Amigos! O técnico Tite convocou (desta vez) 24 atletas para os duelos finais da Seleção Brasileira pelas eliminatórias, ante Bolívia e Chile, se de um lado nomes bastante contestados pelo torcedor Brasileiro ficaram de fora, por outro, as novidades do técnico inconteste deixaram dúvidas e até certa revolta na cabeça de grande parte do público. Além claro, de ausências, como a de Vanderlei. Da mesma forma de sempre, vamos analisar a antepenúltima lista antes da Copa do Mundo, na Rússia em 2018.


Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City).
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Thiago Silva (PSG) e Jemerson (Monaco). 
Laterais: Dani Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético Madrid).
Volantes e meias: Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barcelona), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar/UKR) Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN), Arthur (Grêmio), Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea), Diego (Flamengo).
Atacantes: Neymar (PSG - um abraço pro Marcelo Bechler -), Gabriel Jesus (Manchester City), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Roberto Firmino (Liverpool).



O primeiro parágrafo claro, fala sobre o gol, Ederson é muito bom goleiro, é jovem, há uma cultura de sempre ter dois goleiros experientes e um jovem no elenco para uma Copa, no elenco de uma Seleção. Mas sem dúvidas Vanderlei tem feito por merecer uma convocação e possivelmente (cada vez menos) até estar presente na Copa. É verdade que Tite está certo quando diz que o Brasil tem hoje no mínimo sete grandes goleiros, chutaria até mais, mais de dez grandes goleiros temos hoje. Mas caberia sim o goleiro do Santos na vaga do ÓTIMO goleiro do City, os meus três seriam os dois melhores do Brasil e Alisson, que era criticado CORRETAMENTE, não por ser "mau goleiro" mas por ser BANCO Szczesny na Roma até a temporada passada, a crítica era correta, seja na Roma ou no Real Madrid, um reserva não pode ser o camisa 1, mas agora Alisson se firmou na Roma com a ida do titular para a Juve e tem tido grandes atuações, são falsos os que agora (após grande exibição do goleiro na Champions) dizem "nunca critiquei", mas fatalmente o ex-Inter e bom goleiro será o titular na Copa. 


Sobre a zaga, Rodrigo Caio está fora, é um bom volante, mas isso não justifica suas convocações, vem mal demais na zaga do São Paulo, sendo um dos fatores que tem enterrado o time em campo, claro que o problema lá é FORA de campo principalmente, mas o zagueiro não pode estar nem no 11 de seu time, quanto mais no 24 de uma Seleção Brasileira. Jemerson convocado, Geromel é um nome muito interessante pra essa vaga, mas está voltando de lesão, a convocação foi correta. Apenas (e serei criticado por isso) penso que Marquinhos está numa zona de conforto desagradável, é um jogador que tem sérios problemas na bola aérea, mas que tem a simpatia de todos, Felipe (Porto) e o próprio Gil (também ex-Corinthians e que estava no grupo até outro dia) podem juntamente com Geromel, fazer sombra a ele. Rapidamente sobre a direita, não entendi a convocação de Danilo, "espirrado" do Real Madrid, banco do "possante" Carvajal, tenta renascer no City, mas há outros nomes, é verdade que Fagner caiu bastante, mas Mariano está muito bem, Fabinho é solicitado mas tem atuado no meio é um jogador que se pede muito mais pelo que "se sabe" do que pode fazer, do que pelo que faz efetivamente, estranho também este nome agora. 


No meio situações que deixam o torcedor confuso. O menino Arthur está indo bem sim no Grêmio, mas será que já pra Seleção. Maycon está despontando a mais tempo (e com mais qualidade) no ex-clube de Tite e nem por isso chegou sequer a ser cogitado. Giuliano perdeu a vaga no momento, é peça fundamental no Zenit, mas tinha e terá séria contestação do torcedor. Fred do Shakhtar reforça a volância, as convocações de nomes do time da Ucrânia são sempre muito questionadas, sinceramente não vejo o que esse jogador possa acrescentar ao time. E em relação ao Diego, penso que Lucas Lima (apesar de só jogar o que pode quando quer) está acima do meia do Flamengo, aliás, no final, vamos falar um pouco sobre critérios e justificativas. 


Sobre o ataque, Taison foi preterido, mesma história do Guiliano, muito bem em seu clube no leste europeu, mas sem visibilidade no Brasil, o que dificulta a compreensão de sua convocação. Diego Tardelli é para Tite um "legado da Era Dunga", ou "um jogador muito difícil de enfrentar". Ora, o tempo passou, ok, o atacante está bem na China, Diego Souza está mal no Sport, mas temos Luan e Bruno Henrique que podem cair pelas pontas, o Bruno até comandar o ataque. Se era pra trazer de volta alguém da China, eu traria Hulk. E sim, não cumpre as duas funções como quer Tite, mas é letal, é bom ter um centroavante letal no banco, opções de Tite, essa bastante "estranha". 


Eu brinquei em minhas redes que se Tite flatular em um jantar de família, "ainda estará certo" pela qualidade que tem, pelo que tem feito pelo nosso futebol, pelo humano que é. Apesar do treinador ser muito bem articulado e ter neste articulista um fã, as explicações de Tite me pareceram bastante insatisfatórias, Falando muito do passado, de questões subjetivas como "a camisa não pesa em fulano", ora, está cada vez mais claro um critério muito PESSOAL em Tite para suas convocações. "Mas claro que é pessoal cara pálida, ele é o técnico, ele convoca", sim queridos, mas este critério pessoal tem de caminhar lado a lado com o MOMENTO dos atletas, o ME-RE-CI-MEN-TO que Tite sempre apregoou em todos os clubes que dirigiu e agora na Seleção.

Tite tem a merecida admiração de todos, mas precisa entender que esses critérios o afastam do torcedor e que a relação entre torcida e treinador é muito volátil no Brasil, ao ponto de faltar respeito mesmo. Se o time ratear, se o time falhar com Tite e suas convicções em uma Copa, todo esse trabalho e todo esse carisma perante a Nação pode ir por água abaixo, Felipão que o diga. Abre o olho Tite!



Curta: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: MowaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours