Olá fãs do futebol europeu!! Estamos de volta neste meio de semana para falar sobre a grandiosa final da Europa League desta quarta-feira. Grandiosa pois a partida reunia dois dos maiores gigantes do futebol no velho continente: Manchester United e Ajax se enfrentavam para decidir quem sairia com o título.
Se a partida era excelente em termos de história, o mesmo não se pode dizer do jogo em si. Com uma proposta majoritariamente defensiva, o Manchester United aproveitou as oportunidades que teve e praticamente não deu chances ao Ajax, conquistando até com certa facilidade o último título que lhe faltava em sua história!



O jogo começou com o time de Manchester tomando a iniciativa. Já nos primeiros minutos, Onana teve de trabalhar algumas vezes para evitar que o time vermelho saísse à frente no marcador. Enquanto isso, o Ajax parecia um pouco nervoso, errando passes simples já próximo a intermediária do adversário. Foi então que o United resolveu adiantar um pouco mais a marcação, e logo teve resultado.

Aos 14 minutos, em cobrança de lateral, Riedewald acabou devolvendo a bola no pé de Fellaini, que trouxe pro meio e tocou para Pogba. O francês ajeitou o corpo e bateu forte para o gol, a bola desviou em Sánchez e matou o goleiro Onana, 1 a 0 Manchester!
Com o gol cedo, o time de Mourinho passou a se sentir muito mais a vontade em campo, exatamente o oposto de seu adversário. Com um time muito jovem em mãos, Peter Bosz pareceu não encontrar o equilíbrio necessário entre seus jogadores, que cansavam de errar passes simples já no campo de ataque.

Mesmo atrás do marcador, se via um Ajax sem criatividade, completamente anulado pela excelente marcação do Manchester United. Klaassen, Schöne e Dolberg pouco apareceram para o jogo, deixando o ataque dos holandeses limitados a raras escapadas de Traoré e Younes.
Mesmo com pouca posse de bola, o time de José Mourinho permanecia tranquilo, tal qual seu comandante no banco de reservas. Com todos os jogadores concentrados na marcação (exceto Rashford, isolado como centroavante), vez ou outra os ingleses incomodavam Onana, seja com as boas arrancadas de Valencia ou em bolas cruzadas na grande área.

O intervalo veio e com ele a certeza de que o Ajax precisava de mudanças. Precisava efetivamente jogar o jogo, arriscar mais e incorporar o espírito de final para que pudesse incomodar o adversário. Para o ManU, o seu feijão com arroz já bastava. Manter o jogo morno e quem sabe ampliar a vantagem praticamente selaria o título em favor dos Red Devils.

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte e atividades ao ar livre
Veio a segunda etapa, e o Ajax até tentou se lançar ao ataque logo nos primeiros minutos, mas os holandeses não contavam com a resposta dos ingleses. Após escanteio cobrado na direita, Smalling desviou de cabeça e Mkhitaryan completou dentro da pequena área, marcando 2 a 0 com 3 minutos jogados! Um gigantesco balde de água fria em cima dos comandados de Peter Bosz, que se viram em um verdadeiro caos!

A equipe seguiu cometendo os mesmos erros da primeira metade. Passes precipitados e a falta de criatividade tornaram o time completamente submisso a defesa do Manchester United em todo o segundo tempo! Mesmo com a maior posse de bola e a necessidade de agredir o adversário, Quem acabou criando mais chances de gol foi o próprio United, que ameaçou por vezes nas arrancadas de Rashford e Lingard.

Com as entradas de David Neres e Donny Van de Beek, o Ajax até melhorou e chegou a levar perigo em algumas ocasiões, mas já era tarde. A noite era mesmo de Mourinho e companhia, que devolverão o Manchester United a levantar um título europeu desde 2008, e de quebra, quebrando uma hegemonia de três anos consecutivos com títulos de espanhóis.
Uma vitória merecida, especialmente pela apresentação no jogo de hoje. Um time que não foi espetacular, muito menos jogou "bonito", mas jogou pra vencer. Controlou o adversário durante os 90 minutos, não deu chance ao azar e faturou a taça com méritos!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours