Após perder de goleada para o Palmeiras em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Bahia em São Januário no placar de 2 a 1 com os gols de Yago Pikachu e Luís Fabiano. Na próxima rodada, o adversário será o Fluminense, sábado, dia 27.

Com 19 mil presentes, o Vasco teve o domínio completo das ações no primeiro tempo, criando grandes oportunidades. Aos 7’, o time chegou em jogada de bola parada. Douglas levantou na área, e Luis Fabiano apareceu bem para cabecear para a defesa de Jean, destaque do Bahia na partida. O time apostou em jogadas rápidas pelas laterais, sendo superior durante toda a primeira etapa, mas não conseguindo abrir o placar. No segundo tempo, o Vasco conseguiu abrir o placar aos Aos 8’, quando Luis Fabiano encontrou Yago Pikachu, que abriu o placar para o time de São Januário.  O Vasco continuou pressionando, até que Luis Fabiano aos 29 minutos amplia para o Cruzmaltino, com a jogada iniciada por Gilberto pela direita, Kelvin tentou marcar, mas o goleiro do tricolor baiano faz a defesa e, no rebote, Luis Fabiano aumentou a vantagem dos vascaínos: 2 a 0. O Bahia descontou aos 37’, em chute cruzado de Gustavo, mas não foi suficiente e o Gigante da Colina consegue a sua primeira vitória e diante da sua torcida que fez uma festa na arquibancada.

Nessa rodada, vimos um Vasco diferente, começando por Nenê, que após completar 100 jogos pelo Vasco, foi para o banco de reservas, por opção do técnico Milton Mendes. Com essa mudança, a equipe começou a partida no 3-6-1, colocando Jean, que não atuou bem e quase foi expulso, como terceiro zagueiro. No meio, Milton utilizou aquilo que chamamos de futebol total, onde todos defendem e todos atacam, deixando o Douglas mais na frente e o Luís Fabiano isolado. No lugar de Nenê, entrou Kelvin, deixando o Mateus Vital mais e atuando pela esquerda e Pikachu pela direita (no segundo tempo inverteram). Mateus deu mais mobilidade e conseguiu criar boas chances. Diferente do Nenê, o jovem fugiu mais da marcação, dando mais velocidade.

O Vasco teve a estreia do zagueiro Paulão, ao lado de Rafael Marques, fazendo uma boa atuação, ganhando todas as antecipações e divididas e até deu bronca nos erros dos companheiros, saindo ovacionado. Breno foi outro que estreou, mas fez uma partida apagada, diferente dos bons tempos da época do São Paulo. O destaque da partida foi o Luís Fabiano, fazendo a sua melhor atuação com a camisa cruzmaltina. O atacante perdeu dois gols feitos, deu um ótimo passe para o gol de Pikachu e fez o segundo (o seu 400º na carreira).

Apesar da boa atuação do Vasco, o Vasco ainda precisa melhorar muito, principalmente na defesa, onde os zagueiros não tem qualidade técnica para sair com a bola, onde o Bahia fez uma boa marcação, fazendo a equipe utilizar chutões. Esperamos que Breno faça essa função, que fez ele um dia chegar a seleção. Outro fator que pode ajudar o Vasco é a presença da torcida e o fator casa, podendo fazer do Vasco mais forte e sem preocupar com a zona de rebaixamento e sem preocupar a todos nós vascaínos.


*José Nunes (@JosecleiNunes) é colunista do site Esportes Mais. Escritor, graduado em história. Ama futebol e um bom papo de botequim.
Compartilhe:

José Nunes

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours