Caros palestrinos, o Palmeiras foi à Brasília e derrotou o Flamengo pelo placar de 2x1 no Estádio Mané Garrincha. Mais uma vez, além de um adversário de respeito, tivemos que superar os homens de amarelo que agora somam 8 "erros" contra o Palmeiras e nenhum a favor. Para sorte do verdão, estamos conseguindo superar tanto as adversidades de bons adversários quanto más "atuações" dos homens de amarelo. Vamos ao jogo.

O Palmeiras foi em busca de uma sonhada vitória fora de casa. Para isso, Cuca armou o time em um esquema 4-1-4-1 em que Matheus Salles era o volante fixo, a linha dos 4 possuía muita movimentação com hora Dudu buscando a bola no meio, hora Moisés, hora Roger Guedes, etc. Tal desenho tático e estilo de jogo foram bem hoje.

O Palmeiras começou melhor e abriu 1x0 com Gabriel Jesus após assistência de Tchê Tchê. Mas nem deu tempo de terminar de comemorar que Alan Patrick acertou um daqueles chutes indefensáveis e igualou a parada. A partir daí, o Flamengo ficou um pouco mais recuado, esperando o Palmeiras em seu campo de ataque para explorar a velocidade contra um sistema de marcação vulnerável (caso do Palmeiras).

Porém, o Mengo deixava alguns espaços e por duas oportunidades Moisés deixou Gabriel Jesus na cara do goleiro e, por algum excesso de preciosismo, não conseguiu concluir a meta adversária. Do outro lado, Fernandinho e Everton tentavam bagunçar a retaguarda alviverde.

Veio o intervalo com algo lamentável: briga de torcidas. Para ser bem sincero, um estádio de Copa do Mundo cheio de câmeras tem imagens o suficiente para pegar esses vândalos de jeito. Porque não é justo que Flamengo e Palmeiras tenham seus torcedores DE VERDADE (sejam de organizada ou não) punidos e impedidos de ver jogos em seu estádio. Uma verdadeira palhaçada e um comodismo ENORME para não punir quem causa esse tipo de coisa em um lugar em que é para todos se divertirem.

Enfim, voltando a falar de futebol, o Palmeiras voltou para a segunda etapa sendo acuado pelo time carioca. Algumas jogadas rápidas pelas pontas e cruzamentos para conclusões de cabeça foram executadas, mas Fernando Prass só teve mais trabalho no grito mesmo.

Cuca precisava mexer na equipe e sacou o único jogador de marcação que era o Matheus Salles para a entrada de Luan e com isso, o setor esquerdo da defesa do Fla ficou mais presa no setor. Mais uma mexida, agora outra sacando Roger Guedes para a entrada de Cleiton Xavier para dar mais dinâmica no meio campo. Palmeiras que tomava certo sufoco dos cariocas, agora tinha controle maior da partida.

O treinador rubro negro não ficou atrás e colocou mais velocidade na equipe para aproveitar quem sabe as deixas do verdão. Mas quem começou a aparecer foi o árbitro da partida: em um desvio CLARO com o braço dentro da área ele não marcou pênalti. Não viu porque realmente não quis e me arrisco a dizer: porque seria a favor do Palmeiras! Mas logo depois, em bela jogada de Gabriel Jesus, Cesar Martins tirou um gol com o braço e esse não tinha como não marcar. Jean bateu e converteu.

Agora com um a mais, o Flamengo só restava tentar o gol em lances isolados como em bolas paradas, etc. Cuca queimou a última alteração sacando Dudu para a entrada de Rafael Marques que protagonizou mais um "erro" do juiz ao sofrer falta clara de Márcio Araújo que seria para expulsão. Nada foi dado. E fim de papo, bela vitória fora de casa.

O trabalho tático do Cuca vem dando certo, a adversidade de não termos no papel um sistema de criação muito efetivo, na prática vem acontecendo de uma boa maneira. Esse revezamento entre Roger, Dudu, Gabriel e o próprio Moisés em buscar a bola na intermediária ofensiva antes de ligar com os atacantes vem funcionando muito bem. Ao ver que o Flamengo estava ganhando território, Cuca sacou um atacante e colocou um meia como Cleiton para segurar mais a bola no setor do meio campo. Temos um treinador que mostra que sabe mexer no time e conhece o que cada um pode oferecer à equipe. Fico um pouco preocupado ainda com o sistema de marcação, já que o Thiago Martins segue dando alguns sustos e as vezes se mostra um pouco afobado nas jogadas.

Um jogo que poderia ter sido mais tranquilo se não fosse mais uma vez a arbitragem contra o Palmeiras. Está ficando chato demais. Tirando o choque-rei e o jogo contra o Fluminense, houve erros APENAS CONTRA o Palmeiras e que influenciam nos resultados. Está ficando chato demais isso. Porque se realmente a arbitragem é RUIM, o erro deveria acontecer também a favor do Palmeiras. Por enquanto, não aconteceu nada disso.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours