Amigos! Estamos juntos para, como sempre, analisar os fatos em relação á Seleção Brasileira. Agora sob um novo comando, Tite chegou como o melhor técnico do país como uma alternativa para salvar o Brasil do vexame de ficar fora de uma copa e também (não sejamos tolos) como uma maneira de blindar a cúpula da CBF de críticas sobre sua condução administrativa. Porém ninguém está imune á críticas e a primeira convocação já gera muita polêmica. Juntos analisaremos os acertos e apostas questionáveis, lembrando evidentemente que essa convocatória não foi feita após a final olímpica, como algumas opiniões direcionam.


Goleiros: Alisson (Roma), Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético/PR)

Vejam, Alisson terá uma briga ferrenha pela titularidade na Roma, briga essa onde ele sai atrás. Mas era titular até outro dia e merece a convocação. Grohe vem jogando com muita regularidade no Grêmio, é uma convocação correta. O grande pecado é a não convocação de Diego Alves, afinal, se a "desculpa" for pré-temporada, Alisson também está no mesmo processo e ainda com troca de clube o que (ainda) não ocorreu com o goleiro do Valência, que é sem sombra de dúvida, nossa melhor opção. Em relação á Weverton, é um ótimo goleiro, assim como Cavalieri, Vanderlei e outros, mas seria ele a ficar de fora em uma convocação de Diego Alves, penso que não segue nas futuras convocações. Em relação á pedidos por Cássio, só pode ser folclore, hoje ele é questionado pela própria torcida do Corinthians.


Zagueiros: Gil (Shandong Luneng/CHN), Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale) e Rodrigo Caio (São Paulo)

É aquilo, as pessoas descem a lenha em Gil pela opção errada de carreira que fez, indo para a China, mas há alguém melhor que ele á ponto de que ele saia dos quatro convocados? Qualquer resposta pensada indica que não. Marquinhos me gera sempre ressalvas, acho que pra titularidade não é uma opção segura pela questão da bola aerea (ele não é titular no miolo de zaga no PSG por conta disso), mas é um jogador de muita qualidade e que pode exercer função na lateral e até na cabeça da área, é correta sua convocação.

Miranda era até a temporada passada nome inquestionável, mas passou a errar muito em seu clube, parece estar entrando mesmo na refa final da carreira, deve ser titular ao lado de Gil e vejamos como se sai. Rodrigo Caio foi bem na olimpíada, é claro que nos primeiros jogos (momento onde foi feita a convocação) não foi exigido, mas depois mostrou uma segurança na zaga (sempre foi melhor como volante) que jamais demonstrou no São Paulo, é muito do efeito da olimpíada, afinal Geromel é um nome que está claramente á sua frente, o próprio Felipe antes de se transferir para o Porto, enfim, até mesmo o Maicon, seu companheiro de clube estava muito á sua frente. Por fim, Thiago Silva só não voltou pela lesão, só a DESINFORMAÇÃO pode gerar alarde por essa não convocação, mas repito o que sempre coloquei, ele tem de voltar sem foco de faixa de capitão e sem erros tolos, que um cara de sua qualidade não tem o direito de cometer.


Laterais: Dani Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Nas laterais o que há de melhor, muita gente ranzinza critica a convocação de Dani e alguns de Marcelo, mas são dois dos grande laterais do futebol mundial, não se pode abrir mão da qualidade que tem, Marcelo tem ainda muito a dar e Dani um pouco, mas não podemos nos dar ao luxo de nos desfazer dos melhores nesse risco eminente de ficar fora da copa. Fagner merecia há tempos ser chamado e Filipe Luís é muito questionado por mim e por muitos, mas tem atuado bem em seu clube e até acima do que mostra ser capaz ofensivamente pela seleção em alguns momentos. Não dá pra fugir desses nomes.


Volantes: Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Guangzhou Evergrande/CHN), Rafael Carioca (Atlético/MG) e Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN)

Vejam, Casemiro, não há nem o que dizer, é um nome pra ser titular por muitos anos, dando uma dinâmica nova ao "5", que nos últimos tempos por aqui tem sido o "destruidor que nem destruir sabe", algo totalmente fora do que pede o futebol mundial. Rafael Carioca há muito merece essa oportunidade, estará com o grupo na vaga de um Elias que não vem em seu melhor momento.

Coloco Renato como volante por que ele pode executar essa função, um volante moderno, de saída como nos grandes clubes do mundo e como foi com Micale na olimpíada e questionar sua convocação é birra pessoal, o cara segue jogando bem, só deixará de ser convocado quando já não contribuir para a seleção.

Paulinho é aquilo, um cara de confiança de Tite, que vem SIM jogando muita bola na China (A "China Super League" é transmitida no Brasil pelo BandSports) e por conta disso, profissionais da comissão técnica foram á Pequim especialmente para observá-lo, o resultado é este, a convocação. É claro que "China não é parâmetro", mas ele seria evidentemente titular em qualquer time do Brasil e em alguns da Europa (inclusive penso que foi mal aproveitado no Tottenham) vejamos como joga, por que jogar certamente vai, só após o vermos em campo é que poderemos avaliar se foi um erro ou acerto sua convocação.


Meias: Lucas Lima (Santos), Philippe Coutinho (Liverpool), Willian (Chelsea) e Giuliano (Zenit)

Lucas Lima seria um nome inquestionável, mas vem cavando uma saída do Santos claramente, pode dar muito á seleção, vejamos se joga, mas a postura dele precisa ser avaliada. Coutinho é um cara muito pedido, de muito talento, mas tem de jogar perto do gol, ele não auxilia no combate e não funciona tanto indo pegar a bola com os volantes e zagueiros pra distribuir como faz Renato, ele bate de frente justamente com a função de Neymar que é flutuar á frente da área, isso complica pra ele na seleção. Willian pode perder espaço com a introdução de Gabriel e Jesus, vejamos se Tite manterá na seleção principal esse esquema mais agudo, de todo modo, é um nome que sempre será muito útil.

Giuliano é o nome da "discordia", jogou relativamente bem no Grêmio esse ano e chegou ao Zenit com status de substituto de Hulk, já fazendo gol, enfim. Tite sabe o que faz, mas não o convocaria, ao menos nesse primeiro momento. Luan poderia figurar nessa posição, á bem da verdade foi introduzido no time olímpico após essa lista ficar pronta, mas Tite sabe de sua qualidade, todos estamos vendo no Brasileiro. Muitos pedem Lucas Moura pelo NOME, mas ele vive de altos e baixos no PSG, a convocação de Giuliano fomenta muito isso, mas Lucas está longe de ser um nome fundamental, as pessoas precisam acompanhar a Ligue 1, a Champions League e opinar com base, ou não opinar, querer convocar por que o "menino é legal", por que "é malabarista", por que "jogou muito no São Paulo" entra pra cota de folclore. Um nome que por exemplo está na sua frente é Felipe Anderson.


Atacantes: Neymar (Barça), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras/Manchester City) e Taison (Shakhtar)

Tudo certo nos três primeiros nomes. Os dois meninos Jesus e Gabriel conduzirão junto á Neymar essa seleção por muitos anos. Ricardo Oliveira voltou com tudo no Santos, talvez seja cautela essa não convocação, mas discordo. Mesmo que se descarte Ricardo Oliveira por que não estará em 2018, é preciso ter um cara decisivo, um "9 tradicional" pro momento crítico, por que o time em si corre risco. Jonas poderia ser outro nome nesse sentido, apesar de pela seleção, ter mostrado presença de área rasa.

Já o último convocado é aquela coisa da "cota Shakhtar", ok, ele é do Sul, Tite o conhece, gosta dele. Quero crer que não seja influência de empresãrio. Mas risque o que falei de Lucas, se era pra convocar um corredor, em Bolt sendo jamaicano, que se chamasse o simpatia e alegria do PSG, essa convocação de Taison é inexplicável, "incomentável" e "imprestável".




É isso, no âmbito geral a convocação foi interessante, mas alguns nomes realmente são duros de engolir, vejamos se serão testados por Tite também nos jogos, ou se vão apenas compor grupo para observação, boa sorte e a competência de sempre ao nosso novo comandante.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: MowaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours