Salve, pessoal, torcedores da seleção mais vitoriosa do mundo, vamos repercutir a vitória da seleção brasileira diante da seleção japonesa em amistoso de futebol realizado em Lille, na França. Primeiro amistoso dos dois agendados (próximo é terça feira diante da Inglaterra), e teve sua devida importância para vários jogadores. O treinador Tite optou por dar oportunidade para alguns jogadores que não vinham aparecendo muito pela seleção e acredito que o técnico vai ganhar mais "dor de cabeça" para montar o grupo para 2018. Vamos ao jogo.

A seleção brasileira foi escalada com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Jemerson, Marcelo, Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Como podem ver, apenas Marcelo, Casemiro, Neymar e Gabriel são do "time cativo" do Tite. Interessante observar que mesmo com essas mudanças, o estilo de jogo permaneceu o mesmo. Fernandinho foi escalado para fazer a função geralmente exercida por Renato Augusto; Willian caiu pela ponta direita, mas devido a suas características, é melhor fazendo jogadas pelos lados em vez de partir para dentro; Giuliano seria o responsável pela criação e também por ser o "elemento surpresa", o qual é executado por Paulinho. Mas quem apareceu primeiro não foi nenhum jogador da seleção brasileira.

Logo no começo da partida, o árbitro pediu para analisar via vídeo um lance dentro da área brasileira. Fernandinho sofreu literalmente um golpe de Judô e foi marcada a penalidade. Neymar bateu e fez 1x0. O jogo seguiu e os espaços passaram a surgir para a seleção. O time passou a fazer o que sabe, inverter a bola de um lado para o outro e em uma dessas jogadas, Gabriel Jesus tomou um pontapé dentro da área e nem foi preciso árbitro de vídeo para marcar a penalidade. Neymar desta vez cobrou, mas Kawashima defendeu. Contudo, os japoneses comemoravam a defesa da penalidade, mas no rebote do escanteio cobrado por Neymar, Marcelo apareceu para emendar um verdadeiro foguete de perna direita (que não é a sua especialidade). Um golaço mesmo. Perto do fim da primeira etapa, Gabriel Jesus aproveitou boa troca de passes e só teve o trabalho de empurrar para as redes para fazer o terceiro gol.

Veio a segunda etapa e Tite resolveu mexer de vez na equipe. Tirou Alisson para colocar Cássio, fazendo sua estreia como goleiro na seleção brasileira principal (já defendeu a seleção brasileira sub 20). Mais para frente, tirou Marcelo e Gabriel Jesus para a entrada de Alex Sandro e Diego Souza. Taison e Douglas Costa entraram nos lugares de Neymar e Willian. O Japão chegou a descontar o placar em cobrança de escanteio, falha no pulo de Jemerson que Makino completou para as redes. Mais no final da partida, Tite ainda sacou Giuliano para entrada de Renato Augusto. Fato que na segunda etapa a seleção brasileira criou muito pouco. Apenas gastou o tempo tocando a bola, envolvendo a seleção japonesa. A única chance clara do Brasil foi nos acréscimos em jogada de Danilo que cruzou para Alex Sandro mandar de cabeça para fora. Fim de papo.

Importante vencer. Japão pode não ser muito forte, não ser uma escola de futebol, por isso é importante vencer. Seleção brasileira enfrentou muitos adversários apenas da escola sul-americana de futebol e tratando-se de Copa do Mundo é necessário conhecer também a asiática, a europeia, a africana, etc. Primeira etapa perfeita da seleção, como todos estão acostumados a ver com Tite; muita movimentação, jogadas que vão para os lados do campo, para o fundo, etc. Tite deixou claro que o jogo foi para testar quem pode estar no grupo para 2018 e deve ter ganho dor de cabeça. Muito se fala de Filipe Luís para substituir Marcelo de imediato, mas esse Alex Sandro está jogando muita bola. Fernandinho não vem sendo titular, mas está jogando em alto nível no Manchester City e na seleção também vem bem. O setor defensivo mal foi exigido hoje, mas zagueiro de seleção brasileira não pode marcar bobeira como Jemerson o fez.

Hoje o jogo foi para testar quem pode estar no grupo para 2018. A dinâmica do time mudou muitíssimo pouco na primeira etapa do que o time "principal" vinha apresentando. Na terça feira, contra a Inglaterra o teste tem que ser pra ver quem realmente merece estar no grupo e, mais importante, quem vai pra ser titular. Brasil x Inglaterra é jogo grande e como de praxe, tem que vencer! 
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours