Amigos, Nação Corinthiana, um Derbi como esse, o maior clássico historicamente falando de SP (no mínimo), sem dúvidas é o momento onde vemos o que é preciso melhorar, onde é mais embaixo, e isso ficou bem nítido na derrota por 1 x 0 do Corinthians ante o rival Palmeiras, o time não funcionou do meio pra frente, prevaleceu a marcação e a disposição adversária, e veio a derrota.


Na etapa inicial o adversário foi melhor, a marcação encaixou, o time marcou sob pressão e teve mais escapadas que o Corinthians, que também teve as suas, mas dependia muito de Lucca, que era o único que funcionava, o único que se apresentava do meio pra frente, a compactação e a vontade adversária, suplantaram o time de Tite na etapa inicial, foram poucas as chances de gol, o placar terminou zerado, mas o que foi o primeiro tempo, servia como presságio para o que viria na etapa final.

Na etapa final ficou ainda mais claro o isolamento de Lucca, o adversário seguia ganhando as divididas e tomando conta do meio, Elias ainda sem ritmo por conta da lesão deu lugar á Maycon, que pouco conseguiu fazer. A defesa do Corinthians tem um sério problema, problema que a seleção e a maioria dos times hoje tem, mas que nem por isso é menos irritante, ou aceitável, em jogada de Gabriel Jesús, a defesa marcou a bola, e Alecsandro apareceu sozinho por trás da zaga e cabeceou, para milagre de Cássio. O Corinthians que até então "jogava com 8" tentou colocar um a mais em campo, saiu "ninguém" para a entrada de Romero, que tentou algumas escapadas, mas era também figura isolada na frente. Porém numa bola em profundidade, Thiago Martins que entrou bem nesse time do Palmeiras, errou, foi estabanado e chegou com muita força na dividida com Giovanni (que até então não tinha feito NADA no jogo) e cometeu pênalti, pênalti idiota, mas assim também é pênalti. Lucca, figura isolada no ataque até então foi pra cobrança, Prass indicou o canto, pressionando o menino, que bateu até bem, forte e no canto, mas mostrou o canto e o goleiro foi lá e pegou. Em seguida o Palmeiras foi ao ataque e uma bola alçada pra área onde novamente todo mundo (ou seja, não é culpa do Yago) marcou a bola, e Dudu ficou livre, Cássio vendido saiu, mas o adversário estava inteiro no lance e ganhou de cabeça, encobrindo o goleiro do Timão, em impedimento milimétrico, mas era um lance difícil, não dá pra condenar a arbitragem, e o gol acabou dando mérito á quem melhor jogou, que foi o adversário, que jogou com garra, jogou com 11 enquanto o Corinthians jogou com 8, e por isso mereceu a vitória.


Essa derrota é um choque de realidade em relação a coisas que Tite precisa enxergar, ele é o melhor técnico da história do clube, se a CBF fosse uma entidade séria, ele já estaria lá há tempos, mas há situaçoes que precisam ser melhor trabalhadas e observadas. Por que mencionei que o time jogou com "3 á menos", por que qualquer Ser que entende um pouco de futebol, observou a nulidade de figuras como Guilherme e André tiveram como sempre, atuações patéticas, e Giovanni uniu-se a eles dessa vez, o time do meio pra frente foi anulado, o Palmeiras com isso tomou conta do meio e Lucca esteve isolado, coitado. É urgente que Tite entenda que Guilherme não irá se adaptar a função de transição que Renato fazia, ele é um "apoiador", ele é um meia-atacante que joga atrás do centroavante, e desce assim, deixando um buraco no meio, onde qualquer adversário minimamente capaz e compactado, acaba ganhando terreno, há duas alternativas pra que o time deixe de ter um buraco no meio, uma é colocar nas centrais do 4-1-4-1 Maycon na função hoje de Elias, e o camisa 7 fazendo o que fez no Flamengo, a transição do meio pro ataque, a outra é manter Elias na sua, e colocar Marlone nessa função, no Sport ele fazia essa função e isso chamou a atenção para que fosse contratado. A outra coisa que é irritante é essa mania terrível de marcar a bola, o melhor técnico do país não pode admitir isso, precisa trabalhar mais e solucionar esse problema, o problema não é Yago, é o posicionamento como um todo, Balbuena não é impassível de falha, a prova foi o gol da Macaca no meio de semana, e nem é um primor em experiência, é um Paraguaio jovem, se ganhar a posição será por seu trabalho, mas com ele ou com quem for, o posicionamento defensivo deve ser homem a homem na zona final do campo, tu marca zona até ver a possibilidade da bola ser alçada a tua área.


Não se deve fazer terra arrasada, e nem querer fazer revoluções, é inaceitável ver Lucca, o melhor em campo pelo Corinthians ser execrado em um lance onde o adversário teve mérito, é difícil, mas precisamos analisar com a cabeça, mesmo o melhor técnico do Brasil, e um dos melhores do mundo, tem questões não adequadamente observadas que podem melhorar, em jogos importantes e difíceis esse alerta aparece, e a hora de corrigir é já, para que o time não venha sentir nas decisões que terá pela frente, e são muitas, pois potencial técnico e tático, tem pra chegar em todas as competições. Contra o Santa Fé será mais um jogo perigoso e duro, mais uma oportunidade para tirar as lições e corrigir os erros, para as decisões que o Corinthians tem pela frente, novamente, vitória justa do adversário independente de impedimento eletrônico, e que em breve possamos dar o troco na bola.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: GazetaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours