Caros palestrinos, neste dia 3 de abril de 2016, o Palmeiras foi ao Pacaembu receber o arquirrival de derbis, Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Um jogo que poderia ter tomado um rumo injusto, visto uma bela atuação tática e com muita garra do verdão pra cima do Corinthians. Tudo indica que, nesta mesma pegada, tenhamos boas chances de começar a termos um time em campo e não um apanhado de jogadores que só se distribuem pela cancha.

O Palmeiras precisava da vitória para agora ficar mais aliviado em questões de classificação para a segunda fase, ao passo que o Corinthians estava numa situação "a passeio", mas clássico ninguém quer perder e muito menos o Sr. Adenor Leonardo Bacchi, vulgo Tite pelo seu trabalho. O Corinthians teve a clara proposta de esperar o Palmeiras dar os espaços necessários, já o Palmeiras, com a necessidade de sair com a vitória, começou o jogo com muita disposição e botes precisos.

A primeira chance do verdão foi em um chute estabanado de Jean após bela jogada de Gabriel Jesus. Tempo depois, o Corinthians chegou com perigo em chute cruzado de Lucca que assustou e muito a meta de Fernando Prass. No restante do primeiro tempo, foi visto um Palmeiras tentando romper uma zaga bem postada do Corinthians, mas faltava aquele capricho no último passe. Cássio levava vantagem em todas as saídas de bola. Talvez faltasse aquela inversão de lado das jogadas que muito foi vista diante do Rio Claro na rodada anterior, mas enfim, o primeiro tempo terminou em um 0x0.

O segundo tempo começa com o Palmeiras em cima novamente. Cássio fez grande defesa após boa jogada de Gabriel Jesus e conclusão de Alecsandro. O gol poderia ser questão de tempo, mas Tite percebia que o Corinthians começava a ser dominado pelo Palmeiras. Mexeu no time e deu uma nova cara ao setor de meio de campo e, a partir daí, o Corinthians passou a dominar mais o setor.

Nesse ponto, entra a aplicação tática do Palmeiras; time mais compactado, mais objetivo, menos chutões, jogadas buscadas, bola que passa entre todos os setores do campo, sim! O Corinthians também encontraria dificuldades para penetrar na zaga do verdão. Em um lance isolado, Giovanni Augusto recebe a bola na frete, toca e recebe o tranco de Thiago Martins: pênalti (sempre tem, fazer o que). Um lance polêmico que, a meu ver não foi, já que o zagueiro do verdão vai pra bola e tenta já tirar o corpo do contato com o meia corinthiano. Lucca foi para a bola e Fernando Prass defendeu.

Muito era falado da famosa "sorte" do Corinthians. Que um adversário perdia uma chance clara e o Corinthians ia lá e guardava. Dessa vez, o feitiço foi contra o feiticeiro, inclusive em erros de arbitragem. Após o lance do pênalti perdido, cruzamento na área do timão, Dudu se antecipa a Cássio que sai muito mal e faz o 1x0. Gol que estava impedido, com Dudu com o joelho um pouco a frente da linha do último zagueiro e o bandeira não deu. Sim, Palmeiras foi favorecido.

A seguir, Palmeiras recuou e o Corinthians dominava a intermediária. Mas o que era visto era um adversário encontrando severas dificuldades para penetrar em um sistema de marcação bem organizado do Palmeiras. Ainda deu tempo do Palmeiras ter um gol bem anulado anotado por Gabriel Jesus.

 Mesmo com o físico desgastado, deu gosto de ver Gabriel a todo custo e sem físico buscar jogo, Alecsandro variando entre presença de área e pivô na intermediária para acessar Dudu, Gabriel Jesus, Robinho, Egídio, etc. Palmeiras jogando como um time, o que foi muito importante. E fim de papo.

Vitória boa do Palmeiras e justa, mesmo com o erro de arbitragem. Palmeiras entrou mordido, tentou dar o mínimo de espaços possível para o time organizado do Corinthians, além de jogar compactado e dificultar penetrações do rival. Cuca fez algumas mudanças meio arriscadas já que durante um período do segundo tempo deixava com que o Corinthians dominasse o meio de campo, o que é muito perigoso.

Fernando Prass foi mais crucial ainda ao defender o pênalti e em seguida foi o lance do gol de um Dudu que foi alvo de gozação de muitos rivais de "obrigado pelo chapéu". Gabriel Jesus e Alecsandro estão se entendendo em campo, principalmente este segundo que vem buscar jogadas fora da área e não fica mais fazendo jus ao "apelido de Alecone".

O Palmeiras também tentou em algumas jogadas surpreender o goleiro Cássio que, em muitas saídas de bola, se posiciona de forma adiantada. Então, as vezes em jogadas pelos lados da área, em vez de cruzar, seria interessante arriscar alguns chutes rasteiros.

Agora só um recado aos rivais. Sei que a famosa zoeira faz parte, mas lembrem-se: Água Santa fez 4 gols no Palmeiras, e Santos, São Paulo e Corinthians, nenhum. Riam com o time dos outros em relação ao meu. Que eu rio do time de vocês com o meu.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours