Amigos! Nação Corinthiana! Ante informações de bastidores que desagradam boa parte da torcida e muitos sustos em campo. O time conseguiu fazer sua parte na espécie de "lição de casa", afinal, a festa da torcida na Arena Pantanal foi maravilhosa, mesmo com mando do Santa Cruz, o efeito foi reverso, lotamos o estádio e o time recebeu apoio os 90 minutos, salvo quando Carille mexeu trazendo o adversário pra dentro e quase sofreu as consequências disto, mas no fim do jogo, o time conseguiu uma bola parada no ataque e deu fim ao sufoco definindo a vitória por 4 x 2, que mantém o time (ao menos matematicamente) na luta pelo G6 e tendo no fim de semana o América, onde não se sabe se o time vai poupar (como?) visando a decisão ante o Cruzeiro pela Copa do Brasil. 


O jogo começou com o Corinthians chegando bem ao ataque e perdendo gol. Mas logo depois quem acabou tomando conta das ações foi o Santa, com avanços perigosos sobretudo de Keno, dando bastante trabalho a Walter. Aliás, o sistema defensivo do time se mostrou bastante perdido sobretudo na etapa inicial, todos indo na mesma bola, espaços vazios, adversários ganhando na força física, goleiro vendido. É um "treinador" defensivista, que não sabe defender, é um contrassenso. Demos muita sopa pro azar, o adversário aproveitou e saiu na frente, com Keno finalizando pra mais uma defesa de Walter, mas Grafite chegou livre no rebote e colocou o time mandante na frente do placar.

O time reagiu bem ao gol sofrido, passou a atacar sem muita organização, mas não era preciso muito pra vencer a frágil defesa adversária. Na sequência do lance de um pênalti (bobo) de Danny Morais sobre Léo Principe que acabou não sendo marcado, o time chegou ao empate em uma bonita jogada, calcanhar (do criticado) Giovanni, assistência de Marlone para Guilherme, de volta ao time (e até então apagado como sempre) ajeitar e bater com categoria pro fundo do gol. Com isso o time ganhou confiança e se manteve ofensivo nos minutos que restaram da etapa inicial.



Até que logo no início do segundo tempo veio a virada. Outra jogada do grande destaque do time Marlone, que trouxe pra dentro e bateu de pé trocado pra vencer o goleiro. O time manteve-se ofensivo e pouco depois chegou a uma vantagem que parecia "confortável", com passe novamente de Giovanni e a chegada precisa de cabeça de Guilherme.

Porém, Carille adotou seu expediente favorito então, o de RECUAR o time, sacando Camacho e Giovanni para as entradas de Willians e Cristian. Evidentemente o time ficou pesado, sem saída de bola, Doriva fez alterações colocando o time pra frente e os pernambucanos passaram a novamente, sufocar o Corinthians. Dessa pressão veio o segundo gol adversário, a bola rondando a entrada da área e a falta de um combate mais próximo (pessoal marcando em linha em bola rolando??) propiciou que Keno pegasse de prima, de frente pro gol, firme, sem chance pra Walter, era o perigo do empate.

Sorte ou competência, o time conseguiu a partir de então segurar um pouco mais a bola no campo de ataque, escapando com M. Gabriel na maioria das vezes. Lucca entrou "só pra passar o tempo", mas acabou sendo decisivo, quando num rebote de bola parada já nos acréscimos, aproveitou a batida pra dentro do camisa 31 e se jogou de carrinho pra (quem sabe) tirar a zica, Ufa, vitória após seis jogos no Brasileiro.



Vejam, ofensivamente o time foi bem, é claro que a defesa do Santa não é parâmetro de avaliação, aliás, Santa e Sport (time que Oswaldo comandava) tem esse sério problema. Mas realmente esses jogadores ganharam um novo fôlego com a mudança de comando, Marlone já não é mais uma "estrela solitária" em nosso ataque, M. Gabriel tem colaborado e Giovanni foi também fundamental neste jogo. Guilherme está de volta, apareceu pouco fora os gols, é o seu estilo, mas tem qualidade técnica e pode contribuir, basta aceitar o comando, não pensar que é craque, se focar-se, pode ser de grande ajuda. E sobre Walter, as defesas falam por si só, que magnífico goleiro, merece a titularidade e é um goleiro de nível de seleção. Se essa titularidade não for aqui, será em outro lugar.

Agora, defensivamente o time tem estado mal, quem fulanizava os problemas em Yago deve refletir, a proteção a defesa segue nula, erros crassos de fundamento, com o time marcando bola e zagueiro tentando cavar falta. Balbuena segue falhando, enfim, o problema defensivo tem se coletivizado, o que é preocupante, ainda mais visto que Carille tem na defesa seu suposto ponto forte. O que Carille aprendeu com Tite e Mano?



É nesse sentido que creio que alguma medida deveria mesmo ser tomada. Pessoalmente não desaprovo o nome de Oswaldo de Oliveira. Compreendo totalmente quem desaprova com "razões" para tal, sobretudo a de "não ter vencido no Brasil nos últimos anos", ok. Apesar que se formos por esse lado, teremos de tirar Tite da seleção. Penso que Oswaldo é um nome experiente, que tem um bom método de trabalho, um plano de jogo ofensivo, de valorização da posse de bola importante e que pode ajudar na montagem do elenco pra 2017. Na realidade, quem conhece os bastidores do clube sabe que era pra ele ter vindo (na opinião de Roberto de Andrade) já quando chegou Cristóvão mas Andrés "não deixou", o movimento de hoje causará evidentemente uma ruptura entre Sánchez e Roberto.

É bem verdade que os trabalhos recentes no Brasil de Oswaldo (salvo no Botafogo) não tem sido duradouros, isso preocupa. Mas penso que é justamente isso que tem faltado pra que ele volte a vencer. Se há um ponto positivo desse grupo de gestão é a mentalidade de não ficar trocando de técnico a todo instante, isso pode contribuir pro êxito do treinador aqui, novamente.


Pra finalizar, críticas podem ser feitas, evidentemente, mas torcer contra, não gostar do cara por ser educado, por que não dá showzinho na beira do campo. Isso é bobagem, temos que avaliar o que ele vai fazer no comando do time. E outra, Luxemburgo, o cara parou no tempo, não admite erros de postura, não admite que está desatualizado. Luxa chegou ao cúmulo de dizer que "não sabe" que treinadores argentinos vivem um grande momento no futebol mundial. Ou é DESPEITO, ou esse sujeito está completamente fora da realidade. Reconhecemos claro, que muitas inovações foram implantadas por ele, mas muita coisa mudas no futebol em duas décadas, isso ficou pra trás. Luxemburgo hoje é um cara que se contradiz, não é possível hoje fazer um "projeto" de longo prazo com ele, pois ele mesmo inviabiliza sua presença dentro dos clubes.


Dito isto, é torcer pra que sim, Oswaldo se reencontre dentro do Corinthians, capacidade acreditamos que ele tem. Isto é, se Sánchez não "sentar na cadeira" de vez e impedir sua chegada, o que num cenário democrático, por mais que não se goste do treinador, seria um prejuízo inestimável pra história do clube.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours