A defesa de Jacksonville vem sido um grande expoente na divisão sul da AFC. Ao início da temporada poucos acreditavam que os Jaguars poderiam ser tão competitivos quanto estão sendo. Estão com uma campanha positiva, com cinco vitórias e três derrotas. O ataque é comandado pelo quarterback Blake Bortles e o jogo corrido ganha força com Leonard Fournette, escolha de primeira rodada do último Draft. Entretanto, o ataque não é o forte do time, sua defesa é. 

A defesa dos Jaguars é a melhor da liga contra o jogo aéreo. Ao início da semana 10, os defensores de Jacksonville permitiram apenas 1251 jardas aéreas em 8 partidas e, acredite ou não, apenas 4 passes para touchdown foram permitidos ao longo desses jogos. A secundária de Jacksonville também é a quarta que mais intercepta passes na NFL, com 10 interceptações. Para melhorar ainda mais os números da "No Fly Zone" dos Jaguars, Jacksonville é a equipe que menos permitiu passes completos. Ao todo foram 253 passes tentados e apenas 147 foram transformados em recepção pelo adversário. O líder em sacks na NFL é o Calais Campbell, dos Jaguars. Por 11 oportunidades o defensor de Jacksonville derrubou o quarterback adversário. Contudo, se não vai pelo ar, vai por terra.  

Contra o jogo corrido, os Jaguars são apenas a 24ª franquia da liga em jardas cedidas. Ao todo foram 999 jardas corridas pelo adversário. Essas 999 jardas foram conseguidas em 205 tentativas dos adversários, que culminaram em 6 touchdowns terrestres, o dobro das melhores marcas, que pertecem ao Minnesota Vikings, Denver Broncos e Carolina Panthers, com apenas 3 touchdowns permitidos por terra. 

Em um geral, Jacksonville Jaguars possui a segunda melhor marca da liga contra jardas totais. A defesa de Jax permitiiu apenas 2250 jardas totais, quatro a mais que o líder da estatísitca, Denver Broncos. Contudo, Jacksonville lidera a liga em pontos sofridos. Foram apenas 117 pontos sofridos em 8 partidas, duas posses de bola a menos que o segundo colocado no quesito, os Steelers, com 131 pontos sofridos. A média de pontos cedidos também pertence à equipe da Flórida: 14,6 pontos por jogo, a melhor da liga.  

Se o ataque de Jacksonville pode ser questionado pelo seu quarterback, que é sim muito limitado, a defesa dos Jaguars merecem atenção. Jogando em uma divisão cujo time favorito possui a mesma campanha que Jax (Titans, com 5-3 também), o melhor defensor e o quarterback estrela dos Texans se lesionam e Andrew Luck também desfalcam os Colts, as chances de pós-temporada são altas. Com uma defesa potente como essa, os Jaguars birgarão pelo título da divisão. 

Na NFC a briga está quente. Los Angeles Rams e Philadelphia Eagles lideram suas divisões e agora estão acompanhados do belo time de New Orleans Saints. Com a queda de Aaron Rodgers, os Packers perdem força, deixando a briga principal por Super Bowl entre essas 3 equipes citadas. No outro lado, na AFC, os Patriots se reencontram a cada jogo e só. Kansas City vinha em ascensão, mas decaiu nas últimas semanas, vencendo apenas do frágil ataque de Denver nos últimos 4 jogos. Oakland Raiders, com um ataque potente não está animando muito a torcida. Pittsburgh Steelers é o grande favorito, à princípio. 

Com base na falta de concorrência em alto nível na AFC, como ocorre na NFC, os Jaguars podem muito bem brigar pela conferência. Claro, qualquer coisa pode acontecer e na pós-temporada tudo muda e lá se separam os meninos dos homens. Vimos em 2015 a fortíssima defesa de Denver erguer o Vince Lombardi, mesmo com um ataque limitadíssimo. Posso engasgar minhas palavras no futuro, mas digo hoje que eu não descartaria Jacksonville Jaguars da lista de candidatos para a viagem até Minneapolis, por conta de sua defesa, pode sonhar altoPortanto, se Jacksonville continuar com sua defesa jogando em alto nível, pode sonhar com confeites em fevereiro. 

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours