Amigos, amantes do Calcio, como vocês podem ver, nesta 37ª rodada, a Juventus, que no meio de semana já havia conquistado o tricampeonato da Coppa Itália com a vitória por 2 x 0 ante a Lazio, confirmou a conquista do hexacampeonato da Série A TIM após derrotar um adversário que vem crescendo nas rodadas finais, no desespero para evitar a degola que é o Crotone, que não teve forças para encarar a Vecchia Signora para deixar a zona da degola e diminuir mesmo que minimamente as chances dos comandados de Allegri. Os apoteóticos gols "do título", na vitória por 3 x 0, foram marcados por Mandukic, Dybala e pelo convocado por Tite para ser experimentado, Alex Sandro. 


O que dizer sobre esta dominante Juve, ela consegue no momento onde tem menos medalhões que talvez há duas, três temporadas, ser mais eficiente, ser ainda mais letal, a qualidade dos adversários atrás cresceu, sobretudo do Napoli, mas ainda assim há um hiato, que não se sabe quando diminuirá, não se sabe quando teremos uma temporada na Itália que se inicie sem que haja um franco favorito ao título, ele venha de Turim e vista preto e branco. O time tem reais chances de parar o Real Madrid e erguer a taça da Champions, dando um presente ao ídolo que é o grande presente para a torcida e para o futebol mundial, Gianluigi Buffon. 

A ressalva apenas, é que apesar de não ter condição alguma de falar como torcedor especificamente da Juventus, sinto como amante de futebol e também torcedor, que além campo, se o torcedor tivesse de fazer um pedido, seria o de pôr fim nessa ideia de mudança no escudo.



Chievo 3 x 5 Roma

Quando entrou em campo no sábado (20) para encarar fora de casa o Chievo, o time da capital tinha ainda remota esperança de levantar a taça, apesar de saber que era quase impossível e que, honestamente, não seria condizente com tudo que aconteceu na temporada, o time oscilou demais entre grandes e terríveis partidas. 

Nesta, um show de gols, mais uma vez a fragilidade defensiva ficou evidente, mas a vitória veio em uma grande exibição ofensiva, com mais um de Dzeko, artilheiro do campeonato e dois da "dupla faraônica" El Shaarawy e Salah. Os gols do time da casa foram marcados pelo argentino Castro e duas vezes o atacante italiano Inglese. Detalhe para um brasileiro de 17 anos que atuou na etapa final, 


Napoli 4 x 1 Fiorentina

Outro que ainda sonhava remotamente com o título no sábado era o Napoli, a goleada com uma maior margem, com um gol sofrido, ante uma adversária muito mais dura como a Viola, mostra bem a diferença de consistência das equipes, apesar de a Roma estar um ponto a frente na tabela. 

Foram dois de Mertens, que ainda luta pela artilharia da competição, um de Insigne e a abertura da conta ficou por conta do zagueiro Koulibaly aos 7 de jogo. O gol adversário saiu aos 15 da etapa final com Ilicic. 



Milan 3 x 0 Bologna

E o Milan, depois de tanto sofrimento, tanta pedrada muitas vezes do próprio torcedor (o que em parte é compreensível, pela história e o gigantismo rossonero) o time conseguiu com a sexta posição e o título da Coppa Itália pelo campeão italiano, uma vaga na fase classificatória da UEFA Europa League, voltando após três temporadas. 

Os gols saíram todos na segunda metade da etapa final, com Deulofeu, Honda (tu ainda existe meu filho?) e Lapadula. 

Vejam, esse elenco do Milan é muito, muito jovem, com muitas apostas, muitas peças que tem muito pra crescer, com a falta de quem possa representar um diferencial, um jogador que possa mudar o rumo de uma partida. Nesse sentido, sempre nos posicionamos contrários a uma demissão de Montella, por entender que este tirava o máximo dessa garotada, agora a expectativa é de que mais do que nunca, com grana, o técnico tenha respaldo e que as contratações não abusem do aporte financeiro do clube, vimos clubes que gastaram demais, inclusive em termos salariais, com jogadores para composição de elenco, não é este o caminho. Para composição de elenco o Milan tem, Deulofeu, Bonaventura, Bertolacci, Locatelli, Kucka e por aí vai, há que usar este novo aporte, este novo horizonte com inteligência e não é inteligente mudar por mudar. 


Lazio 1 x 3 Inter 

Na penúltima rodada, a vida de Lazio e Inter também já entrou definida, os visitantes com todo (e pouco criterioso) investimento, fora das competições Europeias e o time da casa com vaga na fase de grupos da Europa League garantida. Ainda assim foi um bom jogo e mesmo fora de seus domínios e até então sem vencer desde o famigerado 7 x 1 (esse troço da azar mesmo, alô Tottenham) ante a Atalanta, a vitória foi para os nerazzurri. Andreolli, Hoedt (contra) e Eder foram os autores dos gols da Inter. Baldé, autor do gol da equipe da casa ainda foi expulso na etapa final. 

Na Lazio, também gosto do trabalho de um jovem treinador, Simone Inzaghi fez um bom trabalho, creio que essas oscilações tem de diminuir caso o time queira pra valer chegar pra uma Champions. É isso que falta e claro, tornar ainda mais forte o elenco, o time é bom, quando se olha pro banco talvez (ou com certeza), não se vislumbra a mesma qualidade. 

Já na Inter, é isso, queda de treinador antes do fim da temporada, contratações, muitas delas questionáveis e a culpa não é só de Pioli, longe disso, colocar isso é querer e gostar de se enganar. Exemplo claro disso (mas longe de ser o único) é Gabriel Barbosa, ok, se imagina que seja mais jogador que Eder (há controvérsias) se imagina que (o que talvez ele não faça) na posição de criação (vejam só) em um jogo como este era válido colocá-lo na vaga de Brozovic (mas também hein, que coisa feia), ou até na vaga de Candreva (é, enfim), essas opiniões são questionáveis, umas mais, umas menos, há quem o ache "mais jogador" até que Icardi, brazucada total. O que é errado neste caso específico é o jogador sair como saiu, peitando, achando que é maior do que quem está em campo, que é maior que o comando, que o clube. Nem que fosse PELÉ. Punição é pouco, é um cara que infelizmente, não está aprendendo nada com o que está "sofrendo" na Itália. O trabalho é recompensado, o CHORORÔ....


Por fim, destaco o bonito gesto da torcida laziale, emocionante, uma luz em uma relação de rivalidade onde não há respeito e respeito é sempre fundamental. 


Demais Resultados

Udinese 1 x 1 Sampdoria
Genoa 2 x 1 Torino
Sassuolo 6 x 2 Cagliari
Empoli 0 x 1 Atalanta


Encerraou a rodada nesta segunda o com todo respeito, "jogo da depressão", entre os rebaixados Pescara e Palermo, que terminou com vitória do time da casa por 2 x 0.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP, Getty e LaPresse. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours