Olá fãs da velocidade! Chegou o dia mais esperado do ano para quem curte automobilismo! Tradicionalmente, o dia do GP de Mônaco é também o dia das 500 milhas de Indianápolis, e por mais que isso tenha efeitos negativos, acaba sendo um dos dias mais empolgantes do ano para nós, fãs de corridas de automóvel, já que temos uma verdadeira maratona de automobilismo na TV.
E é claro que nós do Jovens Cronistas não iríamos deixar nenhuma das categorias de lado. Na crônica de hoje, você tem um resumão do que de melhor aconteceu, tanto no GP monegasco como na Indy 500.

Começando pela Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco marcava um momento diferente na categoria. Depois de muito tempo, a Ferrari voltava a largar com seus dois pilotos na primeira fila, e graças ao problema de Hamilton no sábado, tinha grandes chances de voltar a vencer no principado, coisa que não acontecia desde 2001, com Michael Schumacher.

Pois bem, o momento de maior tensão na prova, a largada, acabou sendo tranquila. O top 3 se manteve inalterado, enquanto Hamilton já aproveitava para ganhar duas posições e se aproximar da zona de pontuação. Ricciardo, na quinta posição, ensaiava um ataque sobre Verstappen, mas não houve disputa efetiva pela posição.

Com o passar das primeiras 20 voltas, foi se instalando aquele marasmo habitual na prova, este ano com efeito ainda maior graças a turbulência dos novos carros. Praticamente ninguém conseguia se aproximar muito dos oponentes, e até que Kimi Räikkönen, líder da prova, alcançasse os retardatários, absolutamente NADA aconteceu na corrida.

Assim que encontrou caros mais lentos, Kimi começou a perder muito tempo, e a boa vantagem de 3 segundos para Vettel diminui drasticamente. Até mesmo Bottas e Verstappen chegaram a encostar nos líderes, que logo depois de ultrapassarem a McLaren de Jenson Button voltaram a abrir.

Chegava então a primeira (e única) rodada de pits, e aí acontecera também o grande momento do fim de semana. Andando na frente, Kimi Räikkönen foi chamado primeiro pela Ferrari e voltou sem tráfego. Porém, o finlandês não conseguiu imprimir um bom ritmo na pista com os supermacios, enquanto Vettel seguia voando com os ultramacios.

Resultado de imagem para vettel monaco 2017O alemão retardou a parada, e com duas voltas voadoras, ganhou a liderança nos boxes. Com o mesmo composto que o companheiro, Vettel seguiu sendo muito mais rápido, abrindo rapidamente uma consistente vantagem de nove segundos para o finlandês.

A mesma situação acabou acontecendo na Red Bull, aonde Daniel Ricciardo voltou à frente de Verstappen (e inclusive de Bottas, assumindo também a 3ª posição) após retardar a parada. Não acredito que as equipes tenham preterido um ou outro piloto. Era difícil de imaginar que o o ultramacio desgastado fosse melhor que o supermacio novo, mas foi o que acabou acontecendo! Coisas de corrida.

A prova seguiu monótona, até que Jenson Button resolveu colocar o bico aonde não deveria, mais precisamente no meio da Sauber de Pascal Wehrlein. O inglês causou um duplo DNF e ainda por cima uma imagem bem incomum ao deixar Wehrlein com duas rodas para o ar! No final, tudo bem com o alemão e punição para Jenson, que voltou da aposentadoria para um melancólico fim de semana (mais um) da McLaren. O time inglês ainda perderia Vandoorne, que bateu na Saint Devote.

Aliás, cabe uma dura crítica ao pessoal que  cuida do asfalto de Mônaco. O buraco no melhor estilo 'rodovia brasileira' que se formou na curva 1 é inadmissível numa prova tão importante como o GP de Mônaco. Além de causar vários abandonos, afeta diretamente a imagem do GP e da categoria. Uma falha que precisa ser revista.

Como de praxe, a procissão seguiu até o fim da prova. Vettel ganhou, com Räikkönen em segundo e Ricciardo em terceiro. Hamilton foi o último a parar e conseguiu um interessante 7º lugar, salvando alguns pontinhos importantes pro campeonato, que agora tem Vettel líder com 25 pontos de vantagem para Hamilton. Nos construtores, a Ferrari ultrapassou a Mercedes, e lidera com 17 pontos de frente!

Hora de ação!

Meus amigos, agora é o momento de falar da maior prova do automobilismo mundial, e que mais uma vez, deu um show! As 500 milhas de Indianapolis começaram com a desconfiança de uma possível chuva, logo descartada pelos meteorologistas. Melhor assim, para que nada estragasse o dia em que um novo rei seria coroado.

Resultado de imagem para dixon crash
O começo de prova em Indiana foi relativamente tranquilo. Nas primeiras 60 voltas, Alexander Rossi e Fernando Alonso, grande estrela da companhia neste final de semana, foram os que mais se destacaram. Consistente desde os treinos, Alonso liderara algumas voltas e vinha se mantendo no pelotão dianteiro, o que é importante em provas de longa duração. As Chip Ganassi de Tony Kanaan e Scott Dixon chegaram a liderar bem a prova, mas caíram bastante no segundo stint. E andar no meio do pelotão acabou sendo uma péssima experiência para Dixon...
O neozelandês vinha atrás de Jay Howard, que bateu no muro e foi para o meio da pista. Sem tempo de desviar, Dixon acertou o carro de Howard e decolou, indo parar no muro interno do oval, num acidente impressionante! Milagrosamente, Dixon deixou o carro andando e sem nenhum ferimento. Louvemos o advento da tecnologia, que ajuda muito nessas situações, e também a sorte que Dixon teve de não ter sofrido um impacto sério na cabeça.

Passada a bandeira vermelha, a ação voltou ao speedway, e novamente as Andretti apareciam bem na prova. Dessa vez, Ryan Hunter-Reay era quem chegava paraa briga, dividindo a liderança com Alonso e Rossi. Helio Castroneves começava a escalar o pelotão e dava pinta de que queria algo mais.

Já depois da volta 100, mais uma bandeira amarela no circuito devido à acidente. O veterano Buddy Lazier rodou na saída da curva 2 e bateu forte no softwall. Nada de mais grave e algumas voltas depois a bandeira verde era novamente agitada em Indiana.

Chegando já a 3/4 de prova, começava a luta para economizar combustível. Depois do abandono de Hunter-Reay (quebra de motor), Max Chilton, Charlie Kimball e Ed Jones apareciam na ponta, precisando de uma amarela pra entrar de vez na briga. E ela veio... E com mais uma quebra de motor, só que do próprio Kimball, que abandonava a disputa.

Resultado de imagem para alonso indyAinda restando pouco menos de 40 voltas para o final, haviam dúvidas sobre quem conseguiria realmente levar o carro até o final da corrida. A possibilidade de qualquer pane seca foi aniquilada com mais uma amarela, dessa vez com Fernando Alonso, vítima (adivinhem só) de mais uma quebra de motor Honda!
Brincadeiras a parte, uma pena o espanhol não ter completado a corrida. Porém o próprio Fernando se divertiu bastante, adorou a experiência e prometeu voltar! Certamente um grande passo para que o público europeu passe a ver a Indy com novos olhos e que, num futuro breve, possamos ter o fim dessa coincidência de datas e ver Indy 500 e Mônaco em finais de semana diferentes.

Voltando a prova, logo após a bandeira verde, mais um acidente na prova, que acabou envolvendo pelo menos quatro carros e tirando alguns postulantes à vitória, como Will Power e Oriol Servià.

Finalmente, restando 11 voltas para o fim da prova, a bandeira verde foi tremulada pela última vez. Rapidamente, Chilton foi ultrapassado, caindo para quarto. Takuma Sato era quem liderava a prova, seguido por Ed Jones e Helio Castroneves. O brasileiro vinha com mais ação, passou por Jones e depois por Sato, assumindo a liderança da prova!

Resultado de imagem para sato indy
Com 5 voltas para o final, Sato deu o troco, e dessa vez definitivamente. Helio até tentou na penúltima volta, mas perdeu o contato e aí foi só trazer o carro pra casa! Numa prova histórica, Takuma Sato tirou a zica de 2012 e se tornou o primeiro japonês a vencer a Indy 500! Um momento único no automobilismo japonês, que mesmo com toda a desconfiança em cima da Honda, emplaca uma vitória com piloto e construtor nacional em Indianapolis. Com certeza, o dia será de muita festa na terra do sol nascente, que tem agora seu lugar ao sol na maior prova de automobilismo do mundo!

Muito obrigado a quem embarcou com a gente nessa maratona de automobilismo desse domingo! Sigam o Jovens Cronistas nas redes sociais e não deixem de acompanhar nossos posts sobre velocidade aqui no blog. Abraço e até mais!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours