Amigos! Mais um Fala Fanático e o entrevistado da vez representa um dos mais tradicionais e antigos clubes do país, a Associação Atlética Ponte Preta, e Thiago Adão, campineiro de 28 anos é quem fala sobre seu fanatismo, sobre sua paixão pelo alvinegro de Campinas. 



Qual foi o primeiro momento em que se percebeu torcedor da Ponte?

Meu primeiro momento que percebi ser torcedor da Ponte foi em 97, quando vi o clube subir para o Brasileiro da série A.


Vem de uma família de pontepretanos? Como foi essa descoberta do clube?

Sim, minha família toda é pontepretana, meu avô e meu pai se revezavam pra me levar ao estádio e saber o que é a Ponte Preta, não me arrependo de nada até hoje por isso.



Certo. Você faz parte de organizada da Ponte? Fazendo ou não, como vê a atuação das TOs da Macaca e num contexto geral?

Não faço parte das organizadas da Ponte, mas eu conhecendo os integrantes posso afirmar que são organizadas bem atuantes no dia-a-dia do clube, pois além disso temos conselheiros que fazem parte das organizadas e além do mais é histórico a forte cobrança quando as coisas não vão muito bem dentro de campo. Ao contrário disso o apoio é incondicional.


A torcida da Ponte, sobretudo a organizada é considerada uma das mais enérgicas, seja em relação aos adversários, seja em relação a cobrança quanto aos jogadores. É justo afirmar isso, mesmo como uim time do interior a cobrança e as situações do cotidiano são de um clube efetivamente de massa? 

É justo afirmar, pois em todas as pesquisas de torcidas apontam a Ponte como uma das que tem mais torcida no interior, isso é evidente pois em Campinas a maioria dos torcedores do clube são oriundas do povão e jogar na Ponte não é fácil porque o torcedor cobra muito.


Nesse sentido, tu diria que a Ponte é um time de massa e do povo. E o Guarani?


O "GFC" (Dada a rivalidade, em Campinas os torcedores dos rivais referem ao adversário apenas pela sigla) pode até ter torcida e tudo mais, mas é histórico que negros antigamente não podiam acessar as dependências do clube e quem é de Campinas sabe que a maioria de quem torce pra eles tem grande poder financeiro.


Quem foi o melhor jogador que tu viu vestir a camisa da Ponte? 

Washington (o Coração Valente), o que posso citar sobre ele é que fez muitos gols, foi artilheiro o que credenciou ir a seleção brasileira merecidamente


E quem é o jogador que tu não quer nunca mais ver vestindo a camisa da Ponte?

Por jogadores eu digo o Rodrigo (o zagueiro dedada) e Renato Cajá. 


Mas o Cajá não tem uma história bonita no clube? 

Em 2008, mas parou por aí. Teve seguidas lesões.


Fale sobre o time de 2001, Foi o momento que tu considera o melhor que viu nesses 20 anos como torcedor? 

Sim, pois aquele time naquele ano foi longe no campeonato paulista, até infelizmente num jogo contra o Botafogo de Ribeirão ganhando de 3 x 0 deixa o adversário empatar dando adeus a uma possível final contra o Corinthians. Foi longe também na copa do brasil na sua então primeira participação no campeonato e ainda com Washington sendo convocado para a seleção Brasileira



Em cima disso, muito se fala e muito "brincam" os adversários com a questão de a Ponte não ter títulos no profissional, até rivais do interior sem títulos relevantes brincam com isso. É parte do tamanho que alcançou a Ponte no cenário do futebol esse comportamento dos outros torcedores? Existe uma "maldição" sobre a Ponte ou a responsabilidade em sendo um time do interior não é tão grande assim?

Sim, pelo fato do rival ter um titulo Brasileiro, a sina do clube ter sido sete vezes vice do Paulista, duas vezes vice da Serie B, isso aumenta a responsabilidade do clube de ter títulos relevantes, mas quase ninguém sabe que a Série A2 de 1969 a Ponte conquistou. Sobre maldição existem algumas lendas e uma delas é da Mãe do Pitico

Pitico foi um importante jogador da década de 50 que o clube demitiu e a mãe dele nada contente foi lá e avisou que a partir de então a Ponte nunca mais seria campeã. 


Mas em todas as decisões em que a Ponte entrou, salvo talvez a de 77, ela era a franco-atiradora, será que essa pressão não é exagerada e não passa pra dentro do campo?


Acredito que isso se reflete em campo sim, dou exemplo esse ano na final do Paulista, a campanha foi ótima ganhando ate de 3 x 0 do Palmeiras no majestoso e passando antes pelo Santos. É algo que deve ser trabalhado internamente para que a pressão não seja dentro de campo. 


Vamos então falar do hoje. Como tu bem disse, o time vem de decisão de Sulamericana, de finais de Paulista, vem se estabelecendo como um time efetivamente grande de São Paulo e de-repente, esse rebaixamento. Pra ti, o que aconteceu pra que a Ponte caísse dessa maneira triste e surpreendente?

A Ponte caiu por vários fatores, depois do Paulista a venda de jogadores fundamentais como Clayson e Pottker e a chegada de jogadores que não renderam como Negueba, Xuxa, João Lucas. A "contribuição" do Rodrigo. A insistência em manter Gilson Kleina no cargo, presidente que disse em entrevista que gerenciava o clube por whatsapp. Gerente de futebol que fez um péssimo planejamento com um orçamento tido como o maior da história do clube. 

A relação entre diretoria e torcida foi por água baixo esse ano e um exemplo disso foi a confusão no aeroporto de Campinas.


Mas não é preciso fazer alguns mea-culpas, aquela confusão também não foi um fator importante, a medida das cobranças, algumas injustiças, Lucca por exemplo fez um grande ano e você sabe o que fizeram a ele? 

Sobre o Lucca ele caiu o rendimento em alguns jogos e teve uma cobrança a ele como todo o time.


Pra ti então, aquilo foi a medida certa?

Pela cobrança em si foi, mas a partir do momento em que houve agressões com toda a certeza que não. 


Antes de encaminharmos pro fim, ainda quero pegar dois pontos da sua resposta. Gilson Kleina salvou e levou a Chape á Pré-Libertadores. E em relação ao Rodrigo, sim, aquele tinha tudo pra ser o jogo da reação, mas a queda é em 37 rodadas. Será que mais responsável por isso não é quem contratou Rodrigo, contratou Eduardo Baptista? 

A diretoria executiva da Ponte tem total responsabilidade nessa queda, foram inúmeros erros e a queda já estava mais que anunciada. Mas a diretoria executiva mudou e temos até um novo presidente que tomara que não cometa os mesmos erros. 


José Armando Abdalla é o novo Presidente até 2021, você conhece seu grupo político, espera coisas boas dele?

O grupo politico dele é o da situação, mesmo do presidente desse ano. Até então tenho gostado  do que ele vem apresentando, com nomes como Ronaldão que já foi gerente de futebol e fez um ótimo trabalho na época. Agora espero que ele faça coisas boas e se possível que trabalhe muito para vir o primeiro titulo de relevância para o clube.


A Ponte é o segundo clube mais antigo do Brasil, em se tratando de clube de futebol apenas e teve fundamental papel na inserção dos negros no esporte, até então elitizado. Fale sobre esse orgulho?

A Ponte é o segundo mais antigo, mas tem atividades ininterruptas. Historia do clube é espetacular porque ela foi fundada por meninos da escola culto a ciência e alem de tudo entre esses fundadores teve um negro como jogador, Miguel Do Carmo, na época era um considerado um esporte elitista onde pobres e negros não poderiam jogar. Clube é pioneiro nessa parte no Brasil e é um orgulho que todo pontepretano tem.





Sérgio Carnielli

Um presidente que ficou quase 20 anos no poder, (entre o final de 96 e 2010) no começo ele foi ótimo, tirou o time de dividas e fez o clube ressurgir no cenário nacional. É até hoje Presidente de Honra do clube.

Pelo passado eu poria a mão no fogo mas hoje não, muitos acham que é o "Salvador da Pátria" mas seu tempo passou, tanto que Vanderlei Pereira (Presidente entre 2015 até o final do Brasileiro deste ano) era considerado o "testa de ferro" dele.


Vanderlei Pererira


Vanderlei Pereira teve um começo até que razoável, mas sempre que foi perguntado por que não era tão visto em jogos acompanhando o clube ele dizia que sabia de tudo por WhatsApp por Gustavo Bueno, gerente de futebol. Nesse ano terminou péssimo com o rebaixamento


Márcio Della Volpe

Della Volpe teve que exercer a função de presidente entre 2011 até 2014, tendo uma briga política com o presidente de honra Sérgio Carnielli. Carnielli queria ficar na série A de 2013 e o Della Volpe seguir em frente na Sulamericana onde teve uma briga interna sendo que Carnielli nem sequer apareceu na sulamericana, deu entrevista falando que o Jorginho técnico da época "era moleque". Della Volpe foi acusado de ter feito coisas irregulares sendo expulso do conselho deliberativo da Ponte onde dizem ter sido injustamente e sem provas. "Dizem" que ele foi inocente. O que tu diz? Põe por ele a mão no fogo? Coloco a mão no fogo por ele sim. 


Sérgio Guedes

Guedes fez uma bela campanha em 2008 levando a Ponte a final do Paulistão de 2008, até então a Ponte estava mais de 20 anos sem jogar uma final desse campeonato. 

Por que ele não teve sequência no time? Põe por ele a mão no fogo? Guedes não teve sequência até então no clube por não concordar com o até então presidente Sérgio Carnielli, é o qu dizem nos bastidores. Até retornou mas teve péssima campanha. Pelo trabalho, pela pessoa dele, coloco sim. 




Eduardo Baptista

Foi para outros clubes e voltou inesperadamente para tentar salvar a Ponte e teve desempenho pífio com duas vitórias, três empates e nove derrotas. 


Fábio Luciano

Foi revelado pela Ponte, fez uma bela campanha no clube em 2001, chamando atenção dos principais clubes do país, fazendo que ele seja transferido para o Corinthians. Excelente pessoa, contribui com a Ponte até hoje. Ponho sim a mão por ele.


Piá

Como jogador fez importantes partidas pelo clube chegando a ir até para o Corinthians, boa parte da torcida gosta muito dele, mas problemas extra campo o fizeram ter uma curta carreira. Pelo jogador até coloco a mão no fogo, mas como pessoa não.


Luís Fabiano

Foi revelado na Ponte Preta, foi bem, foi vendido, teve larga carreira internacional e com Seleção. Voltou ao Brasil, era tido como ídolo da torcida, mas quando voltou ao Brasil se declarou torcedor do São Paulo, boa parte da torcida o odeia e outra ama ele atualmente, mas é só mais uma revelação do clube


Ronaldão

Ronaldão uma excelente pessoa que tive o prazer de o ver pessoalmente andando no centro de Campinas Uma pessoa espetacular que tomara que conduza a Ponte no caminho certo em 2018 (ele será o Diretor de Futebol do clube). Ponho por ele a mão no fogo. 


Aranha

Pra mim um ídolo, pois mesmo quando estava fora da Ponte, vinha como torcedor acompanhar os jogos do clube e o vi em 2008 ser fundamental em levar a Ponte a final do Paulistão. Também ponho por ele a mão no fogo.


Seu recado final para o torcedor e o clube? 

Meu recado final para o clube é que a campanha no Paulistão seja muito boa e que rapidamente o clube suba para a série A e se possível com o título da série B. E que lutemos pelo título Paulista.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours