilheiro máximo agora da história do Napoli Hamsik em posição legal mandar pro seu gol de número 116 na história do clube. Após isso o jogo seguiu com oportunidades de parte a parte, com o passar dos minutos da etapa final a Sampdoria cresceu no jogo. Aos 31 da etapa final o lateral português Mário Rui acabou expulso por segundo cartão amarelo após entrada firme em Kownacki, mas isso não mudou drasticamente o panorama da partida, os visitantes passaram a ter mais posse, mas o Napoli teve até mais possibilidade de ampliar. 

Grande jogo, grande vitória, Napoli segue firme na ponta. Atuação extraordinária de Allan, mais uma de muitas aliás, é pena que não esteja no radar de Tite mas tem 26 anos, se seguir crescendo pode tentar participar do próximo ciclo de Copa. Sobre Hamsik já arrematamos no texto anterior de rodada, Il Capitano é uma lenda em Napoles, a comparação com Maradona nem existe, são posições e características diferentes, número de jogos muito diferente, conquistas diferentes. Há que o torcedor e o amante de futebol respeitar e reverenciar ambos. 


Milan 0 x 2 Atalanta

Vejam, eu comento o Calcio 15 anos e sempre com grande audiência e com um público que respeita o meu trabalho (Salvo uns administradores de um grupo de um dos grandes, mas eu RESPEITO o clube que eles dizem torcer da mesma forma) e quem nos acompanhou em alguma parte de todo esse período sabe que não preciso fazer média com torcida e clube nenhum. Nesse sentido, não é desrespeitoso dizer que a Atalanta mesmo fora de casa, chegava como favorita, pela organização, pelo time formado que tem, para enfrentar o bagunçado Milan, time bagunçado que tem Gattuso no comando técnico, o volante que cada dia mais me convence de que na sua função jogando, era muito mais admirável do que nas ações e palavras. 

Os primeiros dez minutos de jogo foram de domínio total, porém sem êxito dos visitantes, ali ficava registrada a gritante diferença entre um time que tem técnico (e um baita técnico digassi di passagi) em Gasperini e o que não tem, que tem um interino no comando. Após estes minutos iniciais porém o Milan cresceu na partida, passou a criar oportunidades a jogar dentro do campo adversário, teve um gol bem anulado, mas aí entra o tal do "azar", outro fator sempre visto no time nessa temporada. Aos 31 minutos cobrança de falta, Caldara cabeceia livre, Donnarumma (pressionado pela torcida) solta e a bola se apresenta para Cristante concluir em gol, castigo para o Milan. 

O Milan seguiu indo pra cima, não foi um jogo de desempenho desastroso, volume o time teve, faltou qualidade, o time joga com gente a menos, não se narrou o nome de Borini na partida e novamente o time foi castigado quando pressionava. Aos 25 Ilicic que veio do banco completou livre na área pro gol o cruzamento na jogada de contragolpe puxada por Spinazzola. Duro golpe para o time, só aí Gattuso colocou Çalhanoglü e André Silva no jogo, mas aí já estava perdido, como tem sido rotina. 

Este Milan que agora é (bem ou mal, com elenco ou não) comandado por Gattuso está há catorze pontos da zona da Champions League e a nove da zona do rebaixamento. A postura de Gennaro tem me incomodado pessoalmente bastante, á todo momento ele busca isentar-se da responsabilidade e culpabilizar os jogadores. Ora, MAS É ELE QUE ESCALA os jogadores cane. É ele que começa as partidas com Borini e Kalinic em vagas que poderiam ser ocupadas por Cutrone e André Silva, aí me sacrifica o menino na ponta pra não tirar o Kalinic do jogo. Tem EMPRESÁRIO ou DIRIGENTE escalando o time? Isso precisa ser explicado. Mas não, o ex-camisa 8 prefere usar a BRAVATA pra tentar salvar sua idolatria. A continuar assim não vai conseguir, pois sob essa pressão, há jogador que não vai querer e outros que não vão conseguir produzir o seu melhor para o time rossonero. 


Juventus 1 x 0 Roma

Clássico espetacular, até a bola rolar apenas três pontos separavam o segundo do quarto colocado, mandante e visitante e Juve e Roma fizeram um jogo mais do que digno da importância e da qualidade que tem demonstrado o campeonato nessa retomada a cada ano. 

Apesar do grandíssimo jogo dos visitantes, a Vecchia Signora mostrou porque é o time que tem dominado o cenário nos últimos anos e venceu na garra e nas defesas de Szczesny, o goleiro que deixou Alisson no banco. Os bianconeri começaram a partida dominantes, criando oportunidades até chegar ao gol, na bola parada, escanteio, defesaça do Brasileiro em cabeçada fulminante de Chiellini e Benatia precisou de duas finalizações para vencer o camisa 1 de Tite e agora, da Roma. A Roma cresceu após sofrer o gol, mas a vantagem no intervalo foi para os donos da casa. 

Na volta, a equipe de Allegri voltou a recarga ofensiva e poderia ter nos primeiros vinte minutos, mas não o fez e sofreu nos seguintes com a Roma indo com tudo pra cima, a entrada de Schick causou pânico a defesa, que se virou bem e que contou com grande atuação do polonês para garantir a importantíssima vitória, para manter o time com um de desvantagem em relação ao Napoli na vice-liderança e agora com uma vantagem de seis sobre o adversários deste Sábado (23). 


Demais Resultados

Chievo 2 x 3 Bologna
Cagliari 0 x 1 Fiorentina
Udinese 4 x 0 Hellas Verona
SPAL "2013" 2 x 2 Torino
Genoa 1 x 0 Benevento


Classificação





































Desejamos a todo público da nossa cobertura do Calcio um Faliz Natal e que essa harmonia, essa confraternização não fiquem só em um dia!



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP, Ansa, Reuters, EFE, Ogol.com.br



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours