Amigos! Estamos de volta para analisar mais uma convocação, após o fim das Eliminatórias o que restam são amistosos preparatórios, nesta convocação para duelos ante Japão e Inglaterra, com Tite tendo muito pouco tempo com o grupo e para definir vagas que (em sua cabeça) ainda restam para o elenco que vai para a Rússia com a missão de trazer pra casa o Hexa. Neste texto, mais do que comentar os convocados se faz necessário refletir sobre os NÃO convocados, visto que o clima de insatisfação e acusações até um tanto duras demais, começa a tomar conta de tudo o que envolve não apenas a torcida, mas alguns comentaristas inclusive.


Goleiros - Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians) 

Dos goleiros a polêmica é muito grande e temos de começar a falar aqui. Eu Adriano Garcia, jamais teria contado durante todo um ciclo com um goleiro RESERVA em seu clube, a Roma. Portanto, eu na posição de Tite teria uma vaga a mais no gol. O pessoal (inclusive alguns comentaristas e jornalistas consagrados) fazem da discussão algo muito simplista, como fosse tocar um jogador no videogame, não é assim. Cazzo, se Alisson atuou durante todo o ciclo, o que leva um torcedor e sobretudo analistas consagrados a crerem que vai deixar de ser titular ou convocado, justo quando é titular em seu clube e sem ter falhado gravemente, pra ascensão á titularidade de um nome ainda não convocado, como Vanderlei ou Fábio? Não tem nenhum sentido lógico olhando sob o ponto de vista do trabalho que tem sido feito.

Vejam, é claro que Vanderlei mereceria a convocação. Como outros nomes capacitadíssimos também pleiteariam vaga, o Brasil está muito bem servido, há nomes inclusive á frente hoje de Fábio, há uma FORTE EMOÇÃO no pedido por Fábio, dada a conquista da Copa do Brasil por parte do Cruzeiro e não convocações para Copas anteriores. Fábio flertou com a perda em definitivo da titularidade pra Rafael, vem de lesão, em nenhum momento do ciclo se imaginou ele (enquanto se imaginou: Weverton, Victor, Grohe, Jefferson, Danilo Fernandes, Fernando Prass, Diego Alves o próprio Vanderlei que gera tanta comoção) no time, agora, como fosse uma edição no FIFA 18, vou lá e JOGO ele no elenco da Copa, calma minha gente.

Em relação a "falta de merecimento" de Cássio, é um tanto absurdo, antes do goleiro Corintiano ser convocado todos falavam que ambos os goleiros estavam á frente dos demais no país e disputavam a vaga defesa a defesa. Depois que Cássio passou a ser convocado, se tornou "absurda" a sua presença na Seleção, totalmente "injusto", um "acinte". Por quê? São estilos diferentes, Cássio é capaz de defesas muito difíceis, em um grau de dificuldade absurdo. Vanderlei passa muita segurança, Tite conhece Cássio mais de perto e gostou mais do seu perfil, há algo de tão absurdo nisso. Estou muito á vontade pra falar por ser setorista do Corinthians no Papo de Torcedor (clique) e testemunhar o quanto o goleiro tem sido decisivo para seu clube. "Absurdo" nessa escolha não existe, o que pode existir e é natural, é uma discordância.


Laterais - Dani Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Alex Sandro (Juventus) 

Vejam, Fagner vem muito mal no Corinthians e como "clubismo" NÃO EXISTE, é uma babaquice esta conversa, o jogador vai ficando com possibilidades cada vez mais remotas de ir pra Rússia. Em relação a Alex Sandro, é um teste importante pra Tite, pra que haja a definição de quem vai junto com Marcelo. Filipe Luís vem de ótimas temporadas, sejamos justos. Mas o perfil do lateral da Juve é mais próximo do inconteste Marcelo e me agrada mais para a vaga.


Zagueiros - Miranda (Internazionale) Marquinhos e Thiago Silva (PSG) e Jemerson (Mônaco)

Acho que é por aí também, Rodrigo Caio segue correndo por fora pela versatilidade, no que também discordo de Tite, versátil por versátil sou bem mais David Luiz. Mas na minha visão de futebol, Geromel e Felipe (Porto) estariam á frente do jogador do Chelsea. Gil é que parece ter se dado bem mal nessa, afinal, qual a exigência para um ZAGUEIRO na China, se descredenciou, infelizmente.


Volantes e meias - Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barça), Fernandinho (Manchester City), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN), Diego (Flamengo), Giuliano (Fenerbahce/TUR), Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea)

Vejam, se questiona agora a presença de Renato Augusto no time titular e inclusive nas convocações. O que denota uma falta de entendimento do trabalho até aqui e da função tática do jogador. Inclusive, o argumento de Tite para convocar Diego não se sustenta, dizendo que crê nele na função box to box exercida por Renato. Ora, Diego não recompõe, como não fazem Lucas Lima (em péssima fase) e o próprio Coutinho que de forma absurda, pleiteiam na função com base na forma com que atua no Liverpool. Sim, no Liverpool ele atua na faixa central, mas em uma linha muito mais próxima do gol, não recompondo, dando combate ao lado do volante, fazendo saída de bola, é coisa de maluco.

Mas será que não existem realmente opções para "sacar Renato" do time. Vejam, as opções que existem são opções que a grande massa desconhece e inclusive muito analista (um abraço Animal) que trabalha em emissora que transmite futebol Europeu. Allan e Jorginho do Napoli tem qualidade na saída de bola, fazem o balanço defensivo e chegam muito bem á frente, são caras que exercem o papel que o Renato faz hoje, coisa rara no futebol brasileiro, mas que se forem convocados, serão considerados "absurdos" como é Giuliano, que também no Fenerbahce vem jogando muito.



Atacantes - Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Diego Souza (Sport), Taison (Shakhtar/UKR) 

E chegamos ao ataque que contém mais polêmicas, mas não seriam elas "vazias"? (Alô Formiga). Diego Souza não vem em seu melhor momento no Sport, é verdade, mas na cabeça de Tite ele pode cumprir (e aí está a dúvida de Tite) um papel como o de Tardelli que ficou de fora, cair pelas pontas, chegar mais de trás, fazer um papel múltiplo no ataque, uma função menos "centroavantão" do que exerceriam nomes solicitados como os de (ué, Tite não era "clubista"? Henrique Dourado e William José (que pra quem acompanha o futebol Espanhol, vem destruindo). É uma opção de Tite que entendo, mas penso que seria fundamental ter um centroavante mais característico, pra momentos de dificuldade, também discordo de Tite nessa, mas faz parte de seu método de trabalho, método este que vem sendo vencedor.

Aliás, ficarei insatisfeito se a lista final conter Douglas Costa, um velocista, muito bem em seu início na Juve é verdade, mas no meu modesto entendimento SEM FUNÇÃO no elenco de Tite, e não houver um centroavante pra um momento difícil, esta é uma falha do método de trabalho de Tite, mas que ele não vai mudar na reta final, fosse pra mudar teria feito antes.



Sobre os convocados de clubes brasileiros. Penso que temos de nos decidir, não era "chato" parar o campeonato em uma data-FIFA, porque então agora a revolta por ele não parar? Tite quer e precisa contar com todos os nomes que ele entende que estão em seus planos pra 2018. O Corinthians no meu entendimento é o que menos deve reclamar, pela qualidade do reserva que tem e pela constante ameaça á sua vaga pela pressão popular. Se Cássio fosse barrado pela diretoria como querem muitos e Tite convocasse não um juvenil (o que não faria sentido nenhum se ele quer observar quem pleiteia Copa) mas Vanderlei e isso custasse ao camisa 12 a vaga na Copa, um litígio absurdo se estabeleceria entre Cássio e o clube, afinal, o sonho de todo atleta é disputar a Copa, fora o reserva de grande qualidade que o time tem. O mesmo vale para Diego. Mais grave é a situação do Sport lutando contra o descenso, Diego Souza está indo por pura confiança de Tite, mas tem sido importante na reação do time nos últimos jogos, do mesmo modo porém, tem a chance da vida de ir á Copa. Devemos ver macro e não somente como torcedores na defesa intransigente de nossos times.



E por fim, enfatizando que nomes como: Vanderlei, Geromel, Fabinho, dentre tantos outros solicitados ou pelo torcedor ou pela "crítica especializada", ou pelos dois em conjunto não vão porque não fizeram parte das observações, não fazem parte do pensamento tático de Tite. O trabalho é sério, não é uma grande atuação que vai jogar por terra um trabalho de um Alisson, de um Renato Augusto, o triste é ver comentarista consagrado fazendo coro a isso.

Há quem esteja pedindo até Hernanes na seleção e o pior, na vaga de Renato, onde ele NÃO DEU CERTO na Inter e na Juventus. Pedem Fabinho como lateral, sendo que ele está arrebentando como VOLANTE. Pedem Henrique Dourado que está muito bem, mas que poderia estar desempregado agora. Ser técnico de uma Seleção Brasileira e dar este desempenho que Tite vem dando ao time é muito mais duro do que ser pitaqueiro profissional ou amador.

Ah, PROPOSITALMENTE deixamos de fora das análises de jogadores "que o povo pede" vários nomes. Te desafio leitor a comentar e debatermos, procurarmos juntos entender sua ausência segundo a cabeça de Tite, afinal, é por conta dele que estamos na Copa.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: MowaPress. 





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours