Olá fãs da velocidade! Mais uma vez, a madrugada de Fórmula 1 foi quente e pra lá de interessante quando o assunto foi brigas por posição. Uma corrida super movimentada no técnico circuito de Suzuka, que consolidou ainda mais a supremacia de Hamilton na segunda metade da temporada, e abriu caminho para seu tetra campeonato. Mas não foi tão fácil quanto parece: Max Verstappen provou que apenas precisa de um carro confiável para incomodar o domínio das flechas de prata. Confira o que de melhor aconteceu no GP do Japão na nossa crônica de hoje:



E assim como na Malásia, o sofrimento da Ferrari começou antes mesmo das luzes vermelhas se apagarem. A vítima dessa vez não poderia ter sido pior: Sebastian Vettel! O concorrente ao título mundial teve problemas nas velas de ignição do seu bólido, e mesmo com a equipe trabalhando duro nos minutos antecedentes à largada, não foi possível consertar o problema. Mesmo assim, Vettel foi a luta e decidiu alinhar no grid de largada.

A partida para o GP japonês foi praticamente limpa, à exceção de Carlos Sainz, que rodou na sequência de esses do circuito, abandonando logo em seguida. Uma despedida um tanto melancólica para o piloto espanhol, que proporcionou grandes momentos à Toro Rosso. Sainz terminará a temporada na Renault, que anseia por pontos no mundial de construtores e decidiu trocar Jolyon Palmer pelo piloto espanhol. Vale lembrar que Sainz será apenas emprestado ao time francês em 2018, quando os contratos de Daniel Ricciardo e Max Verstappen se encerram. Ou seja: Sainz tem excelentes chances de dirigir pela Red Bull daqui há dois anos.

No topo do pelotão, Hamilton partiu bem e procurou fechar Vettel logo na primeira curva. Mais atrás, Verstappen saiu melhor que Ricciardo e as duas Red Bull chegaram lado a lado na curva 1. Ambos os pilotos foram cuidadosos e Max, que estava por dentro, ganhou a terceira posição. Ricciardo ainda perdeu o quarto posto para Esteban Ocon, que aproveitou bem a manobra de Verstappen para colocar sua Force India entre as duas Red Bull.

Ainda na primeira volta, os problemas no carro de Vettel começaram a aparecer. Hamilton logo despontou na frente, e um arrojado Verstappen fez bela manobra no hairpin para assumir a segunda posição. A diferença de potência de Vettel para os demais era grande, e o alemão não foi páreo para Ocon, Ricciardo e Bottas, fechando o primeiro giro na sexta posição e respirando apenas por conta da entrada do safety car. Era o início do fim para Sebastian.


Logo na relargada, Vettel não teve o que fazer e acabou ultrapassado por Pérez e Massa. Vendo a situação crítica do piloto na pista, a Ferrari chamou Sebastian para os boxes, decidindo pelo abandono do alemão. Impressionante como as coisas vão mal para a Ferrari na segunda metade da temporada, com Vettel somando apenas 2 pódios e nenhuma vitória nas últimas 5 corridas! Antes de sair à caça de possíveis culpados e teorias da conspiração contra o alemão, vale lembrar que sorte e azar fazem parte do jogo. Assim como Verstappen amarga uma surra de Daniel Ricciardo sem ter culpa de quase nenhum de seus abandonos, Vettel não tem o que fazer se não conformar-se com a má sorte de sua escuderia. É claro, o campeonato ainda acabou, mas falar em luta pelo título a essa altura é quase uma maneira de iludir o torcedor ferrarista.

Analisando bem os fatos, o conjunto Mercedes mostrou-se sempre muito confiável, e com apenas quatro corridas restando, fica praticamente inconcebível imaginar chances de título para Seb sem um abandono de Hamilton. Visto que Lewis está em sua melhor fase como piloto, aonde praticamente não comete erros, as chances de título do alemão diminuíram consideravelmente com o desastre que foi o DNF deste GP japonês. Como já dito, não há muito que procurar vilões nesta história. Vettel precisa agora se concentrar em ser impecável, assim como a Ferrari, que mesmo depois de tantos anos segue sua sina de perder títulos em erros bobos...

Voltando à corrida, vimos uma bela manobra de Daniel Ricciardo sobre Esteban Ocon, que levou o australiano ao terceiro lugar na classificação. Mais atrás, Bottas nem precisou de tanto esforço para passar o francês, o que aproximou os pilotos, prometendo uma boa briga futura por um lugar no pódio. Uma posição à frente, Verstappen seguia na mesma balada de Hamilton, que naquele momento parecia controlar a distância para o holandês. Porém, a preocupação da Mercedes com Max ficou nítida na hora em que a Red Bull chamou o carro #33 para os boxes, ainda antes do previsto. Imediatamente, Hamilton também fez seu pit stop, evitando assim o undercut do adversário.

Quando a corrida já ia se encaminhando para seu final, um interessante pelotão se formou na luta pelos pontos. Massa ia segurando a oitava posição, à frente das duas Haas, com Magnussen trazendo Grosjean. Mas atrás aparecia Pierre Gasly, fazendo sua segunda prova pela Toro Rosso, e logo depois Nico Hülkenberg, de pneus novos, prometia atormentar a vida de todo mundo.

A inexperiência de Gasly acabou tirando as chances do francês marcar seus primeiros pontos na F1, quando travou os pneus no hairpin buscando escapar do ataque de Hülk. O alemão, por sua vez ,teve de abandonar graças a um problema um tanto quanto curioso: a asa traseira do seu Renault quebrou! E o pior: enquanto o DRS estava ativado. Com isso, o carro de Nico ficou praticamente inguiável, com o time Renault chamando o piloto para abandonar imediatamente.

Resultado de imagem para massa magnussen suzuka 2017
Restaram as Haas contra Felipe Massa. E enquanto Grosjean pressionava a equipe para inverter posições com Magnussen, o dinamarquês mostrou seu valor, colocou por dentro na curva 1, tocou roda com roda com a Williams e ultrapassou, no melhor estilo 'na marra'! Possivelmente, o grande momento do GP, mais um para a conta de Kevin, que mesmo com alguns contratempos durante o ano segue demonstrando que tem braço para se manter na Fórmula 1! Grosjean aproveitou que o brasileiro espalhou e foi no embalo, marcando mais dois pontos que renderam o sétimo lugar no mundial de construtores para o time americano. Grande final de semana para o time de Gene Haas!

Já restando menos de 10 voltas, Verstappen parecia ganhar terreno em cima de Hamilton, quando por pouco não temos um grave acidente. Stroll rodou nos esses graças a um furo no pneu dianteiro direito, e precisou de muita habilidade para controlar o carro e não atingir em cheio Daniel Ricciardo! O acidente resultou num virtual safety car, que durou até a volta número 49, aonde os pilotos deram o último gás do fim de semana!

O primeiro a ensaiar uma ultrapassagem foi Valtteri Bottas. Em estratégia diferente, Bottas tinha pneus supermacios, contra os macios de Daniel Ricciardo. O finlandês se aproximou muito, mas quando estava prestes a baixar a diferença da casa de 1 segundo, acabou sofrendo uma queda de rendimento inesperada nos pneus, não conseguindo a ação necessária para a ultrapassagem.

Mas a ação não pararia por aí! Enquanto isso, Hamilton ia perdendo o controle da situação na ponta da corrida, também sofrendo com o desgaste de pneus. Verstappen apertou o ritmo e logo encostou na Mercedes do inglês. Por muito pouco, Max não conseguiu tentar a mesma manobra que realizara sobre Vettel no hairpin, e após a curva, acabou sendo atrapalhado por Fernando Alonso, que vinha brigando pelo 10º lugar com Felipe Massa. Hamilton aproveitou para se recuperar e abrir uma vantagem suficiente para completar a última volta sem maiores problemas.

Excelente vitória de Hamilton, a oitava na temporada! Hamilton soma agora quatro vitórias e um segundo lugar nas últimas cinco corridas!! Para se ter uma ideia da vantagem que o inglês construiu na segunda metade da temporada, Hamilton somou 118 dos 125 pontos possíveis, enquanto Vettel conquistou apenas 45 pontos nas últimas 5 provas. É avassalador! Uma supremacia tão grande que torna praticamente impossível imaginar um fim que não seja o quarto título de Lewis. Lembrando sempre que todos esses resultados são mérito do piloto britânico, praticamente perfeito na segunda parte da temporada, contando claro com a sorte pelos abandonos da Ferrari de Vettel.


Resultado de imagem para massa magnussen suzuka 2017Para levantar o caneco pela quarta vez na vida já nos EUA, Hamilton precisa vencer e ver Vettel terminar, no máximo, na sexta posição. Mas é claro que Lewis não pode criar essa pressão. Com o nível de suas últimas exibições e a confiabilidade já conhecida do conjunto Mercedes, basta ao inglês completar as próximas provas com o maior cuidado possível, contar com a ajuda da Red Bull e do companheiro Valtteri Bottas para roubar pontos de Sebastian, e esperar para se juntar a Alain Prost e o próprio Sebastian Vettel, no hall dos tetra campeões mundiais!

A classificação do mundial de pilotos traz agora Lewis Hamilton com uma enorme vantagem de 59 pontos para Sebastian Vettel (306 a 247). O alemão é ameaçado até mesmo por Valtteri Bottas, que segue em terceiro com 234. Na quarta posição aparece Daniel Ricciardo, com 192, e logo atrás Kimi Räikkönen, com 148.

Nos construtores, mais do mesmo nas primeiras posições. O destaque segue sendo a briga intermediária, aonde a Haas ultrapassou a Renault para assumir o sétimo lugar. Interessante ver se a mudança do time francês, com a efetivação imediata de Carlos Sainz, trará o resultado esperado e a conquista de, pelo menos, mais duas posições, entre o campeonato de equipes.

Confira a classificação do GP do Japão:

 Resultado final - corrida - GP do Japão (Foto: Reprodução/Twitter)

A Fórmula 1 tem agora uma pausa e volta daqui a duas semanas, com a prova a ser realizada em território americano, no Circuit of the Americas, em Austin, Texas. Continue acompanhando o JC pelo Twitter ou pelo Facebook. Grande abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours