Amigos! O técnico Tite anunciou na manhã desta quinta (10) os convocados da Seleção Brasileira para os duelos pelas eliminatórias ante Equador e Colômbia, onde o time já está classificado, mas ainda assim é uma oportunidade tanto para experimentações, como para ter o grupo nas mãos, visto que para um técnico de seleção, são raros estes momentos. A convocação porém gerou dúvidas, desconfortos e até revolta em alguns torcedores, por conta de escolhas com caráter muito pessoal de Adenor Bacchi. A pergunta que fica é: Tite tem crédito para fazer "tudo"?


Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City).
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Thiago Silva (PSG) e Rodrigo Caio (São Paulo). 
Laterais: Dani Alves (PSG), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético Madrid).
Volantes e meias: Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Guangzhou Evergrande/CHN), Fernandinho (Manchester City), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN), Guiliano (Zenit/RUS), Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea).
Atacantes: Neymar (PSG - um abraço pro Marcelo Bechler -), Gabriel Jesus (Manchester City), Luan (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool) e Taison (Shakhtar Donetski/UKR).


O primeiro ponto polêmico é no gol, Cássio viveu momentos ruins na temporada passada e até mesmo bem no início desta, mas vem jogando de forma soberba, claro que o lembrado como "no radar" Vanderlei também vem num momento incrível, mas Tite preferiu seguir com a linha de trabalho atual, não distoou, levou dois goleiros com quem já vem trabalhando e uma "aposta" que seria o goleiro do Corinthians. Alisson dificilmente sairia da titularidade pra desconvocação, mas Tite disse que priorizaria atletas do Brasil pelo fato do futebol europeu estar em pré-temporada, não foi o que se viu, ao contrário. O recado que ficou é que o goleiro da Roma precisa jogar para garantir a vaga por tudo que fez no ciclo de Copa e que há no mínimo sete goleiros no radar do treinador, nada impede que o goleiro do Peixe seja testado e quiçá, até vá para a Rússia.


Rodrigo Caio é um cara legal, mas a (com todo respeito ao torcedor e ao cronista do clube no blog) PENEIRA que é a defesa Tricolor passa muito pelo volante-zagueiro, não vejo nexo na convocação, num momento onde o seu clube apresenta várias falhas defensivas, nas quais ele também faz parte. Geromel é um cara que está á frente e em plena atividade, Felipe fez um bom trabalho no Porto e também poderia estar no radar, mesmo na China, Gil nunca decepcionou durante o trabalho e por que não, até David Luiz está na frente do zagueiro convocado. No mais, em relação á defesa, não se pode acusar Tite de "clubismo" por convocar Fágner e Cássio, se quisesse, Tite teria todas as justificativas do mundo para convocar Guilherme Arana, aí já entra na conta de um ranço em relação ao Corinthians


No meio e ataque, Giuliano é alvo de polêmica, também não faz parte de minhas preferências, mas quem convocar em sua vaga, Diego Souza? Rodriguinho? Talvez sejam opções melhores, mas a temporada passada no Zenit do camisa 7 foi muito boa, correspondeu com a camisa da seleção e tem a confiança de Tite. A situação de Taison é semelhante, fez ótima temporada no Shakhtar e tem a confiança de Tite, Diego Souza é também candidato a esta vaga, aliás, pessoalmente me parecia claro que ganhara pontos até mesmo em relação a Firmino, mas Tite citou um nível difícil do Brasileiro, que é algo nítido. Só não se pode pedir Lucas Moura na seleção, ele passou a metade final da temporada no banco como opção, Draxler tirou seu espaço e agora está prestes a deixar o time parisiense, simpatia pelo jogador é algo pessoal, mas há que ter um mínimo de critério, Lucas precisa voltar a jogar tudo que pode, o que parece difícil de acontecer, ao menos em Paris.


Mas, e a pergunta inicial? Vejam, o Brasil estava pra ficar fora da Copa e Tite mudou o patamar do time, o qualificando para a Copa de forma antecipada, demonstrando um magnífico padrão de jogo e hoje, no nível do Brasil (ou um pouco acima) somente Alemanha e França figuram. Isso porém não dá direito a Tite de fazer tudo o que bem entenda, de todas essas opções, qualifiquei apenas uma como inexplicável dado o momento e o crescimento, argumentos do próprio Tite, mas segue uma coerência, Rodrigo Caio está no grupo. Penso que Tite pode "errar" ou pensar diferente da maioria em momentos, mas não se pode questionar sua qualidade, seu suposto "clubismo" e menos ainda o seu caráter, Tite não se vende, apesar de estar com a CBF, os resultados estão vindo em campo, justamente por haver um distanciamento da gestão. É preciso que tenhamos um olhar crítico e analítico, mas jamais um olhar ingrato e condenatório.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Foto: MowaPress.





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours