Confesso que já fui preconceituoso com relação a Cristiano Ronaldo... 

Considerava seu ethos egocêntrico e exibicionista, além de erroneamente me incomodar com seu excesso de vaidade, pelo fato dele andar feito uma gazela, sempre com gelzinho no cabelo, se admirando pelos telões dos estádios da vida. E realmente era puro preconceito...

Como certa vez afirmou o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias: "Cristiano Ronaldo tem alma!". É um dos atletas mais altruístas, é porta-voz de várias causas humanitárias, incluindo a fome infantil e volta e meia aparece na mídia por suas ações em prol de crianças em situação de risco, ou com problemas de saúde. 

Mas profissionalmente, sua alma nunca emergiu como fora nesta Eurocopa. A maior prova aconteceu durante a disputa de pênaltis entre os portugueses e a Polônia pelas quartas de final, na qual o astro do Real Madrid assumiu a responsabilidade de motivar seus companheiros, e também na grande decisão contra a França, quando aos 24 minutos de jogo, sofreu uma lesão após entrada de Payet, deixou o gramado chorando e transformou-se em uma espécie de auxiliar técnico no decorrer da prorrogação, gritando e incentivando a equipe do lado de fora, para após o apito final chorar de novo, porém, dessa vez para celebrar o título inédito.

E em meio a comemoração, não esqueceu de novamente demonstrar não ser craque apenas dentro do campo, através de seu lado humanitário, ao dedicar este título a todos os imigrantes, em um momento no qual uma onda de rejeição e intolerância à imigração assola a Europa.

Todos esses fatos que citei já seriam suficientes para considerá-lo superior a Messi. Mas, por incrível que pareça, ainda vou na contramão da maioria, e embora reconheça que o argentino seja mais eficiente, para mim, CR7 é mais diferente e espetacular. Enfim, sei que essa minha opinião é minoritária, mas isso pouco importa, pois minha avaliação transcende o fator futebolístico. 

Muito mais pelo que faz extra-campo do que dentro das 4 linhas, Cristiano Ronaldo é hoje "o cara" do futebol mundial!
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours