Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.




45ª Semana De chapa com o padrinho a congresso dos “parças”




Não há uma semana sequer que o prefeito, turista, João Dória Jr. não comenta, fala, discursa, grita, esperneia ou cospe orações, bem feitas e amarradas, a respeito da corrida presidencial em que ele, ora corre sozinho, ora, como desta vez, assume firmar parcerias só para não ficar de fora. O parceiro da vez é seu ex-padrinho, atual padrinho, governador Geraldo Alckmin. A interlocutores, Dória assumiu compor chapa com o governador Geraldo Alckmin, presidenciável pelo PSDB. O prefeito, atento aos últimos acontecimentos políticos, parece não se importar em correr como vice na chapa. Sabe da importância do vice. Dória só não quer ver o ex-presidente Lula recebendo a faixa presidencial das mãos de o nosferatu Michel Temer. Para o prefeito, a luta contra os “istas” (petistas, lulistas, esquerdistas) é mais prioridade que políticas públicas que não sejam a comercialização de equipamentos públicos como a recente aprovação, em primeiro turno, pela Câmara dos Vereadores do “cheque em branco”, a concessão do Autódromo de Interlagos à iniciativa privada.
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Essa cruzada contra os “istas” tem se ramificado pelos gabinetes da atual administração. Nesta semana, o secretariado, controverso, de Dória teve mais uma baixa. Lucas Tavares, chefe de gabinete da Secretaria Especial de Comunicação, a Secom, teve um áudio em que comentava dificultar a permissão de jornalistas a Lei de Acesso a Informação divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, na edição de quarta-feira (08). No áudio gravado por um ex-funcionário da Prefeitura, Lucas cita, de maneira pejorativa, jornalistas que cobrem as notícias da Prefeitura e garante que dificultava o acesso propositalmente. “Eu vou botar pra dificultar, sendo muito franco”, comentou Lucas que, rapidamente após a repercussão, foi demitido. O áudio que é protocolo para a ata de reuniões da pasta, teria sido gravado e enviado ao jornal por um ex-funcionário da Prefeitura.


O prefeito doou seu 10º salário a instituições de caridade. Como Dória exerce a função de palestrantes em encontros com amigos e de lá vem sua fonte de renda mensal, ele repassa os pouco mais de 17 mil reais a obras de caridade, chamadas por ele de “instituições do terceiro setor”, mensalmente. Desta vez, o cheque tal qual àqueles de programas televisivos – “checões” – foi entregue a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Desde o início da administração, as doações chegam próximos de 180 mil reais. 


Só nesta semana, Dória voltou a apagar grafites, dificultou a implantação de mais ciclovias e ciclofaixas pela cidade e vetou a possibilidade de ensinar noções da Lei Maria da Penha nas escolas do munícipio. Em nome de uma tal sensação de segurança, a Prefeitura apagou, com tinta antipichação, grafites que estavam nas pilastras de sustentação do Minhocão, na Zona Oeste.  O prefeito ainda sancionou uma lei que permite a idealização de novas ciclovias e ciclofaixas somente após estudo de demanda e implicações aos veículos. Por fim, Dória vetou um projeto, aprovado por unanimidade na Câmara de vereadores, que instituía o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais. O prefeito justificou o veto dizendo que a “iniciativa prejudicaria a prática pedagógica”.


Dória anunciou a doação da 8ª carreta pelo programa Doutor Saúde da secretaria municipal de Saúde, capitaneada pelo secretário Wilson Pollara. A mais recente carreta é voltada apenas a processos médicos realizados com idosos. A coluna Mais SP, que tinha entrado em contato com a secretaria de saúde para entender os números sobre o programa Corujão da Cirurgia apresentados semana passada, voltou a entrar em contato com a pasta buscando informações sobre as carretas. Até o fechamento deste artigo, a secretaria não tinha nos respondido.


O prefeito encerrou a semana em mais uma etapa do programa Cidade Linda, nesta semana em Itaquera, na Zona Leste. Como a zeladoria foi um dos pontos que mais causaram aborrecimento nos paulistanos, segundo a última pesquisa Datafolha, o prefeito anunciou nesta semana que o Cidade Linda será intensificado com muitas outras ações que não, somente, restauração de playgrounds  e coretos de praças ou aparar mato de praças. O prefeito anda desesperado com o esfarelamento, a “farinata”, que tem se tornado sua administração.

 
Vídeo: Reprodução/ Canal "Charges" no Youtube


E a propósito: a “farinata” é tratada como passado pelo prefeito. Em entrevista a Rádio Jovem Pan, aquela do esquentadinho, em tempos de Haddad, Marco Antonio Villa – hoje, com Dória, reclama, mas pouco -, Dória disse que não serão feitas, nem mesmo, pesquisas para a implantação da “farinata”. Após a falha na comunicação, assumida pelo prefeito, e a repercussão negativa, ele desistiu, felizmente, de distribuir a “farinata” pela cidade. 


Ainda no sábado (11), Dória participou do 3º Congresso de seus parceiros do Movimento Brasil Livre, as “sanguessugas” da Máquina Pública. Com plateia mais que favorável, Dória falou da “gestão” da cidade de São Paulo.


Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
Em parceria com o projeto cultural Cine Favela, lá da Rua do Pacificador Nº 288 (clique!), em Heliópolis, região do Sacomã, na Zona Sul da cidade, a Coluna Mais SP  exibe 13 anos de produções, de trabalho intenso do grupo. Linkaremos curtas, documentários e reproduções de peças teatrais com os nossos artigos. As produções são autorais e desenvolvidas com a colaboração, maciça, de moradores daquela comunidade.
Vídeo: Reprodução / Canal "Cine Favela" no Youtube 
 


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours