Salve, pessoal! Hoje vamos falar aqui nos Jovens Cronistas sobre futebol! Não aquele futebol tradicional, mas sim aquele que vocês costumam jogar com os amigos, reunir a turma, etc. Estamos falando da Terceira Copa 4-3-3. O que é isso? 4-3-3 é um blog que tem um grupo de discussão de futebol associado. A turma de São Paulo que participa desse grupo já fez várias "peladas" mensais pra se reunirem e baterem um bolão. Em alguns meses, é realizada a Copa 4-3-3. Esta foi realizada no dia 15 de Novembro nas "canchas" do Sport Gaúcho na Pompéia. 

Pessoal praticamente se conhece todo, já são todos amigos, etc., mas vale aquele ditado. Amigos até a bola começar a rolar. Quando ela rolou, valia de tudo (claro, respeitando a famosa "lei de Gil) e teve de tudo mesmo! Teve time que era atual campeão passando vergonha e ficando de fora das fases decisivas, teve time que começou mal e arrancou à final, teve goleiro improvisado que foi melhor que o goleiro da posição e teve o time 100% que acabou com o título. Vale ressaltar a ótima organização (no final, virão os agradecimentos), pois teve premiação para campeão, vice, artilheiro, melhor jogador e melhor goleiro. Confesso que serei até que breve nos textos, pois se tivesse que passar jogo a jogo pra contar tudo o que aconteceu, acredito que só em um livro. Vamos à Copa!

Seis times compostos praticamente por 7 jogadores disputaram a Terceira Copa 4-3-3 SP: Rakitíticos (campeão da segunda edição), Dedésportivo La Coruña, Marlboro F.C., Chaud 04, Stou Kom Cito, Pandathinaykos de Bruxelas. Os times disputava um turno contra todos entre si, os quatro melhores se classificavam para as semifinais e os dois piores, estariam eliminados. Acreditem, o atual campeão que era o Rakitíticos deu o vexame de perder todas as partidas e ficar de fora da fase final.

A primeira rodada foi bem equilibrada com o "Panda" vencendo por 1x0 o atual campeão. Dedésportivo fez jogo duro, mas venceu o Chaud 04 por 2x1. Marlboro F.C. contou com o "goleiro" improvisado Douglas Ponte que representou bem a posição e ajudou a assegurar a vitória por 3x1 diante do Stou Kom Cito.

Para falar a verdade, o único time que vinha bem na primeira fase era o Dedésportivo que ganhava todas as partidas. Placares apertados, mas as vitórias vinham, graças a grandes atuações de Eduardo Gomes na frente, Igor Schmitz na defesa e Alexsandro (Alê) na transição. O Chaud 04 começou a crescer na competição depois que seu capitão Jabson Souza (Jabs) começou a jogar bola e fazer um monte de gols; em uma partida, para se ter ideia, o futuro artilheiro da Copa fez 2 gols e deu 3 assistências em uma goleada de 7x2 sobre o "Panda". No final das contas, Dedésportivo, Marlboro, Chaud 04 e Stou Kom Cito passaram nessa ordem para a semifinal. Abaixo, segue a tabela com os jogos:

1ª Rodada
 Panda Bruxelas  1 X 0 Rakiticos
Chaud 04 1 X 2 Dedésportivo La coruña
Marlboro F.C 3 X 1 Stou com Cito
         
2ª Rodada
Dedésportivo La coruña 2 X 1 Rakiticos
Marlboro F.C 6 X 3  Panda Bruxelas 
Stou com Cito 1 X 0 Chaud 04
         
3ª Rodada
Marlboro F.C 3 X 1 Rakiticos
Stou com Cito 1 X 2 Dedésportivo La coruña
 Panda Bruxelas  2 X 7 Chaud 04
         
4ª Rodada
Marlboro F.C 0 X 2 Dedésportivo La coruña
Chaud 04 4 X 0 Rakiticos
Stou com Cito 2 X 1  Panda Bruxelas 
         
5ª Rodada
Marlboro F.C 1 X 4 Chaud 04
 Panda Bruxelas  0 X 3 Dedésportivo La coruña
Stou com Cito 1 X 0 Rakiticos
         

Marlboro 2 (4) x (5) 2 Chaud 04

Foi uma semifinal que se tivessem torcedores fanáticos das duas equipes, com certeza haveria alguns que sofreriam demasiadamente. O time do Marlboro chegou a abrir 2x0 com gols de Will e Ramon. Mas em menos 2 minutos para o final, o Chaud 04 conseguiu uma reação incrível e contou com dois gols do Jabson (Jabs) para levar a decisão para os penais. Neles, brilhou a estrela do goleiro Régis (Kardec) que defendeu a última cobrança executada por João Lubachewski (nome de artilheiro o rapaz). A baixa fica para o goleiro Ewerthon Stobbe do Marlboro que não estava em boa fase, além de Douglas que quando saiu do gol e foi para linha, viu seu time cair de produção. Faz parte!

Dedésportivo La Coruña 2x0 Stou Kom Cito

Stou Kom Cito foi o time que mais chegou perto de tirar pontos do Dedésportivo. Os capitães dos dois times, Eduardo (Dedésportivo) e Bruno (Stou Kom Cito), são grandes amigos, mas possuem uma certa competição entre si de ver quem é o melhor. Bruno buscava jogo em todos os setores da quadra, mas parava na marcação forte de Igor Schmitz e de Alexsandro. Quando a bola chegava na área do Dedésportivo, lá estava o goleiro Leonardo Carrazza (Carrazza) para apenas segurar a bola, mal teve trabalho o goleiro. Eduardo então brilhou e fez os dois gols da partida, vencendo o bom goleiro Rodrigo Schmitz, irmão do zagueiro adversário Igor.

Decisão: Dedésportivo La Coruña 2x0 Chaud 04

E que final! De um lado, Eduardo voando, Alexsandro bem na marcação e Igor Schmitz impecável. Do outro, o artilheiro e armador Jabson, fora o Felipe Miranda, conhecido como "Sókratis" devido à sua aparência com o jogador, que possui extrema qualidade na condução da bola. Alexsandro abriu o marcador no começo para o Dedésportivo, mas se muitos acham que a vitória seria tranquila, se engaram. Foi um  festival de bola na área, arremessos, lançamentos, etc., que Igor tirava, Alexsandro também e o goleiro Carrazza teve que trabalhar. A chance mais clara foi quando Jabson teve uma falta para bater, mas Carrazza usou a perna para a defesa e a bola bateu na trave. Mais no final da partida, Eduardo sacramentou o placar e o título para a equipe Dedésportivo La Coruña. Agora, atual campeã da Copa 4-3-3 SP.

Dedésportivo La Coruña Campeão. No fundo: André Mota (Dedé) e Igor Schmitz. Na frente: Mateus Ponte, Douglas Lima (Lima), Alexsandro (Alê), Eduardo Gomes (Du) e Leonardo Carrazza (Carrazza)

Curiosidades da Copa:

Aqui é o blog Jovens Cronistas! Curiosamente dois colaboradores deste blog participaram desta Copa; Adriano Garcia que entrou um jogo e um minuto (era considerado suplente do Stou Kom Cito). O outro, Leonardo Carrazza, como goleiro do Dedésportivo La Coruña.

Como a Copa é relacionada à "pelada", fazia cerca de um ano que Bruno (Stou Kom Cito) não marcava gols em Carrazza. No jogo da fase de classificação, Bruno quebrou esta marca, porém, não repetiu o feito na semifinal.

Nem em Copa do Mundo o atual campeão foi eliminado em uma primeira fase sem fazer nenhum ponto. Uma verdadeira decepção para os membros do Rakitíticos.

Premiações:

Melhor Goleiro: Rodrigo Schmitz

Considerado melhor goleiro (Rodrigo Schmitz)

A premiação de melhor goleiro ficou a critério dos organizadores que elegeram Rodrigo como o melhor. Teve participações bem efetivas e foi muito bem quando exigido. Ele teve que trabalhar mais que seus concorrentes Régis (Kardec) e Carrazza, mesmo tendo a defesa menos vazada da competição, teve pouco trabalho. Sem contar que marcou um gol de cobertura contra a equipe do "Panda". Parabéns ao Rodrigo pela conquista!

Artilheiro: Jabson Souza (Jabs)
Jabs, do Chaud 04, foi artilheiro com 10 gols
Uma premiação em que os números não mentem. Jabson foi o artilheiro, deixou sua marca na primeira partida e marcou a crescente do Chaud 04 rumo à final. O time não se encontrava bem no começo, mas quando o artilheiro entrou em ação, a produção da equipe cresceu em conjunto também. Um gol marcante nesta copa foi um de cabeça em que o jogador literalmente voou para acertar uma cabeçada no canto do gol. Destaque para o jogador também foram as assistências, cinco no total.

Melhor Jogador: Eduardo Gomes (Du)

Eduardo exibe seus dois prêmios: campeão e melhor jogador
Segura a canhota do rapaz. Muitos falam do Robben, mas quando esse cara corta para a esquerda e arma o chute, pode ter certeza que vem perigo no gol. Era o principal jogador do Dedésportivo e fez jus ao "papel". Nos momentos decisivos, estava lá na frente para resolver o jogo, principalmente na semifinal e liquidar a final. Título e prêmio merecidos ao jogador.

Seleção do campeonato foi eleita com: Rodrigo Schmitz (Stou Kom Cito), Igor Schmitz (Dedésportivo La Coruña), Bruno (Stou Kom Cito), Ramon (Marlboro F.C.), Jabs (Chaud 04), Eduardo (Dedésportivo La Coruña).

Considerações finais e agradecimentos

Copa muito bem organizada desde o primeiro dia em que foi planejada. Sorteio dos times, separação por "habilidade" e posição dos jogadores, tudo feito para que as equipes saíssem o mais equilibradas possível. Premiação entregue no prazo, com qualidade, bem feita e organização das partidas com antecedência, tudo ok.

Agradecimento especial a David Fernandes que correu atrás da premiação e Jabson que se encarregou também de fazer a parte financeira. Agradeço também a Rodrigo Schmitz que realizou o sorteio ao vivo para que não houvesse "tendências". Agradeço ao Michael Gavião que não jogou a Copa, mas ficou encarregado de organizar tabela, dados das partidas e inclusive deu a ideia ao Adriano Garcia de fazer uma crônica nos Jovens Cronistas sobre o evento. De resto, agradeço aos demais membros da diretoria da pelada que ajudaram de alguma maneira: Douglas Ponte, Marcos Monte, Rômulo Zumele, Dejair Brito, Bruno Ferreira Santos, Walber Moreira e Jhuan Herbas.

Agora que venha a quarta Copa! Estaremos no aguardo!

Participantes da Terceira Copa 4-3-3 SP



Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours