Olá amigos da velocidade! Depois de um mês de férias, a Fórmula 1 voltou a toda velocidade (literalmente) para o tradicional GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Enquanto muitos apostavam na boa fase do menino Verstappen para ameaçar o pole Rosberg e numa corrida complicada para Lewis Hamilton, que largava no fundo do pelotão, o destino tratou de embaralhar tudo já na primeira curva do GP, reservando uma das melhores corridas da temporada até aqui. Acompanhe conosco a crônica do movimentado GP belga de 2016:



Ao contrário da última corrida, Rosberg largou bem na pole position, ao contrário de Max Verstappen, que logo perdeu posições para a dupla da Ferrari. Na ânsia de recuperar o 2º posto, Max errou ao colocar o carro sobre a zebra na parte interna da Source. Vettel, que vinha por fora, espremeu Räikkönen contra o holandês e os três pilotos se tocaram! Sebastian rodou na primeira curva, enquanto Kimi e Max precisaram ir aos boxes para reparar seus carros danificados.
Um erro claro de inexperiência por parte do jovem garoto holandês. A má largada acabou sendo a menor das loucuras de Max, que foi irresponsável ao jogar um carro num espaço mínimo, sem nenhuma condição concreta de ultrapassagem. Erro de principiante, com o tempo Verstappen aprenderá a controlar seus ímpetos...


As primeiras voltas da corrida foram simplesmente insanas, com o pelotão unido, muitas saídas de pista e vários toques. Button saiu da pista e foi abalroado por Wehrlein, causando o abandono de ambos. Pouco depois, Sainz teve um pneu furado, acabou rodando na pista e destruiu sua asa traseira. Mas foi Kevin Magnussen que assustou de verdade a todos nós...
Resultado de imagem para magnussen crash spa 2016O dinamarquês perdeu o controle de sua Renault na saída da Raidillon, rodou e bateu forte. O impacto foi tamanho que a proteção para a cabeça do piloto se soltou do cockpit! Felizmente, Kevin teve apenas um corte num dos tornozelos e ao que tudo indica, está pronto para o próximo fim de semana, aonde a F1 aterriza em Monza. Um momento de tensão na prova, que demonstrou a eficácia da chamada célula de sobrevivência. Porém, há de se rever a questão da fixação correta da proteção à cabeça do piloto. Se por um acaso essa peça viesse a se chocar contra o Magnussen ou ainda escapasse e voltasse para a pista, poderia trazer consequências ainda piores. O automobilismo não perdoa qualquer tipo de erro, especialmente quando se trata de segurança.

Voltando à corrida, o grave acidente causou bandeira vermelha devido ao estrago na barreira de pneus. Com isso, as equipes ficaram livres para mexer nos carros enquanto aguardavam a relargada. Foi então que Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que ainda não tinham parado, deram o pulo do gato e se viram nas primeiras posições em condições iguais aos demais pilotos! Somente um ingrediente a mais na bagunçada corrida em Spa-Francorchamps.

Depois de alguns minutos sem ação, veio a relargada. Rosberg tracionou bem e manteve vantagem para Ricciardo, que trazia o surpreendente Nico Hülkenberg em terceiro. Mesmo com pneus médios, o ritmo de Nico era muito bom, e o alemão seguia abrindo para Ricciardo. Hulk, que optou por não trocar seus compostos macios durante a bandeira vermelha, era pressionado por Lewis, que aquela altura podia até mesmo pensar num imponente segundo lugar!

Enquanto isso, no meio fundo do grid, Räikkönen novamente encontrava problemas com Max Verstappen. O holandês parecia desconcentrado, abusou do arrojo por algumas vezes e quase causou um grave acidente com Kimi. Além disso, Verstappen não conseguia um bom ritmo de corrida, enfrentando problemas com o desgaste de pneus. Uma corrida muito inconstante do holandês, uma pena pois seu desempenho no qualy deu a impressão de que Max poderia até mesmo pensar em uma vitória. Enfim, momento propício para Verstappen refletir sobre seus erros dentro da pista e amadurecer. Ano que vem a cobrança será ainda maior dentro da Red Bull, e mais do que velocidade, será preciso consistência para bater Ricciardo.


Resultado de imagem para ricciardo spa 2016E que regularidade teve o piloto australiano nesse grande prêmio. Voltou à frente de Hamilton após seu pit stop, e mesmo com pneus médios, segurou o inglês de pneus macios, praticamente garantindo o segundo lugar. Grande exibição de Daniel, que dispara na terceira posição do mundial de pilotos e eleva sua moral no duelo interno contra o prodígio holandês Max Verstappen.

Menções honrosas também à Force India, que baita carro que a equipe entregou à seus pilotos na Bélgica. Grande desempenho nos treinos livres e uma corrida sensacional, P4 para Hülkenberg e P5 para Sergio Pérez. Resultados que renderam ao time indiano o quarto lugar no mundial de construtores, ultrapassando a Williams.
Williams que mais uma vez decepcionou com um péssimo ritmo de corrida, especialmente com Felipe Massa, que chegou a andar em sexto e terminou na décima posição. As nuvens negras tomaram de vez o ambiente da Williams, que agora se vê sob pressão para pontuar e bem no GP de Monza.

No fim, vitória de Nico Rosberg, com excelentes pódios de Ricciardo e Hamilton. A Ferrari, mesmo com as confusões das primeiras voltas, conseguiu salvar alguns pontos com Vettel e Räikkönen, terminando respectivamente em 6º e 9º lugares. Entre eles, destaque especial para Fernando Alonso. Recordista de punições com sua McLaren, o espanhol largou da última posição e marcou pontos importantes, alcançando um grande 7º lugar! Exibição encorajadora para a Honda, que vê seu motor evoluir corrida a corrida, aumentando as expectativas para a próxima temporada.

Apesar da vitória, Rosberg segue atrás de Hamilton no mundial de pilotos. A diferença é agora de 9 pontos (232 a 223). Ricciardo é o terceiro com 151, seguido por Vettel com 128 e Räikkönen com 124. No Mundial de construtores, destaque para a Red Bull, que abriu 22 pontos de vantagem para a Ferrari (274 a 252), para a Force India que ultrapassou a Williams (103 a 101), e também para a McLaren, que assumiu a sexta posição ultrapassando a Toro Rosso (48 a 45).

Confira a classificação do GP da Bélgica:


A próxima corrida é já no próximo fim de semana (04/09) em Monza na Itália. Não deixe de seguir nosso perfil no Twitter e nossa página no Facebook. Um abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours