Olá fãs do futebol holandês! Nos encontramos hoje para tratar das semifinais da copa da Holanda, que definiram mais uma Bekerfinale. Os classificados, Utrecht e Feyenoord, disputam na copa nacional suas únicas chances de título na temporada, lutando ainda por uma vaga direta na fase de grupos da Europa League 2016/17. Uma partida que tem tudo pra ser muito equilibrada e emocionante, com um leve favoritismo para o time de Roterdã. Quer saber coo foram as partidas que definirão os finalistas? Então acompanhe conosco nosso resumão das semi-finais:



Utrecht 3 x 0 VVSB

Na primeira das semifinais, aconteceu o que todos esperavam. O Utrecht despachou a zebra do VVSB e alcançou a final depois de 11 anos! Numa partida aonde os amadores pouco ameaçaram, o Utrecht dominou as ações ofensivas, parando apenas na grande atuação do goleiro Valk. De tanto pressionar, a equipe da casa parecia que iria marcar a qualquer momento, porém o tempo foi passando e nada do gol sair. A torcida já começava a ficar apreensiva quando Boymans conseguiu escapar pela direita. Quando o atacante cruzou para a área, Van der Slot tentou cortar, mas a bola acabou entrando contra sua própria meta, abrindo o marcador em Utrecht.
Com o gol sofrido, os amadores se desestabilizaram e viram as remotas chances de classificação serem praticamente sepultadas quando, após saída equivocada de Valk, Haller receber sozinho na pequena área e bater forte, ampliando a vantagem do time da casa. O Utrecht ainda fecharia a conta com Joosten, já nos acréscimos da partida.
Para o VVSB, resta apenas focar na real possibilidade de promoção e de integrar o novo projeto da KNVB, a Tweede Divisie. Temos de ressaltar a grande superação do time até aqui, chegar à semifinal foi realmente um feito e tanto para o time, que marca definitivamente o seu nome na história mesmo saindo derrotado. Para o Utrecht, o sonho continua vivo, e quem sabe, mais vivo do que nunca!

Feyenoord 3 x 1 AZ Alkmaar

Vindo de importante vitória sobre o já classificado Utrecht, o Feyenoor jogava em casa sua última chance de título na temporada. A partida diante do AZ começou melhor para os Rotterdammers, que pressionaram bastante logo nos primeiros minutos. Aos 15 da primeira etapa, a cobrança de escanteio foi desviada na primeira trave, Henriksen tentou cortar mas o chute saiu errado e a bola foi de mansinho balançar as redes no De Kuip. Melhor no primeiro tempo, o Feyenoord chegou perto de aumentar a vantagem, mas o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0.
A vantagem animou os torcedores, que viam a Bekerfinale cada vez mais perto. Pois é, mas a liderança no placar não durou nem ao menos um minuto. Em bola longa, Karsdorp falhou no corte, o cruzamento foi mais uma vez mal afastado e Henriksen se redimiu do gol contra, empatando o jogo. A partir daí, partida ganhou muito em emoção. Com os dois times procurando o gol, os primeiros minutos do segundo tempo foram lá e cá, incluindo uma bola na trave do AZ! Aos poucos, o termômetro foi baixando e a partida ficou mais estudada. Após cobrança de lateral, Tornstra encontrou espaço em meio a defesa do AZ, que ainda deixou Kramer livre no lado esquerdo da grande área. O centroavante recebeu e tocou por baixo do goleiro Rochet, recolocando o time da casa na frente, para delírio da torcida presente no estádio. Pouco depois, foi a vez de Vlaar cometer pênalti, Kuyt foi para a cobrança e converteu, sacramentando a classificação do Feyenoord para sua primeira Bekerfinale em seis anos. Para o AZ, a segunda derrota consecutiva mas a sensação de que o time deixa o campeonato com uma boa partida, com falhas pontuais tanto no ataque como na defesa que acabaram determinando o resultado.

A Bekerfinale, como é conhecida a final da KNVB Beker, já tem data e hora marcados: dia 23 de abril às 13h no horário de Brasília. O local será o mesmo das antigas edições, o De Kuip, porém teremos o estádio dividido, com 50% de espaço para ambos os times. Podemos esperar um Feyenoord ainda mais forte do que o atual. O time vem se recuperando aos poucos da crise e tem tudo para chegar a sua melhor forma conforme os jogos forem passando.
Oscilando um pouco nas últimas partidas, o Utrecht deve se preparar inteiramente para este jogo.  Erik ten Hag já mostrou do que é capaz ao vencer com autoridade o PSV em Eindhoven e agora, vai para mais uma missão aonde o adversário parece favorito.

A última vez que os clubes decidiram a KNVB Beker deu Utrecht. 4 a 1 em pleno De Kuip!

Outro ponto que precisamos destacar são os fatores decisivos de cada time. Enquanto pelo lado do Feyenoord a referência é o ídolo Kuyt, do outro lado o ponto-chave é também um atacante. Sebastien Haller vem ganhando a simpatia dos torcedores com grandes exibições nas últimas temporadas e tem nessa Bekerfinale a grande chance de mostrar todo o seu valor.

Bom, por hoje é só pessoal. Fiquem ligados no blog, acompanhando as últimas notícias dos esportes e dos demais assuntos tratados no Jovens Cronistas. Não deixe de curtir nossa página no Facebook clicando aqui, para ficar por dentro de tudo que acontecerá ou já aconteceu no JC. Fiquem ligados também no YouTube pelo canal Oranje TV, em breve estaremos analisando os principais fatos do futebol holandês também pelo canal. Grande abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours