Amigos! Estamos iniciando a meio da temporada um novo projeto aqui em Jovens Cronistas, dado o grande números de acessos do nosso site não apenas em Portugal, bem como em outros países de língua portuguesa como Angola, damos início a nossa cobertura da Liga Portugal através do Blog, no passado já cobrimos competições e Copas, mas desta vez a cobertura será ininterrupta. Lembro esta é uma cobertura que parte do Brasil, portanto os adeptos portugueses podem nos ajudar nos comentários, com termos que utilizemos que não se encaixem na sua forma de usar a língua. Por outro lado penso que será muito interessante ver como o futebol em Portugal é visto no Brasil.


Damos início a nossa cobertura em uma rodada que conteve triunfos de Benfica, Sporting e do líder Porto, mantendo assim o cenário das primeiras posições na tabela



Benfica 3 x 1 Estoril Praia 

Na sua missão de seguir a caça dos líderes o Benfica recebeu o último colocado Estoril e fez a sua parte conseguindo os três pontos. 

O primeiro gol veio aos 12, escanteio na área do Benfica, a bola é rebatida pela defesa e contragolpe em velocidade puxado pelo croata Krovinovic que acionou o argentino Cervi, que carregou pela ponta esquerda até cruzar para o compatriota Salvio completar para as redes abrindo o placar. Cinco minutos depois mais uma vez contragolpe do Toto Turbo, que desta vez foi assistente, avançando em velocidade e acionando o artilheiro Jonas que marcou o seu 16º gol, isolado na artilharia da competição. A posição de Salvio foi motivo de consulta da arbitragem de vídeo, mas o lance foi validado. 

Depois do segundo gol o Benfica diminuiu o ritmo e viu o adversário chegar, com boa atuação do ex-jogador do São Paulo o camisa 17 Lucas Evangelista, que finalizou para duas boas defesas de Bruno Varela e deu aos 44 minutos a assistência para o gol que diminuiu o placar, cruzamento da ponta esquerda que encontrou o centroavante Kléber, aquele mesmo, ex-Porto e Palmeiras, que com uma cabeçada fulminante rompeu o jejum de oito jogos sem ir as redes. 

O segundo tempo começou com mais uma finalização de Lucas para grande defesa de Varela e resposta do time da casa no contragolpe em velocidade finalizado pra fora. Depois disso o time se postou novamente no ataque, perdeu algumas oportunidades, mas chegou ao terceiro gol em jogada bem trabalhada que terminou com a tabela entre Cervi e Krovinovic, que terminou com a finalização do camisa 20 e o terceiro gol do time da casa. O Estoril chega ao segundo gol aos 21 minutos com Kleber novamente, mas com o braço, o gol foi anulado pela arbitragem corretamente após consulta ao árbitro de vídeo e o camisa 10 recebeu ainda o cartão amarelo no lance. Lucas Evangelista, o melhor jogador da partida pelo lado do Estoril ainda tentou diminuir, sem êxito. 

Vitória justa dos donos da casa em terceiro, três pontos atrás de Porto e Sporting. Apesar da vergonhosa campanha na Champions League, o time está de olho na ponta da Liga e Rui Vitória parece seguir com força no comando da equipe. 


Boavista 1 x 3 Sporting 

Não foi fácil para o Sporting encarar fora de casa o Boavista, foi um jogo bastante duro, com chegadas de parte a parte, que se encaminhava para uma etapa inicial sem gols, mas no último lance da etapa inicial a jogada bonita de Daniel Podence pela ponta direita, o cruzamento e Fábio Coentrão fazendo seu primeiro gol com a camisa verde e branca, de peixinho, abrindo o placar e dando maior tranquilidade ao time para a etapa final da partida.

Na etapa final, o Boavista tentou assustar mas foi o time de Jorge Jesus que chegou ao segundo, escanteio, bola cabeceada na trave e no rebote o artilheiro Dost lá estava pra conferir. Mas praticamente na sequência o time de Jorge Simão diminuiu com o angolano Mateus que após bobeada da defesa sportinguista completou para o gol a assistência de Vitor Bruno. Mas em seguida, novamente na bola parada, levantamento pra área de Bruno Fernandes, novamente o desvio de Mathieu e o gol de Dost na segunda trave. Após isso o Sporting ainda teve oportunidades para ampliar, mas acabou parando no guarda-redes brasileiro Vágner. Boa vitória fora de casa para seguir na pontuação do líder. 


Vitória de Setúbal 0 x 5 Porto

E jogando fora de casa o Porto reassumiu em grande estilo a liderança da Liga. Com hat-trick de Aboubakar e dois de Marega, o time comandado por Sérgio Conceição não deu qualquer chance ao time da casa e segue firme na ponta da tabela. 

O Porto até começou levando um susto no começo quando Edinho exigiu defesa de José Sá (que substituiu Casillas) em finalização livre de marcação. Mas após isso foi um verdadeiro massacre, muitas chances criadas e o primeiro saiu aos 30 com o camisa 9 em cobrança de escanteio do brasileiro Alex Telles. Aos 39 foi a vez do camisa 11, após o goleiro e a balisa impedirem a bola de entrar. No final do primeiro tempo, pênalti cometido por Vasco Fernandes em Aboubakar, o próprio cobrou e fez o terceiro. 

Na etapa final o quarto gol saiu aos 23 minutos, quando Marega fez a jogada e serviu Aboubakar no meio da pequena área para mandar para o gol. Enquanto no quinto gol a gentileza foi retribuída em grande estilo, lançamento lindo de Aboubakar para Marega, que tocou na saída do guarda-redes Cristiano Figueiredo, dando números finais ao jogo. Grande vitória, agora é aguardar o que vem do sorteio da Champions League. 


Demais Resultados 

Rio Ave 2 x 1 Moreirense
Desportivo das Aves 0 x 1 Tondela
Portimonense 0 x 1 Chaves 
Belenenses 1 x 1 Paços Ferreira
Vitória de Guimarães 1 x 0 Feirense
Marítimo 1 x 0 Braga  


Classificação






































Deixe sua opinião e sugestões de termos que possamos usar no português original, para que possamos cada vez mais aprimorar nossa cobertura. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima! 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: @SLBenfica (Twitter), A Bola, Ogol.com.br/ZeroZero.pt



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours