Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.


 
24ª Semana De master em invasão a “Despacito”





Se Dória é mestre como orador, isto todo mundo sabe, agora, à frente da Prefeitura há 24 semanas, ele desenvolve seu ego sobre pessoas, especialmente quando estas são usuários e dependentes químicos. Nesta semana, Dória e sua cavalaria, reforçada, de Guardas Municipais invadiram a Praça Princesa Isabel, onde se instalaram os moradores da antiga Cracolândia, em busca de traficantes e drogas. Mais uma vez, a ação foi desastrosa e, como nas outras, somente dispersou, ainda mais, os usuários, além, é claro, das polêmicas quanto aos métodos usados. Após isto, a Prefeitura divulgou alguns números favoráveis à invasão policial desmedida. Segundo ela, pouco mais de 15 mil abordagens (15.651) foram realizadas e 7.406 encaminhamentos para os contêineres instalados na Região semana passada. Para o secretário de assistência e desenvolvimento social do município, Felipe Sabará, a solução se resume a uma passagem de ônibus para o retorno de migrantes dependentes. Ao menos assim ele fez com “Antonio”, dependente químico que, segundo ele, passou pela Unidade Atendimento Emergencial (UAE) e que desejava voltar para sua terra natal em São Luís, no Maranhão.  Em vídeo publicado nas redes sociais do secretário, ele acompanha o “dependente” até o Terminal Rodoviário do Tietê e filma o embarque do “Antonio”. As aspas se dão por falta de confirmação de dados do “Antonio” por parte da Prefeitura. O Ministério Público está investigando o caso que, no mínimo, expressa o descontrole de se “gerenciar” uma cidade. Mesmo assim, sem se ater aos dados dos “beneficiários” ou das condições que eles encontrarão em suas terras, não comunicando, nem mesmo, os familiares, a Prefeitura pretende dar sequência à prática.
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Prefeito ainda aproveitou a semana para regularizar sua, polêmica, habilitação. Assim que a Folha deu um puxão de orelha em Dória, noticiando que ele estava com sua carteira suspensa por problemas com velocidade, o prefeito comemorou na terça (13) o fim do curso online do DETRAN e a realização da prova de reciclagem de motoristas. Custos de andar “acelerando”.  Ainda neste meio automobilístico, presenciei esta semana uma situação que, para civilidade plena, deveria ser comum, mas que pela má interpretação do termo “avanço”, tem se perdido e, hoje, margeia a raridade. Um cobrador, ser em extinção, auxiliando uma moça deficiente física a descer do ônibus. Não contente de ter apenas operado o elevador para a cadeirante, ele ainda, a pedido de uma senhora que aguardava a moça na parada, auxiliou a cadeirante até o outro lado da avenida, onde o calçamento era melhor. Observando isto, me perguntei se devemos seguir demitindo ou “remanejando” estes funcionários baseados em números do Bilhete Único que determinam ao cobrador a função, única e exclusivamente, de cobrar a passagem ou, não seria melhor, buscar entender outros fatores como o auxilio ao passageiro sem discriminação. Isto além do fator pai e mãe de família ou, utopicamente, o reconhecimento como seres humanos trabalhadores que estes também são.  Enquanto isso, o prefeito prefere o banco de Carlos Alberto de Nóbrega ou “Jogo dos Pontinhos” do Silvio, como fez esta semana em visita aos estúdios do SBT. 


 Ainda na terça (13), Dória anunciou uma parceria com o Banco Itaú para ações na cidade. O mesmo Itaú que recebeu, recentemente, uma isenção de 25 bilhões pelo CARF (Conselho Administrativo de Receitas Fiscais), órgão submetido ao Ministério da Fazenda de Meirelles e Temer, e que, ao lado de outros bancos privados, tem ganhado com o sucateamento de bancos públicos.  Paralelo a isto, o Valor Econômico publicou uma reportagem em que “SP atrai 26 interessados em parques”, ou seja, 26 empresas privadas que, sim, devem assumir a administração dos parques municipais, inclusive Ibirapuera, Independência e Trianon. 
 
Imagem: Reprodução / Instagram

Já que a semana teve feriado prolongado, Dória aproveitou-o e viajou com a família. Ao lado de sua esposa, Bia Dória, o prefeito foi festejar os 15 anos de sua filha, Carol Dória, em San Juan, Porto Rico. Trajado com um camisão branco, semiaberto, Dória, além de estar a caráter, certamente aproveitou os seus “despacito” de Luis Fonsi.

Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours