Amigos, como será sempre enquanto estiver no comando da Seleção Brasileira, o "técnico" Dunga causou bastante polêmica na sua primeira convocação do ano, para dois duelos difíceis contra Uruguai e Paraguai, que podem não viver seus melhores momentos, mas ainda assim serão adversários duríssimos, até por que nós também não vivemos nossos melhores momentos não é? Enfim, vamos aos convocados e como sempre, a análise deles, e do que poderia mudar.


Goleiros - Alisson (Internacional), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valência)

Vejam, a convocação de Diego Alves é mais do que justa, independente se ele tem ou não alguma relação com Gilmar, ele vinha merecendo a convocação até se machucar, ficou muito tempo fora, mas voltou bem, a convocação é justa, não dá pra avaliar nada em relação aos times Brasileiros, afinal a temporada está só começando, por isso a convocação de Alisson é natural, mas Jefferson sempre esteve á frente de Grohe, e o que mudou agora? Uma "falha", todo goleiro falha, isso não destrói anos de ótimos serviços prestados ao Fogo e á seleção, Dunga cita que "futebol é momento", no momento não há nada extraordinário que faça com que Grohe ultrapasse Jefferson, que segue se destacando em seu clube neste início de ano, enfim, é uma pena que Dunga siga seguindo suas pessoalidades, ao invés de seguir uma linha analítica.

Laterais - Dani Alves (Barça), Danilo (Real Madrid), Alex Sandro (Juventus) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Quanto as laterais nada de grave, Alex Sandro já merecia chance, vem muito bem na Juve, apenas temo que na volta de Marcelo (tem que voltar, é junto ao Alaba o melhor da posição no mundo) que seja suplantado por Filipe Luís, que vem bem no Atleti, mas seria a terceira opção.

Zagueiros - Miranda (Internazionale), David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG) e Gil (Shandong Luneng/CHN)

Vejam, a não-convocação de Thiago Silva surpreende todo mundo, mas não a nós, será que ninguém nunca reparou no estilo de Dunga? Dunga é birrento, turrão, quando pega birra de alguém pra isso sair é duro, prova disso foi a demora em trazer Marcelo de volta ao time, e pegou agora com Jefferson (sei lá por que) e com Thiago, por que a postura do zagueiro foi patética em vários momentos, desde a Copa, passando por declarações posteriores se achando acima do técnico e de seus concorrentes, e em infantilidades como colocar a mão na bola de propósito. Não que se concorde de todo, mas Thiago cavou sua sepultura com Dunga e dificilmente será chamado, há que "se conformar" com isso. Preferimos também David Luiz como primeiro volante, mas se ele é assim tão péssimo zagueiro, por que Blanc segue com ele como titular e o "fenomenal" Marquinhos como banco? Há muito aí de perseguição á David como "o retrato do 7 x 1", o "cara da Pepsi", o "cara que se preocupa mais com o cabelo e a selfie do que com a bola", e não debatemos perseguições. Miranda é um cara de confiança de Dunga e também para nós, mas tem falhado muito nesse momento ruim da Inter, pode já estar na curva final, é preciso ter atenção. Gil fez uma escolha errada de carreira indo pra China, é natural sua convocação pois o ano só começou e não há (além do renegado Thiago Silva) outro grande nome na Europa (Naldo e Luisão já estão em fim de carreira) pra ser avaliado á sua frente, mas considerando que um zagueiro nada tem a mostrar na China, e que Thiago seja mesmo carta fora do baralho, Geromel e Felipe (quem diria) são nomes que pedem passagem para essa última vaga.

Volantes e Meias - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN), Oscar (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea) e Kaká (Orlando City)

Dunga meteu os pés pelas mãos aí, trouxe apenas dois volantes (de pouca saída aliás) e encheu de meias pra tentar satisfazer o povo, mas não deu certo, muitos meias centrais, esquecendo de Lucas e Firmino que voltaram a apresentar um grande futebol, e gastando uma vaga com Kaká que é um grande jogador, mas nem calendário tem há vários meses, é uma convocação bastante criticável nesse aspecto, como volante cabia ao menos Casemiro, que julgo melhor inclusive que os dois convocados por sua qualidade pra sair pro jogo. Sobre Renato, é o mesmo que o dito para Gil, sua vaga deve se abrir em breve, chance para Lucas, que andou dando declarações tortas também, como que a "Ganhar a Champions League é o meu objetivo de vida", ou seja, acima de uma Copa do Mundo com sua seleção, sentimentalista como é Dunga, não duvido que isso tenha piorado sua avaliação, Hernanes voltou a atuar bem pela Juve, o problema é que ele não exerce mais a função que fazia na Lazio flutuando na meia, mais pela esquerda, papel que cabe á Pogba, como volante seu talento fica restrito, mas com tantos meias centrais, quem sabe não cabia ele em breve na vaga de Oscar, por exemplo, é um cara que pode fazer a função como volante que sai pro jogo, e também a de armador de Oscar, segurando a bola na frente e com bom drible curto e finalização de fora.

Atacantes - Neymar (Barça), Ricardo Oliveira (Santos), Douglas Costa (Bayern) e Hulk (Zenit)

Se o começo do ano não é parâmetro para avaliar o futebol Brasileiro, na Europa a bola não parou (salvo no leste Europeu), e por isso é um acinte a não convocação de Jonas, artilheiro da Europa pelo Benfica, ele vive um momento mágico de sua carreira, carregando nas costas o talvez mais tradicional time Português em uma temporada que tinha tudo pra ser apenas de reconstrução (após a perda de Jorge Jesús), tomara que seja observado, mas temo que não, Dunga tem por hábito apenas convocar jogadores que ele "não gosta" por meio de exigência popular, e sabemos que a Liga Portugal não é tão acompanhada assim por aqui, temo então que este passe despercebido, o que será uma pena e uma grande perda, no mais, correta a convocação, há os que não gostam de Hulk, mas é um cara que em um lance decide partidas, é ótimo ter um cara assim no grupo.



Enfim, entre reclamações justas, perseguições e exageros, é evidente que a convocação peca, mas dentro do que sabemos de nosso técnico, é possível sim montar um time competitivo pra sequência, e há que entender que é a primeira convocação do ano, esperança nunca é demais, que haja um pouco mais de visão e coerência para as próximas listas.



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: MowaPress.



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours