Garoto, sapeca, índio e negro, de cachimbo, alguns falam que usa gorro vermelho, outros brisam que é somente uma cabeleira vermelha. Fato é que o vulgo Saci é uma das figuras mais conhecidas do pé na cova, Folclore brasileiro. 
 
Imagem: UOL

De alguns anos para cá, a massificação de que tudo de origem estadunidense, MADE IN USA, é exitosa, evoluiu de tal forma que aderir o inglês como idioma oficial é obrigatório e assumir o ultimo dia de outubro, o Halloween, como a festa cultural folclórica brasileira cada vez mais comum. Por contar com a intensa participação das instituições de ensino, a festa do folclore Celta e fortemente representativo nos EUA tem, infelizmente, invadido e tomado o espaço do rico cenário alegórico de nossas lendas, estórias e contos peculiares do Folclore brasileiro. 


Folclore por definição, segundo o dicionário Aurélio, é conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral. Tudo o que o Halloween representa está, ao menos, dentro do termo Folclore e mesmo assim assume o posto daquele que, por muito tempo, perpetuou como temas de pesquisas, trabalhos, feiras escolares ou, até mesmo,  por um tempo esteve na grade curricular de ensino.

A documentarista brasileira, Issis Valenzuela, é responsável pelo curta Observadores de Saci. De apenas 26 minutos, o documentário é, no mínimo, curioso e misterioso. A diretora paulistana, expedicionária, grava na Capital Paulista, viaja ao interior paulista e entre cidades como Botucatu e São Luís de Paraitinga encontra os tais observadores de Saci. 


Atravessando trilhas em meio à mata fechada, Ditão Virgílio, tipicamente interiorano sertanejo, convida a produção do documentário a uma espécie de maternidade de Sacis. Está aí algo curioso, todos os entrevistados, falam em Sacis e não apena Saci. A pluralidade dada pelos “observadores” sobre a lenda brasileiríssima, em um toque sutil, é o chamariz do documentário. Ditão comentas as estórias contadas pelo pai, mostra uma antiga foto da sombra, uma silhueta de um garoto de apenas uma perna na praça de Paraitinga. Caminhando mata adentro, Ditão e a cachorrinha Brisa guiam o documentário ao local que, segundo ele, é possível ver os Sacis. Antes de adentrar, se agacha e no chão coloca um presente em forma de fumo para o lendário cachimbo do Saci. Ele diz que pela manhã o fumo não estará lá. Após  leva a equipe ao bambuzal de Taquaruçu, onde de acordo com a lenda, em cada pequeno gomo, o moreninho ou moreninhos nascem. Ditão usa do artificio de tranças nos rabos de cavalos como sustentação para a sua crença no índio protetor das matas.


Robson Moreira e José Oswaldo Guimarães são os outros observadores. Jornalista e caçador de saci, respectivamente, os dois compõe a parte oficial da possível existência de Sacis.

Robson é jornalista e foi entrevistado pelo documentário em pleno Parque Trianon, Avenida Paulista. Presidente da Sociedade Brasileira de Observadores de Saci (SBOS), o jornalista que diz ser um saciologo, menciona que o Saci nasce em um gomo de Taquaruçu de 77 cm de diâmetro, mede 77 cm e morre aos 77 anos. Para ele, Saci é “estado de espirito” e que o Trianon, mesmo estando no centro rochoso de São Paulo, é um antro de Sacis. “É muito simples vê um Saci. Basta sentar e observar”, em meio ao verde paulistano. 


Já Oswaldo Guimarães, representa a Associação Nacional Criadores de Sacis e diz ter visto a negra figura serelepe por várias vezes. Para ele o Saci é um animal-pessoa, uma espécie de Centauro da mitologia Grega, assexuado. Diz ter transportado irregularmente, na calada da noite, um casal de Saci, de Itajubá a Botucatu, cidades do interior paulista. 


Por fim, o que é existir? Será que temos sete bilhões de pessoas no Mundo ou existem sete bilhões de pessoas no mundo?


Os três observadores coincidem em três pontos: a crença naquele que, segundo as lendas, protege a Natureza; o Taquaruçu como local de nascimento de Sacis e, principalmente, a preservação de um patrimônio. O quase perdido folclore é brasileiro, é nosso. Ter não é existir.
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours