Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.



35ª Semana De rejeição elevada à “sextou” em Paris




Na molecagem brasileira, quem não sabe brincar nem desce (aqui para os de apartamento ou residência) para o “playground”. O prefeito João Dória optou por descer e agora, mais do que nunca, faz parte, assim como uma pecinha, não chave, mas uma pecinha, do jogo político que já desenvolve prognósticos, por meio de pesquisas de opinião, para as eleições do próximo ano. Na última pesquisa, divulgada no domingo (27) pelo jornal O Estado de S. Paulo e o instituto Ipsos, Dória se manteve como o tucano mais bem avaliado, por baixo, entre os entrevistados. O prefeito, entre os políticos citados na pesquisa, com uma taxa de aprovação inferior a 20% e rejeição em 53%, só não supera o apresentador de TV, Luciano Huck, que lidera a pesquisa com rejeição em 42% e aprovação (me pergunto de quê) de 44%. O apresentador global é seguido pelo ex-presidente Lula, inimigo Nº1 do “acelera”, que mesmo rejeitado por 66% dos entrevistados, tem 32% de aprovação, o mais elevado em toda a pesquisa. 


O prefeito João Dória passou parte do ensolarado domingo (27) na primeira edição do SP Animal, espécie de passeata com animais domésticos, cães e gatos, na região do Pacaembu. A ação levou alguns paulistanos, aqueles de cacharrel e suéter, à Praça Charles Miller para expressar pensamentos como “está vendo? Quando a corrupção sai e os empresários entram investindo, acreditando num projeto decente e sem corrupção” por um cidadão que, sem mencionar seu nome, participava da caminhada com seu cachorro(a) e foi “entrevistado” pela equipe de comunicação pessoal de Dória. Ainda bem que, assim que corrupção sai, os empresários entram investindo em eventos como passeata para animais domésticos. Imagem se os moradores de Parelheiros e Brasilândia, Zonas Sul e Norte respectivamente, tivessem esta mesma sorte com as obras paradas de seus hospitais municipais.   


Antes de ir aos estúdios do SBT onde participou da gravação do Programa Raul Gil, já na segunda-feira (28), Dória deu entrada na venda (para ele “concessão”) do sistema de bilhetagem, o Bilhete Único, a iniciativa privada. Ao lado do governador Geraldo Alckmin, ele lançou a consulta ao mercado financeiro para as empresas interessadas. Como já mencionado, Dória esteve nos estúdios do Complexo Anhanguera de Silvio Santos para gravar uma participação no quadro “Elas querem saber” do Programa Raul Gil


O prefeito, em parceria com AES Eletropaulo, anunciou o enterramento de 66 km de fios pela cidade. O anúncio veio sem muito detalhamento, não sabe-se ainda a localização dos postes que serão retirados pela Eletropaulo mas, como o prefeito é publicitário, não poderia – e não ficou – sem um nome pomposo. A parceria entre Prefeitura e Eletropaulo rendeu o programa Cidade Linda-Redes


Ainda (merecidamente) remoendo a invasão à Cracolândia em 21 de maio passado, instituições sociais, agora respaldadas pelo Ministério Público, divulgaram esta semana um relatório apontando a ineficiência do programa Redenção da Prefeitura e Governo do Estado. No relatório, os pesquisadores falam da falta de individualização no tratamento, contesta a quantidade de médicos e unidades terapêuticas, assim como contesta o trabalho de ressocialização dos dependentes químicos. Segundo o relatório, muitos dependentes voltam à usar entorpecentes por não falta de amparo após o suposto trabalho terapêutico.


A semana ainda nos reservou uma daquelas bizarrices que só podem ser “made in Dória”. O prefeito entrou com um pedido ao Google para que sua residência, no Jardim Europa, apareça borrada no sistema “Street View” do Google Maps. O site de buscas aceitou a proposta de Dória, que justifica o pedido como medida de segurança.      


Desde que chegou à Prefeitura, João Dória vem realizando popularescas “visitas surpresas”. Sem notificar os funcionários, seja de escolas ou postos de saúde e hospitais, ele chega com sua comitiva e revive seus - acredito que para ele - áureos momentos de patrão à frente de “O Aprendiz”, apresentado por ele na RecordTV. Nesta semana, o hospital municipal vereador José Storopolli, conhecido como “Vermelhinho”, na Vila Maria, Zona Norte, serviu de palco para a teatralidade do político que, até pouco tempo, resistia a ser comparado como tal. Assim como em outras visitas - para não dizer que em toda a sua vida - Dória gravou todo o espetáculo e em um vídeo publicado no “João Dória News”, seu canal no Youtube (ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO), o prefeito não sabe o nome do bairro em que está, cumprimenta pessoas que estavam aguardando atendimento no guichê, foi indagado por uma garota que pediu a ele que “não foda a cidade” e tentou entregar algo a ele, logo recusado, assim como as flores da 18° semana, e, em alguns casos, quando as pessoas mostravam ser simpáticas a ele, exigia celeridade dos profissionais do hospital. Em nenhum trecho do vídeo, Dória pergunta aos mesmos profissionais se o acréscimo de 800 médicos, prometidos por ele em campanha, ajudaria a melhorar o atendimento. Ou quais seriam as necessidades, mesmo que somente as emergenciais, da unidade hospitalar que abraça toda a região nordeste da cidade. Lamentavelmente, mais do mesmo, agora, de suéter e cacharrel. 


 Vídeo: "João Dória News" /  Youtube 


Dória ainda conquistou mais uma vitória esta semana. A Câmara municipal decidiu, pelo programa de desestatização da Prefeitura, que o complexo poliesportivo do Pacaembu, incluindo o estádio do Paulo Machado de Carvalho, poderá sim ser repassado à iniciativa privada. O repasse da administração do Pacaembu é a segunda vitória do prefeito na Câmara este ano. A primeira tinha sido a bizarra criminalização da compra de sprays na cidade. 


O prefeito ainda conquistou seu 4º título de cidadania no jogo de sua criação e que considera necessário para a disputa como presidenciável pelo PSDB no próximo ano. Esta semana, ele deixou de apresentar seu programa das quintas-feiras, Olho no Olho, para se aventurar numa viagem logisticamente impensável. Na quinta-feira (31), foi à Campina Grande, na Paraíba, receber o título de cidadão “campinense” e de lá partiu para Paris, onde, entre sexta (01) e sábado (02), participou de um fórum e se reuniu, rapidamente e sem muita pompa, com o presidente francês, Emmanuel Macron. Dória deve voltar à cidade no domingo (03). 


Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!

Fiscalize conosco o Prefeito na página da Coluna "Mais SP" do JC! (Clique)    


Assista e compartilhe a reportagem especial que foi em três - das cinco - regiões da capital para contar a vida de nordestinos.


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours