Após vencer o Boavista em partida válida pela quinta rodada da Taça Rio, o Vasco venceu Nova Iguaçu no Estádio Moça Bonita, em Bangu, no placar de 2 a 0 com os gols de Rafael Marques e Yago Pikachu, garantindo a classificação da equipe às semifinais da competição e também do Campeonato Carioca. Na semifinal da Taça Rio, o Gigante da Colina irá encarar o Flamengo no próximo domingo, dia 9, com vantagem do empate. Na semifinal do Estadual, o adversário será o Fluminense, dia 23, com vantagem para o Tricolor.

Pikachu tem sido um dos destaques do Vasco de Milton Mendes (Foto/Vasco Divulgação)

Nas duas partidas ultimas partidas do Vasco contra as equipes do Boavista e Madureira podemos ver algumas mudanças táticas, mas com poucas melhoras e com algumas falhas de sempre. Contra o Boavista, vimos a entrada Julio dos Santos na zaga, já testado na zaga por Cristóvão Borges. O jogador já atuou em todas as posições no meio-campo, defensivas e ofensivas desde a sua chegada no time em 2015 e não comprometeu contra o time da cidade de Saquarema. Outro que entrou improvisado foi o Escudero como segundo volante e o técnico Milton Mendes ainda teve que mudar o time após a contusão do Thalles, colocando Muriqui como centroavante, que desde a sua ao Vasco, ainda não mostrou ser aquele jogador que teve sucesso na Ásia e sua entrada desorganizou o time, mesmo com isso, apesar do temporal, o Vasco venceu com o gol de Douglas que tem sido um dos destaques da equipe.

A vitória contra o Nova Iguaçu foi a primeira com dois gols de diferença desde fevereiro contra o Santos do Amapá, realizado em fevereiro na primeira fase da Copa do Brasil. Nessa partida, o time mostrou um padrão tático diferente da partida contra o Boavista, usando jogadas ensaiadas nas bolas paradas. Um desses lances resultou no primeiro gol sobre o Nova Iguaçu, marcado pelo zagueiro Rafael Marques. No ataque, o time está acertando na frente colocando Pikachu e Kelvin nas pontas trocando os lados no decorrer da partida, com Nenê centralizado Luís Fabiano isolado no ataque. Milton Mendes parece ter acertado com Yago Pikachu jogando no meio de campo e marcando três gols nos últimos quatro jogos, se tornando uma peça importante para a equipe. Já a defesa continua preocupando. Rodrigo retornou e jogou mal, Rafael Marques vem jogando bem, mas colocando os dois como titulares, a idade pode pesar, sendo presa fácil para um ataque mais veloz, onde temos o Jomar, que tem mais velocidade e pouca técnica. Esses problemas mostram que o Milton Mendes tem muito trabalho para resolver, principalmente se confirmar a saída do Luan para o Palmeiras.

A escalação atual do Vasco pouco mudou em comparação ao time de Cristóvão Borges. Desde a chegada de Milton Mendes, foram três vitórias, contra times de menor investimento e um empate com o Flamengo. A partida contra o Nova Iguaçu foi a última que o Vasco “podia testar”, pois agora vem as semifinais da Taça Rio e do Estadual e depois disso vem o Campeonato Brasileiro e cada jogo é importante e se o Vasco continuar jogando assim, será preocupante. Dos nove reforços só Gilberto tem atuado bem e os destaques da equipe do técnico são velhos nomes como Douglas, Andrezinho, Nene e Pikachu e a partir de agora será difícil testar o elenco, pois muitas coisas precisam se acertar, começando pelo Kelvin que não vem atuando bem e na partida contra o Nova Iguaçu podia ter colocado o Manga em seu lugar, não o Julio dos Santos, como fez o Milton Mendes, adiantando o Douglas, que poderia está jogando de volante e não na função mais ofensiva como fez o técnico na partida.


No próximo domingo, dia 9, o Vasco enfrenta o Flamengo e Milton Mendes terá uma semana para ajustar esses erros, mas precisamos aguardar nesta segunda-feira, o resultado do julgamento envolvendo o Luís Fabiano. Caso ele seja suspenso, que é algo bem provável, o Milton terá que resolver esse problema, caso o Thalles não volte a tempo de jogar. Então vamos torcer para que tudo der certo e que o Vasco preocupe menos a nossa torcida. Então até a próxima crônica e saudações vascaínas.


*José Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduado em história. Ama futebol e um bom papo de botequim.
Compartilhe:

José Nunes

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours