Caros palestrinos, o Palmeiras foi à Arena Grêmio enfrentar o time da casa na 24ª Rodada do Brasileirão 2016 e saiu com um bom resultado: empate 0x0. Poderia ter sido melhor? Sim! Mas dentro das limitações que precederam a partida, o resultado foi muito aceitável. Verdão somou um ponto contra um concorrente direto por G4 e não permitiu que o mesmo se aproximasse. Vamos ao jogo.

Desfalques importantes assombravam o time do Palmeiras; Jean que "divide" funções com Tchê Tchê estava suspenso, assim como Mina que se firmou na zaga titular. Cuca resolveu improvisar Gabriel na lateral direita, visto que Fabiano teve atuação desastrosa, e Edu Dracena, substituto imediato de Mina para jogar ao lado de Vitor Hugo.

No começo da partida o Grêmio jogava marcando em cima, com bastante dureza; era difícil ver o Palmeiras sair do campo de defesa. Por outro lado, pouquíssimas bolas chegavam à meta defendida por Jaílson. Com o passar do tempo, o Palmeiras igualou na "pegada" dentro de campo e aos poucos começou a controlar mais a partida diante de um Grêmio que deixou a calma de lado para buscar o resultado a todo custo.

No primeiro tempo, fica a ressalva pela atitude de Moisés que tirou Gabriel Jesus de confusão que poderia lhe render cartão amarelo e assim estar suspenso contra o Flamengo. Nisso, foi muito bem. A melhor oportunidade, no entanto, foi do tricolor gaúcho com Pedro Rocha que chutou rasteiro, na saída de Jaílson que fez ótima defesa.

Veio o intervalo e as propostas de jogo continuavam as mesmas. O Grêmio precisava mais do resultado e passou a marcar mais em cima, forte, duro, porém, leal. Palmeiras precisou rifar muitas bolas, não tinha muita saída. Thiago Santos, Tchê Tchê e Moisés estavam sobrecarregados em marcar a intermediária gremista e sair jogando com qualidade. Ainda mais que a "válvula de escape" Jean não estava para apoiar a saída no meio campo.

Mais um lance perigoso por parte do Grêmio foi em cobrança de falta executada por Edílson que terminou em ótima defesa de Jaílson e a bola ainda estourou na forquilha do gol. Cuca então resolveu mexer na equipe, sacou Roger Guedes para a entrada de Cleiton Xavier, algo que não mudou o jogo em nada. Foi forçado a trocar Gabriel Jesus por Rafael Marques (o menino sentiu lesão na virilha e parece grave) e trocou Moisés por Lucas Barrios. Mudanças que permitiram ao Palmeiras maior posse de bola no campo de ataque.

Mas, nem só de ficar na defesa foi o jogo para o Palmeiras. Thiago Santos anotou um gol (bem) anulado na primeira etapa e, na segunda etapa, por muito pouco Dudu e Rafael Marques não decretaram a vitória alviverde; um com chute no travessão e outro para bela defesa em saída de bola de Marcelo Grohe. Fim de papo e bom resultado.

O jogo parecia desfavorável ao Palmeiras com o Grêmio marcando em cima e brigando muito em campo. Aos poucos, o Palmeiras igualou na pegada e o jogo ficou truncado, mas o tricolor gaúcho não conseguia chegar com muita frequência na área do verdão. Limitado por desfalques importantes, Palmeiras fez o simples na marcação com destaque para o "trio marcador" Thiago Santos, Vitor Hugo e Dracena. Foram muito bem.

A parte criativa ficou comprometida pela intensidade que os jogadores da intermediária ofensiva do Grêmio impunham. Moisés e Tchê Tchê não conseguiram criar boas jogadas como de costume, mas não inventaram moda; quando foi necessário, era bola para o mato mesmo. Sem meio campo, o setor ofensivo não brilhou muito, embora duas ótimas chances tenham sido criadas. A baixa fica pela lesão de Gabriel Jesus que espero que não seja muito grave.

Cuca armou bem a equipe, correndo alguns riscos, claro. Gabriel não foi bem na lateral direita, mas dá para afirmar que me passou mais segurança do que o Fabiano. João Pedro seria o dono da vez hoje, mas teve uma lesão com cara de migué mesmo (muito estranho alguém se lesionar bem na véspera de algum jogo importante e ainda sendo uma oportunidade que busca há muito tempo). Agora é foco total para a final de quarta feira. Encararemos o Flamengo que vem jogando bem, com vontade, etc. É hora de dar a vida em campo. Demos hoje, o resultado foi bom.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours