Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.


28ª Semana De fim do Passe Livre à manifestações






Semana após semana, lá está Dória protagonizando algum tipo de polêmica. Desta vez, ela veio na edição de sábado (08) do Diário Oficial do município, portal onde a Prefeitura publica suas decisões, pelas mudanças, ou fim, do Passe Livre Estudantil. Implantado na gestão Haddad, o benefício, da forma que funcionava até sábado (08), simbolizava a democratização do serviço de transporte público. Até a decisão da Prefeitura de reduzir as cotas nos ônibus da capital, o estudante, beneficiário, efetuava uma recarga no mês para circular em todo o sistema, ônibus e trilhos (metrô e trens), gratuitamente.  No caso dos trilhos, o benefício era e, por enquanto, se mantém em duas viagens por dia. De acordo com a Prefeitura, as mudanças se darão no número de cotas para o uso nas linhas de ônibus da capital. O estudante, beneficiário do Passe Livre, que tinha cotas de 8 embarques por dia, terá, a partir de 1º de agosto, direito aos mesmos 8 embarques, mas com limitações no tempo entre eles. O benefício deixará de oferecer 24 horas para os 8 embarques, e passará a disponibilizar apenas  4 horas, divididas em 4 embarques a cada duas horas. Enfim, não há mais Passe Livre, o estudante da gestão Dória terá direito a um bilhete único em que não se faz recargas, mas também não usa. O projeto, da forma que era, permitia ao beneficiário circular pela cidade, inclusive para usar dos equipamentos públicos de cultura e arte, sem custos. E isto, desde o inicio dessa administração, parecia ser um incômodo para o prefeito e sua equipe. 


A Prefeitura alega que as mudanças são necessárias para a segurança do estudante que trabalha. Para ela, a redução nas cotas servirá como cobrança aos empregadores que se aproveitam do benefício para não pagar o VT aos seus funcionários. Esta mesma Prefeitura tem como comandante um defensor, férreo, da Reforma Trabalhista do Governo Federal pela “flexibilização” na contratação de trabalhadores. Na estância federal, ele diz que os custos na contratação de um funcionário é a razão para alto índice de desemprego. Aqui, ele avança contra os direitos estudantis sob a justificativa que os empregadores devem pagar o benefício de VT, um item que gera custos, os mesmos pelo qual ele luta contra. Na 27ª Semana, explicamos a razão desta contrariedade: a ordem em que se dão os débitos para àqueles que têm VT e Passe Livre. A sequência VT – Passe Livre no momento do embarque. Primeiro cobra-se o VT e, assim que não houver mais saldo no cartão, há o débito do saldo da gratuidade da Prefeitura, pelo Passe Livre Estudantil.


Dória e Sérgio Avelleda, secretário de transportes, disseram que a Prefeitura terá um saldo de R$ 70 milhões ao fim deste ano com as alterações. Bom lembrar que o sistema de ônibus da cidade está rodando com um contrato emergencial há mais de um ano. Sem licitação, Dória joga os custos pela falta de transparência, desta e da outra gestão, sobre os ombros do estudante. Assim como foi com os beneficiários do Leve Leite e de vans e micro-ônibus escolares, no início do ano.


Dória aproveitou a semana para anunciar reduções nos custos da Prefeitura. De acordo com ele, a parceria firmada entre a Prefeitura e aplicativos de transporte individual para substituir os veículos oficiais, trará uma economia de R$ 100 milhões para administração. O prefeito ainda divulgou números atualizados dos atendimentos na região da, agora, “Nova Luz”. A Prefeitura realizou mais de 58 mil abordagens e atendimentos nas Unidades Emergenciais de Acolhimento, os contêineres. No jornalístico  Profissão Repórter da TV Globo, os comandados do jornalista Caco Barcellos mostraram, mais uma vez, a realidade crescente da população em situação de rua na cidade. Em trechos do programa, os repórteres estiveram no Centro questionando se as ações, desmedidas, da Prefeitura contra dependentes químicos não foram um implicador para o aumento desta população, por conta da dispersão provocadas pelas ações policiais na Cracolândia. Os repórteres contaram, ainda, um pouco da história de uma gestante, já mãe de duas crianças, morando em uma das entradas da estação de metrô São Bento, no Centro. Em uma das partes, a reportagem mostra a simbólica cena desta gestante usando-se do banheiro da estação para dar banho em sua filha. Sob a inocência e singeleza, a garota convidou a repórter para conhecer sua casa (a barraca) e sua “mochila da barbie”. Enquanto isso, o prefeito aproveitou a quarta (13) para publicar um vídeo, muito deselegante e desrespeitoso, atacando o ex-presidente Lula, condenado a 9 anos e 6 meses de reclusão pelo juiz federal Sérgio Moro. Dória comemorou a condenação daquele que, para ele, é “maior cara de pau do Brasil” pelo “herói” Sérgio Moro.


Dória prolongou suas comemorações até a quinta (13) quando, em seu Facebook, convocou os paulistanos a compartilharem de sua alegria pendurando bandeiras nas cores verde e amarela pelas janelas, sacadas, portões e afins da cidade. Enquanto parte dos paulistanos seguiam o prefeito, outra parte, ainda, questiona muito a ação policial que, segundo testemunhas, matou um carroceiro na região de Pinheiros, na Zona Oeste. Na noite de quarta (12), Ricardo Oliveira Santos, conhecido naquela área como “Negão”, teria sido assassinado por PMs chamados para conter a presença do catador de recicláveis que pedia comida em um estabelecimento (parece que uma pizzaria) do bairro. As testemunhas que, segundo a Folha e G1, foram ameaçadas pelos policiais, disseram ter visto a brutalidade aplicada sobre o Ricardo. Segundo estas testemunhas e relato no Jornalistas Livres, mídia independente, Ricardo segurava um pau quando os policiais chegaram e dispararam três vezes contra ele. As testemunhas asseguram que os policiais recolheram as cápsulas e o corpo de Ricardo. A cidade acontece, enquanto Dória está nas redes. 


No programa Olho no Olho desta semana, Dória recebeu o radialista Eli Corrêa, aquele que vive no horário eleitoral obrigatório empurrando seu filho, deputado federal, Eli Corrêa Filho (DEM-SP) ao eleitorado. 


O prefeito terminou a semana acuado por manifestantes do movimento Levante Popular da Juventude que foi até a casa do prefeito, no Jardim Europa, bairro nobre da cidade, para protestar, entre outros temas, contra as mudanças no Passe Livre Estudantil. Dória ainda teve que dar esclarecimentos, pelas redes sociais, sobre a notícia de que a Prefeitura cortará a gratuidade dos idosos no transporte coletivo da cidade.


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours