Saudações tricolores! Ontem o São Paulo teve sua primeira participação na Copa do Brasil 2017. O time foi ao Maranhão enfrentar o Moto Club. Nessa primeira fase a decisão é com partida única e o SPFC chegava com a vantagem de empate. O placar foi magro, o time teve alterações, criou oportunidades, mas a pontaria tem que melhorar. De quebra tivemos a confirmação da contratação de Lucas Pratto, agora ex-Atlético-MG, mas isso será comentado depois. Vamos ao jogo!

Copa do Brasil 2017 - Moto Club-MA 0 x 1 São Paulo

Escalação
Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; João Schmidt, Thiago Mende e Cícero; Neilton, Cueva e Gilberto.

O Jogo
Primeiro tempo
O São Paulo quis resolver logo o jogo. Junior Tavares estava ligado no lance e lançou Gilberto à frente que foi mais esperto e na saída do goleiro Ruan apenas deu uma cavadinha e marcou de cobertura,  Após isso Maicon teve duas oportunidades em cobranças de falta de longa distância. Uma com jogada ensaiada para Rodrigo Caio, mas estava impedido, e outra chutando direto para o gol, mais colocado e pouca força, onde o goleiro conseguiu guardar no peito. Thiago Mendes se lançou algumas vezes ao ataque pelo meio e pelo lado esquerdo. Deus alguns passes, mas em cruzamentos e finalizações foi bem feio. Neilton perdeu uma boa oportunidade de marcar quando recebeu  disputando com o zagueiro. Apesar de ganhar com o corpo chutou de esquerda e cruzado na direção do goleiro.

Segundo tempo
A etapa final o SPFC demorou para conseguir ir ao ataque. O Moto Club quis pressionar mais à frente trocando seu atacante. Gilberto perdeu uma boa jogada que poderia ter ampliado, assim como Cícero chutou contra o goleiro. O Tricolor também tomou susto, mas Junior Tavares não sentiu a responsa e bloqueou a finalização. Rogério Ceni quis renovar as forças do ataque e do meio campo trocando Gilberto por Chavez e Thiago Mendes por Araruna. Poucas chances aconteceram de ambos os lados. Lá pelos 30 minutos Ceni quis garantir o 1 x 0 tirando Cueva, também cansado, e colocou Shaylon no meio. Daqui para o fim do jogo o SPFC pressionou sem muito perigo querendo ampliar o placar. Fim de jogo com placar simples e São Paulo classificado.

Opinião
Rogério Ceni promoveu  mudanças na escalação. Denis foi para a meta, Rodrigo Caio recuou para a zaga, Buffarini voltou para a direita e Junior Tavares, garoto da base, teve sua oportunidade na esquerda. Apesar de achar um gol rapidamente o Tricolor não se manteve consistente. Seu avanços pelas laterais, nos cruzamento, não levavam muito perigo. Pelas jogadas no chão, o um-dois, e jogadas ensaiadas surtiam mais efeito. Mais um jogo em que o ataque desperdiçou boas oportunidades. O primeiro tempo foi bom, o segundo tempo foi insatisfatório. Ceni ainda acredita que o melhor esquema tático é o 4-3-3 e está fazendo um rodízio dando oportunidade e ritmo de jogo para os time. O lado positivo é que vimos Junior Tavares, Cueva e Cícero jogando bem. O lado negativo é que para ter ritmo de jogo precisa-se jogar. Não adianta jogar uma vez e depois sair e voltar um ou dois jogos depois.

Não acredito que o 4-3-3 seja o esquema para o Tricolor. Só se faz isso quando o ataque é muito qualificado e os 6 de frente jogarem próximos e compartilhar a responsabilidade de marcação. Prefiro ver o São Paulo jogando o básico, mas com eficiência. 4-4-2 com: Sidão; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio, Junior Tavares; João Schmidt (Jucilei), Thiago Mendes, Cícero, Cueva; Neilton e Chavez (Lucas Pratto)

Agora contra a Ponte Preta, no Paulistão, estreia de Rogério Ceni no Morumbi, precisamos colocar um time na força máxima. A Ponte Preta é bom time e mesmo fora de casa não vai brincar em campo. Ponto de atenção para o SPFC: finalizações para buscar o resultado ainda no primeiro tempo.

Próximos jogos
Paulistão - São Paulo x Ponte Preta (12/02)
Copa do Brasil - PTSC(PR) x São Paulo (ainda sem data definida)


Lucas Pratto & Jucilei
Até o momento não houve contratação oficial. No jogo de ontem do Atlético-MG ele estava relacionado. Mas o jogador foi confirmado e vem para ser titular nesse elenco mediano Tricolor. Precisamos de alguém de peso e matador. Ele pode ser esse cara. Fixo na área. Com presença. Gilberto e Chavez que fiquem ligados. Pode ser apresentado na frente da torcida, no Morumbi, antes do jogo contra a Ponte Preta junto com Jucilei.

Este segundo é dito pela mídia como praticamente acertado. Viria dar uma moral maior na volância sendo o cão de guarda. Está vindo da China não sei quem que condições. Vem com as lembranças do seu bom jogo nos tempos de Corinthians. Poderia jogar com Thiago Mendes. Esperamos ansiosamente essas confirmações hoje e sábado. 

Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours