Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.

 
37ª Semana De palestra em igreja à informação sem base



Em pouco mais de oito meses à frente da Prefeitura de São Paulo, João Dória mostrou que palestrar também, ao menos para ele, tem o seu valor. Nesta semana, a palestra da vez foi para um público fiel, num lugar preferido dos adeptos do “dia do senhor”. O prefeito foi à Igreja Tabernáculo Brasil para Cristo, no domingo (11), para “assistir a um culto” e dirigir “a palavra aos fiéis que estavam presentes, abordando temas como fé, a solidariedade e como elas são importantes como alicerces da vida”, como escreveu na publicação, feita em sua conta no Instagram, sobre a visita. Dória foi ao culto após uma manhã agitada em mais uma etapa do Calçada Nova – Mutirão Mário Covas, desta vez em Guaianases, na Zona Leste. 


O prefeito João Dória passou a semana comemorando a marca de 1 milhão, segundo a Prefeitura, de atendimentos realizados pelo Corujão da Saúde.  Voltou a apresentar números controversos do programa Trabalho Novo, aquele que, em tese, ressocializa moradores em situação de rua. De acordo com a Prefeitura, como na 29ª Semana, há mais de 10 mil vagas disponibilizadas (10,5 mil para ser exato) para 2.965 pessoas treinadas, sendo que apenas 1.272 foram contratados. Número inferior à metade do total informado pela Prefeitura.


Em meio a isso, Dória ainda teve de se explicar a notícia de que a Prefeitura iria aumentar o IPTU do próximo ano. O prefeito realizou entrevista coletiva para se explicar e avisar que não haverá aumento, além, é claro, de reforça a ideia de “gestão”, aquela que, sob o comando de Dória, não parece ser diferente de outras administrações. “Para 2018, o mesmo valor da planta genérica de valores. Ou seja, não teremos aumento no IPTU, exceto a correção monetária de 3%. O que estamos fazendo? É economizando nas despesas, no custeio e no desenvolvimento da Máquina Pública. Mais de R$ 700 milhões de economia. Somando- se a 100 milhões do Tribunal de Contas do Município e da Câmara, R$ 800 milhões de economia”, comentou o prefeito que finalizou com “boa gestão, não é aumentar impostos, é administrar bem a cidade”.
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)
Dória voltou a viajar nesta semana. Viagem rápida, por sinal. Numa espécie de “bate e volta”, na quinta-feira (14), logo cedo, ele foi à Buenos Aires para reuniões com empresariado brasileiro na embaixada brasileira e dar um aperto de mão no presidente portenho, Maurício Macri. O prefeito voltou na mesma quinta-feira (14), para participar de mais palestras e ficou na Prefeitura, “trabalhando”, até altas horas da noite, fazendo publicação em suas redes sociais já madrugada adentro.  


Ainda na semana, as viagens do prefeito viraram alvo do Ministério Público estadual que investiga possíveis irregularidades nas andanças de Dória. Desde o início do ano, Dória viajou mais de 20 vezes. 
 
Imagem: Redes Sociais de João Dória
Na mesma quinta-feira (14), a Prefeitura assinou um acordo com o Tribunal de Justiça onde se compromete a criar 85.500 vagas nas creches da cidade até 2020. Durante a campanha no ano passado, quando a demanda estava em pouco mais de 65 mil vagas, a promessa de Dória era de “zerar a fila”, atualmente em 104 mil crianças, já no primeiro ano de governo. Mas, logo no início do ano, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que conseguiria criar apenas 43 mil vagas e agora, após oito meses de governo e apenas 7 mil vagas criadas - 7.139 vagas para ser exato -, a meta voltou a ser alterada para a criação de 30 mil até dezembro. Mesmo distante do cumprimento das promessas, Dória foi as redes sociais exaltar o número em um comparativo de seus primeiros meses, a criação de 7 mil vagas, com o primeiro ano do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) à frente da Prefeitura que, de acordo com Dória, criou 343 vagas de creche em 2013. 


Imagem: Reprodução / Balanço de matrículas e demanda JUNHO 2017


Imagem: Reprodução / Balanço de matrículas e demanda DEZEMBRO 2016

De acordo com a própria Secretaria Municipal de Educação, que levanta e torna público números sobre vagas disponibilizadas e matrículas efetivadas, no primeiro ano de administração do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), do mês de abril de 2013 – quando a metodologia usada também pela atual administração foi implantada -  até o mês de outubro daquele ano, a demanda por vagas – fila –  aumentou, de 111 mil para 170 mil pessoas, assim como também o número de matrículas aumentou em pouco mais de 5 mil novos alunos, à época passando de pouco mais de 208 mil para pouco mais de 213 mil o total de matriculados em creches.  
 
Imagem: Reprodução / Balanço de matrículas e demanda ABRIL 2013
Imagem: Reprodução / Balanço de matrículas e demanda NOVEMBRO 2013
Traçando o mesmo comparativo, a atual administração matriculou pouco mais de 4 mil novas crianças em creches neste ano. Hoje, o total de matriculados ultrapassa a marca de 288 mil crianças em creche. Ao término do mandato de Haddad, este número era de pouco mais de 284 mil. As 7.139 novas vagas anunciadas pela administração Dória não constam nas planilhas da Secretaria Municipal de Educação que, sob esta administração, publicou apenas dois balanços desde o início do ano.




Dória encerrou a semana ao lado de Paulo Mathias, prefeito regional de Pinheiros, e os garotos do MBL (Movimento Brasil Livre), na inauguração do remodelado Largo da Batata, Zona Oeste. O Largo foi revitalizado com o apoio do Shopping Iguatemi e muito contestado durante as obras. A parceria da prefeitura regional de Pinheiros e algumas outras empresas, incluindo o shopping, replantou árvores e tinha retirado o playground do Largo sob a justificativa de que os brinquedos serviam de abrigo noturno para moradores em situação de rua e espaço para roedores.  Após intensa pressão dos moradores, a prefeitura regional voltou atrás e reinstalou o playground. 


Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!

Fiscalize conosco o Prefeito na página da Coluna "Mais SP" do JC! (Clique) 
Assista e compartilhe a reportagem especial que esteve na Irmandade Nossa Senhora do Rosário, no Largo do Paissandu, Centro da cidade, para contar a história da mais antiga confraria de origem afrodescendente. Confere aí!  




  
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours