Vasco começou com pé esquerdo na estreio do brasileiro (Foto: Vasco/Divulgação)

Desde a semifinal do Campeonato Carioca, foram mais de 20 dias em que o Vasco não jogou uma partida oficial. Na estreia do Campeonato Brasileiro, a equipe foi derrotada pelo Palmeiras pelo placar de 4 a 0 com dois gols do colombiano Borja, um do venezuelano Guerra e Jean, já dando preocupações a toda nação cruzmaltina, que teme mais um possível rebaixamento do Vasco.

O primeiro tempo começou equilibrado, mas o Vasco como sempre, pecou na marcação, dando espaços ao Palmeiras, onde fez o primeiro gol de pênalti cometido pelo zagueiro Jomar. Com o primeiro o gol sofrido, o Vasco foi pra cima em busca do empate, mas não conseguia finalizar, principalmente nos pés dos principais jogadores como Nenê e Luis Fabiano. A única oportunidade veio com o jovem volante Douglas, mas infelizmente, o Palmeiras ainda fez outro gol numa falha de marcação.

Os times vieram com a mesma postura no segundo tempo, mas o Vasco não conseguia furar a boa marcação do Palmeiras, para complicar, o técnico Milton Mendes tirou o volante Jean e colocando o jovem atacante Paulo Victor, ficando mais exposto, até o Palmeiras fazer o terceiro gol com Borja. Milton fez mais uma substituição, tirando Luís Fabiano e colocando o atacante Kelvin e teve mais três chances, quando Nenê chutou para fácil defesa do goleiro Fernando Prass também com Douglas chutou de fora da área e a bola bateu na trave. Sem conseguir fazer um gol, o Palmeiras fez o quarto, segundo de Borja, em mais um pênalti feito por Jomar. Final, 4×0 Palmeiras.

A goleada sofrida mostra muitas preocupações a nossa torcida, mas alguns pontos podemos falar que temos uma mudança. Milton Mendes não tem medo de colocar os jovens no time, foi assim com Matheus Vidal no lugar de Wagner, mas não criou uma solução para a zaga, que já era problema no inicio da temporada e na partida foram usada a zaga reserva da Série B. Jomar até fez boas apresentações no estadual, mas foi o personagem principal na partida (negativamente). Rafael Marques está em fim de carreira e deixa a defesa mais lenta. Será que as vindas de Paulão, Breno e talvez Anderson Martins serão a solução?

Outro ponto é o ataque, Luis Fabiano veio como principal esperança de gols e até agora não fez o que era esperado. O Vasco ainda dispensou Ederson e devem sair Muriqui e Thalles. "Fabuloso" está com 36 anos e não deve jogar todas as partidas e não temos um substituto a altura, além disso, Milton não teria coragem de colocá-lo no banco de reservas, além do meia Nenê, que mesmo em péssima fase, vem sendo um dos destaques do elenco, junto com Douglas e Martín Silva, algo que os reforços até agora não mostraram a que vieram.

O Vasco tem muitos problemas, tanto dentro como fora de campo e a expectativa não é a mesma que de seu mandatário. Não creio que tenha elenco para cair, mas tudo dependerá das primeiras rodadas e da possível permanência de Milton Mendes, caso tenha uma seqüência de derrotas, mas vamos confiar e acreditar no vascão, que voltará no próximo domingo, dia 21, contra o Bahia, em São Januário.


*José Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduado em história. Ama futebol e um bom papo de botequim.



Compartilhe:

José Nunes

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours