Amigos! Amantes da Velocidade, apesar da festa de Vettel com os tiffosi no pódio em casa, foi um final de semana totalmente da Mercedes, mais precisamente de Hamilton, que quebrou recorde de poles na história voando na chuva e na corrida foi soberano em pista seca, com isso assumindo por três pontos a liderança do campeonato. Se pela ponta não houve disputa e com isso alguns comentaristas ousaram dizer que a corrida foi "chata", o conturbado treino e as punições dele recorrentes, geraram ótimas brigas ao longo de todo grid, em uma prova sim, interessante e com emoção, vamos conferir o que rolou.


Na largada como esperado, Stroll foi conservador, inclusive perdendo a posição para Ocon, com isso Hamilton disparou na frente com tranquilidade, enquanto que na sequência a grande luta foi entre os finlandeses Raikkonen e Bottas, melhor para o segundo, que em bela manobra assegurou a posição e mais á frente viria a coroar a dobradinha. Verstappen está perturbado, vinha fazendo uma recuperação alucinante, saiu das últimas posições para a oitava, mas forçou a ultrapassagem pra cima de Massa e acabou tendo o pneu estourado, prejudicando totalmente sua corrida, a reclamação (injusta) foi com o Brasileiro, a impressão é que Verstappen acha que tudo o que faz está certo e que as desilusões na temporada são mero azar, com essa postura, corre o risco de se perder na carreira, rápido o pai também era, até "demais".

A Williams foi muito mal nas trocas em Monza, prejudicou os dois pilotos, o que acabou fazendo "justiça", Stroll mesmo se dando mal em sua troca ficou á frente de Massa, mais á frente na corrida faltou agressividade ao Brasileiro para definir a parada, com isso, no final, o novato ficou á frente dele. Raikkonen foi decidido pra cima do ótimo Ocon e fez a ultrapassagem e os boxes Vettel se garantiu pra ficar com o pódio. Mas e Ricciardo? Lembram daquela "prova de recuperação magnífica" que também prometia Max? Pois é, o australiano foi ficando na pista, foi tendo um desempenho consistente, foi o último a parar e voltou com os pneus supermacios coroando sua atuação como o nome (Na votação. Eu dividiria este prêmio com Hamilton, até por todo o fim de semana e a tomada da liderança) da corrida com uma ultrapassagem maravilhosa sobre Raikkonen, chegando a fazer voltas de classificação atrás de outras na caça á Vettel, que conseguiu se segurar no pódio pra somar pontos importantes. Seu companheiro Max aprontou, fez ultrapassagens bonitas, mas tudo isso entre os retardatários, não basta ser rápido, Ricciardo sabe disso. A prova então caminhou pro fim, no final a briga interessante entre as Williams e as Force India, que talvez devido a falta de agressividade de Massa não produziu alterações de posição.


Vejam, muito significativo o domínio das Mercedes em relação as Ferrari em Monza, pelo simbolismo, pela expectativa de que a equipe da casa pudesse ao menos ser o segundo carro em desempenho da prova, o que não se viu, apesar de Vettel ter terminado em terceiro, o que apesar da visível frustração inicial, mereceu justa comemoração, afinal, basta reparar no desempenho de Ricciardo para definir que mesmo em pista seca, não fossem punidas, as Red Bull seriam o segundo carro da prova e poderiam até complicar para Hamilton, aliás, o desempenho da Ferrari não foi tão acima assim nem mesmo de Ocon, algo a ser observado.

Mas claro, em duas semanas teremos o GP de Cingapura, onde a Ferrari pode retomar a dianteira, mas como carro, evidentemente a Mercedes é mais completa e as possibilidades do tetracampeonato para Lewis crescem cada vez mais. Sobre a McLaren rapidamente, é triste ver o time nesse estado, os pilotos, sobretudo Vandoorne (até por que, Alonso já está de saco cheio) tem feito de tudo para levar o carro em posições de pontuação, mas o motor não ajuda, um casamento que se iniciou com a expectativa de que com o tempo iria se solidificar, pode chegar a um fim melancólico, triste para ambas as partes, afinal, também não faz parte dos planos da montadora ficar na "equipe B" da Red Bull, seria também uma posição de inferioridade para a Honda, que tem uma linda história na McLaren e na F1.


Classificação da Prova



Brasileiros em alta

Na Indy, poderia ter sido melhor, depois de tomar a ponta nas voltas iniciais, Castroneves acabou na quarta posição, ainda assim, foi beneficiado por problemas com o líder do campeonato Joseph Newgarden. O Brasileiro vai pra última prova da temporada com uma desvantagem de 22 pontos, Dixon é outro adversário nesta luta, 19 pontos á frente. O vencedor da prova foi o pole que contornou problemas nos boxes pra vencer, Alexander Rossi, o Brasileiro Tony Kanaan ficou em 20º. 

Na F2 o Brasileiro Sette Camara fez bonito novamente, após vencer em Spa, ficou emna segunda bateria e em 6º na primeira. O piloto está em 13º na classificação do campeonato. 

Na Pro Mazda, categoria de acesso á Indy Lights, o nosso Victor Franzoni venceu a sétima prova no ano, no mesmo palco da prova da Indy, em Watkins Glen e com isso faturou o título da categoria, ganhando o acesso á última categoria antes da chegada a principal. 

E por fim, Pietro Fittipaldi, com DNA de campeão venceu a rodada dupla da Fórmula V8 no México e retomou a liderança da temporada. 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours