Olá fãs da velocidade! Mês de junho é sempre o mês de uma das mais lendárias provas do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans. Realizada desde a década de 1920 no traçado do Circuit de La Sarthe, que mescla parte do circuito Bugatti com partes de rodovias locais, a prova sempre apronta das suas surpresas, e nesse ano o que mais vimos na França foram reviravoltas. No final, quem se deu bem pela terceira vez seguida e pela 19ª vez na história foi a Porsche, que com o carro #2 saiu do 57º lugar para a vitória no traçado francês! E a prova também foi excelente para os brasileiros, com presença garantida nos pódios de várias categorias. O JC traz agora o que de melhor aconteceu nas 24 Horas de Le Mans 2017:



Nas primeiras horas de prova, o que se viu na LMP1 foi um domínio da Toyota, que manteve constantemente o #7 de Conway/Kobayashi/Sarrazin na liderança. Quem vinha em segundo era o Porsche #1, guiado por Jani/Tandy/Lotterer. Na terceira e quarta posições vinham, respectivamente, o #8 e o #9 da Toyota, enquanto o outro P1 de fábrica, o Porsche #2, de Bernhard/Hartley/Bamber, ocupava a 57ª posição geral, depois de ficar quase uma hora parado nos boxes.

Nas demais categorias, os brasileiros faziam prova consistente desde o início! Nelsinho Piquet, junto com Mathias Beche (SUI) e David Heinemeier Hansson (DIN), revesava a liderança da LMP2 com os demais Oreca da pista, incluindo outro brasileiro, André Negrão (este que vinha de Alpine e dividia o cockpit com Nelson Panciatici (FRA) e Pierre Ragues (FRA)). Ainda na P2, Bruno Senna também vinha bem com seu Oreca, até perder muito tempo nos boxes devido à problemas mecânicos. Estreando em Le Mans, Rubens Barrichello guiou pela equipe holandesa Racing Team Nederland, mas nunca esteve próximo dos líderes. Em entrevista depois da prova, Rubens afirmou ter adorado a experiência, e disse que quer voltar. Amante da velocidade como é, certeza que Barrica deve pintar ainda por muitos anos em Sarthe.


Resultado de imagem para toyota le mans 2017A noite caía em Le Mans, e enquanto o trio do brasileiro Daniel Serra e dos britânicos Darren Turner e Jonathan Adam lutava pela ponta na GTE-Pro, o improvável acontecia lá na frente, na LMP1. Em menos de uma hora, a Toyota teve problemas em todos os três carros! O #8 de Buemi/Nakajima/Davidson teve problemas nos freios enquanto parado nos boxes, já o #9 e o #7 tiveram graves falhas e sequer conseguiram retornar à garagem, caracterizando o abandono. Com mais de uma hora perdida, o #8 voltava na 52ª posição geral, há 29 voltas do líder, o Porsche #1 (único LMP1 sem problemas até então) e com a certeza de que, mais uma vez, a Toyota sairia de Le Mans sem o tão esperado título.

O choro nos boxes japoneses contrastava com a contida alegria nos boxes alemães. O Porsche #1 liderava agora com 9 voltas de vantagem para o Oreca #38 de Ho-Pin Tung (HOL)/Thomas Laurent (FRA) e Oliver Jarvis (GBR), líder da LMP2! Só mesmo uma falha mecânica tiraria o título dos alemães...

Mas Le Mans é mesmo o lugar aonde absolutamente tudo pode acontecer. Restando menos de quatro horas para o fim da prova, o Porsche #1 simplesmente parou no meio do circuito! Fim de prova para o carro alemão, e quem lidera a classificação geral agora é o LMP2 da Jackie Chan Racing!

Mas se engana quem acha que tudo estava definido. Lembram do Porsche #2, que figurava em 57º? Pois bem, ele seguiu intacto desde então, e agora ocupa a segunda posição geral, e tem três horas e meia para descontar duas voltas do líder LMP2! Uma missão que exige muita precisão, mas longe de ser impossível para carros de extrema precisão como os LMP1, e claro, para pilotos de muita capacidade.

Resultado de imagem para porsche le mans 2017
Com pouco mais de uma hora para o final de prova, Timo Bernhard ultrapassa o Oreca #38 e assume a liderança para não mais perdê-la! Vitória sensacional, que marca o sucesso do retorno da Porsche para o WEC. Terceiro título seguido em Le Mans, 19º em toda a história. Tem que respeitar demais esses alemães...

Mas a ação ainda não acabou! Mesmo com a LMP2 definida, a luta na GTE-Pro durou até a última volta! Desde os últimos 50 minutos de prova, Jonathan Adam (Aston Martin #97) e Jordan Taylor (Corvette #63) seguiam colados um no outro, com o Vette na frente. No penúltimo giro, Taylor errou o ponto de freada e passou reto numa das chicanes da reta Mulsanne, o que ocasionaria um furo de pneu! Taylor até tentou segurar, mas quando abriu a última volta o pneu estourou completamente, deixando o caminho livre para o triunfo de Adam/Turner/Serra! E o erro de Taylor acabou lhe custando até mesmo o segundo lugar, ocupado pelo Ford #67 dos britânicos Harry Tincknell e Andy Priaulx e do brasileiro Pipo Derani! Pódio duplo para o Brasil na GTE-Pro.

O balanço final ficou assim:
Na LMP1, vitória do Porsche #2, com o Toyota #8 (que terminou em 9º na geral) em segundo. Apenas esses dois carros completaram a prova;
Na LMP2, vitória do Oreca#38 de Tung/Laurent/Jarvis, com o Oreca #13 de Nelsinho/Beche/Hansson em segundo e o Oreca #37 de Cheng (EUA)/Gommendy (FRA)/Brundle (GBR) em terceiro;
Na GTE-Pro, primeiro lugar para o Aston Martin #97 de Serra/Adam/Turner, segundo posto para Priaulx/Derani/Tincknell do Ford #67 e terceiro lugar para o Corvette #63 de Taylor (EUA)/García (ESP)/Magnussen (DIN);
Por fim, na GTE-Am, vitória da Ferrari #84 do ex-F1 Will Stevens (GBR)/Robert Smith (GBR)/Dries Vanthoor (BEL). Completaram o pódio a Ferrari #55 dos britânicos Duncan Cameron e Aaron Scott, além do italiano Marco Cioci, e a Ferrai #62, dos norte-americanos Townsend Bell, Bill Sweedler e Cooper MacNeil.

Mais uma vez, Le Mans nos presenteia com uma prova fantástica. Depois do drama da Toyota no ano passado, dessa vez a Porsche também sentiu o gostinho do que é perder uma corrida praticamente ganha. Mas os alemães não se renderam, deram tudo o que podiam e acabaram com uma das maiores reviravoltas do esporte a motor no mundo. E essa é a alma do automobilismo: ganha quem é rápido, mas só ganha quem chega no final.

*ATUALIZAÇÃO: na tarde desta segunda-feira (19/06), o Oreca #13 (de Nelsinho Piquet), foi desclassificado da prova por alterações ilegais durante a corrida. Com isso, o Alpine A470 #35 de Nelson Panciatici/André Negrão/Pierre Ragues herdou o 3º lugar no pódio da LMP2.
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours