Amigos! Estamos de volta após cerca de um mês com o nosso Fala Fanático e o entrevistado de hoje representa o Sport Club do Recife, Francisco José Vasconcelos Pessoa de Carvalho, ou simplesmente Francisco Vasconcelos, 55 anos, do Recife. Vai falar sobre seu amor, histórias e polêmicas em relação ao Leão.


Qual foi o primeiro momento em que tu se sentiu torcedor do Sport, o Leão?

Quando entrei na Ilha do Retiro com 7 anos, para assistir um time que há 12 anos não era campeão, mas, mesmo assim entrou no meu coração!



Você então é de uma família de torcedores do Sport?

Sim, toda a família. Meu pai era um apaixonado pelo Sport.


Essa influência familiar foi fundamental então. Como tu vê o acesso as famílias aos estádios de futebol nos dias de hoje?

Acho que a convivência com o amor da família, e saudável, e cria em uma criança o amor por um clube! Em relação ao acesso da família nos estádios, tem que haver muita cautela para escolher jogos e horários, para que os riscos sejam pequenos! O amor da família pelo clube, desperta na criança o mesmo amor!


Mas ainda nesse sentido, tu vislumbra um dia um cenário onde as famílias não precisem mais escolher os jogos em que possam levar suas crianças?

Infelizmente não! O retrato do mundo tá muito feio, e a tendência é piorar se não houver providências! Que essa quase impossível possibilidade possa haver um dia, e que não precisemos escolher os jogos, e sim, ir a todos!


Bom, tu disse no começo que com 7 anos foi ao estádio com seu pai em um momento difícil do clube e se apaixonou. É possível explicar a paixão do torcedor? O surgimento do amor do torcedor por seu clube? 

Sim! O descobrimento da camisa, do estádio, da torcida e dos jogadores! Ficam guardados em um coração para sempre! Baixa foi um dos jogadores que vi jogar no primeiro jogo do Sport que fui na Ilha do Retiro! Hoje ele é meu amigo, e apresenta o museu do Sport! Ele me falou que quando era jogador do Corinthians, no jogo em que o Corinthians jogou contra o Santos, ele estava no banco, e quando viu Pelé jogando, as suas pernas tremeram!


E essa paixão do torcedor é "testada" nos momentos difíceis. Qual o momento mais difícil que tu viveu com o clube? 

Por incrível que pareça, depois de tanto tempo de torcedor, foi no jogo (nesta temporada) em que o Diego Souza perdeu dois pênaltis contra o Coritiba! Um jogo em que o Sport poderia ter ganho, e perdeu. A tristeza em mim foi muito grande. Um jogo em que se o Sport ganhasse estaria em uma situação confortável! Perdeu, ficou desestabilizado emocionalmente, e quase é rebaixado.


O Sport foi rebaixado no Brasileiro em 89, 2001, 2009 e 2012? Por que esse jogo em particular, de uma temporada que terminou com a salvação é o seu momento mais dramático? 

Porque o Sport atingiu um status de um clube com uma grande estrutura, uma grande torcida, uma grande história e uma razoável receita. Para nós torcedores do Sport, o Sport tem condições de estar sempre na Série A, por esse status. O Sport teve pra essa temporada uma receita bastante razoável, que se tivesse sido bem administrada, o Sport teria tido uma campanha melhor na Série A em 2017!


Então, após anos de crescimento e melhorias de estrutura, o trabalho desta Diretoria comandada por Arnaldo Barros é ruim? 

Sim! O clube está mal administrado, e tem um presidente e diretores, sem visão de futebol.
Há dois anos que essa mesma turma, tem feito contratações erradas, impossibilitando o Sport de ter um time forte. 


Nesse sentido, a decisão de deixar a "Liga do Nordeste" foi mais uma das decisões erradas desse grupo no poder?

Lógico! O Sport não é feito de vaidade, o clube tem o seu patrimônio maior, que é a sua torcida! A torcida do Sport quer ver o time na Copa do Nordeste, torcendo para que seja campeão! Se a desculpa foi a cota, qual a cota que substituirá? Nenhuma!


Aproveitando o gancho anterior, faça um balanço da passagem de Diego Souza pelo Sport?

Rendeu bons e importantes jogos no Sport. Deu uma evidência maior ao clube, pela imagem de bom jogador, foi Campeão Pernambucano e foi convocado para a Seleção Brasileira algumas vezes. Uma passagem positiva. Agora é hora do Sport ganhar dinheiro com ele, ele está bem. Tem que ganhar dinheiro com ele enquanto o fim da carreira não se aproxima.


Mas Diego é a referência técnica desse elenco e peça decisiva na salvação do clube nessa temporada; Você enxerga a montagem de um novo grupo efetivamente competitivo, por esta diretoria?

Logicamente sim! É hora de reestruturar o elenco, montando um time competitivo, que o Sport não tem! Se sai o Diego Souza que é uma referência, vem outra referência.


Mudando totalmente de assunto. Qual o momento mais feliz então que tu viveu como torcedor? 

Foi com o título da Copa do Brasil, com o bom técnico Nelsinho Batista, e os jogadores maravilhosos que tinha! Apesar do Corinthians estar ressurgindo tinha um bom time, e enfrentar a torcida maravilhosa e vibrante do Corinthians não foi fácil. 


Fale mais sobre esse título, quem você considera os heróis daquela campanha? 

Um título maravilhoso, em que o Sport enfrentou o Internacional que vinha de um mundial, um Palmeiras que era o melhor time do Brasil, o Vasco e o Corinthians que tinham bons times. Eliminou a todos esses. Os destaques do Sport na minha opinião, foram: Magrão, Durval, o lateral esquerdo Dutra, o volante Sandro Goiano, o segundo volante Daniel Paulista, o meia Romerito, o meia Luciano Henrique, o atacante Carlinhos Bala, o atacante Leandro Machado e o atacante reserva Roger (hoje no Botafogo).


Afinal, 87 é do Sport? 

Sim! Porque mesmo sendo decidido no tapetão, o Sport como o Flamengo, tinha um time maravilhoso, com plenas condições de ser o campeão.


O Flamengo pleiteia hoje a divisão do título, o que tu pensa sobre isso?

É uma tentativa de não aceitar a derrota! Creio que o caso está consumado, com o último resultado do STF.


Qual o tamanho da rivalidade entre Sport e Flamengo? Existe realmente um número considerável de torcedores que torceria pelo Mengo por conta de vaga na Sulamericana? 

Essa rivalidade é infinita, jamais um torcedor vai querer uma vaga na Sul Americana, para torcer pelo Flamengo!


Conte uma história curiosa de todos esse anos como torcedor? 

A história mais curiosa pra mim, foi o Juninho (Pernambucano) lembrar da minha amizade com ele que começou quando ele subiu dos juniores para o profissional do Sport! Me recebeu no vestiário do Vasco na Ilha do Retiro, apertando a minha mão na foto, como fazia quando estava no Sport.






Homero Lacerda 

Um grande administrador no Sport, um guerreiro no Sport é um grande torcedor do Sport! Defeitos tem, como todos tem. Colocaria por ele a mão no fogo? Como cartola sim. 


Luciano Bivar

Não é um autêntico rubro-negro! Usa o Sport para a política.


Sílvio Guimarães

Um grande administrador e um grande rubro-negro. Tu isenta ele na queda em 2009? Sim! Administrar o Sport na época não foi fácil.


Emerson Leão

Um ídolo como jogador e como técnico! Ponho por ele a mão no fogo.


Paulo Roberto Falcão

Fez um bom trabalho no Sport, mas, não prosseguiu o seu bom trabalho! Se perde pela sua educação demasiada no trabalho, e não conseguiu ser competente como técnico, como foi como jogador. Fez uma boa Série A pelo Sport, deixando o Sport em 5 lugar! Ponho sim a mão no fogo por ele.


Eduardo Baptista

Pra mim no Sport, um aprendiz, e na minha opinião continua sendo um aprendiz! Logrou êxito no seu trabalho no Sport mesmo sendo um iniciante! Ponho sim a mão.


Wanderley Luxemburgo

Um iludido! Se iludiu achando que iria receber bons jogadores. Não recebeu, e ficou calado! Não ponho a mão no fogo por ele não.


Durval

Eterno, grande homem e grande quarto-zagueiro. Ponho a mão no fogo com certeza.


Carlinhos Bala

Mito, mão no fogo pra ele.



Gustavo Dubeaux

Só sabe construir prédios.



Arnaldo Barros

Ambos incompetentes como diretor de futebol e como presidente. 



Daniel Paulista 

Um grande caráter, um grande jogador e um técnico em evolução. Coloco a mão no fogo sim. 


Magrão

Se há o Deus da história grega, Magrão é o Deus da história rubro-negra! Ponho sim a mão no fogo por ele


Dê o seu recado final ao torcedor do Sport

Torcer pelo Sport em qualquer circunstância, é uma razão de vida! É ter o corpo e a alma, sadios! Um abraço a todos!




Curta nossa página: Jovens Cronistas (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours