Caros palestrinos, mais um Papo de Torcedor aqui nos Jovens Cronistas, hoje para tratar do deslize palmeirense ao empatar em casa (Araraquara) contra o Cruzeiro, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Um jogo que seria muito difícil mesmo, mas o Palmeiras conseguiu se complicar sozinho muito também por culpa do treinador Cuca que não soube mexer no time e parecia mais um torcedor de numerada coberta dentro de campo do que um treinador propriamente dito. Hoje sim, foi muito mal.

O Palmeiras foi a campo apenas com o desfalque do zagueiro Yerri Mina e com isso Edu Dracena veio para a zaga. Thiago Santos jogou no lugar de Gabriel (volante), assim Tchê Tchê e Moisés seriam os encarregados por alimentar o setor ofensivo com Dudu, Roger Guedes e Gabriel Jesus. O Palmeiras começou melhor com chute de Dudu de fora da área. O Palestra Paulista ainda chegou em outras duas boas oportunidades - uma cara a cara com Gabriel Jesus que anda perdendo muitos gols e outra com Jean em chute "salvo" por Léo.

Veio a segunda etapa e juro que tento arranjar alguma explicação para a substituição do Cuca. Cruzeiro estava bem plantado na defesa, marcando bem. O que é necessário para penetrar em ferrolhos? Movimentação. Cuca sacou Roger Guedes e colocou Rafael Marques, um jogador que se movimenta por um jogador mais estático. Resultado, o segundo tempo começou a ter o controle do Cruzeiro.

A Raposa chegou claramente na cara do gol em jogada concluída por Robinho que Zé Roberto salvou em cima da linha. De resto, a ÚNICA chegada do Palmeiras na segunda etapa foi em uma bola em que Gabriel Jesus sofreu puxão dentro da área, mas o árbitro Jaílson nada marcou, isto é, criou muito pouco para tentar sair com a vitória. Cuca ainda quis sugar mais a movimentação do time ao sacar Moisés para colocar Alecsandro. Agora sem movimentação e sem criação também! E então? Fez a terceira alteração colocando Cleiton Xavier no lugar do Dudu. Deu tudo na mesma e o Palmeiras não conseguiu criar bulhufas nenhuma! E não adianta culpar arbitragem, imprensa, nada! Faltou futebol, faltou sabedoria!

Péssimo, horrível! Além do resultado o que foi pior foi o futebol. Pouco criação e substituições erradas. Mas como aqui não tem torcedor clubista com diploma, o que deveria ter sido feito? Pelo menos preservar a movimentação ofensiva com uma referência no ataque. Sacasse Roger Guedes que não estava de fato bem, colocava Alecsandro para Dudu e Gabriel Jesus poderem se aproximar, fazer pivô, tabelar mais. Depois, colocasse o Cleiton no lugar do Thiago Santos porque dava para tentar melhorar algo na criação mesmo. É, Cuca. Te elogio muito aqui, mas foi péssimo hoje. Estava parecendo a turma do amendoim vestida de treinador.

Agora, mais uma vez, teremos que fazer a lição fora de casa. Contra time desesperado e a questão fica: até quando o Palmeiras vai criar pouco para não vencer partidas importantes? Cuca, não erre mais desse jeito por favor. Você sabe muito de futebol e do time que comanda.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours