Amigos, como já amplamente informado, Gianni Infantino foi recentemente eleito e empossado como presidente da FIFA, visando trazer de volta a credibilidade á entidade, após todos os escândalos envolvendo a gestão Blatter. A indicação inicial é de que apesar da "simpatia e alegria" do italiano, veríamos mais do mesmo, com a entidade seguindo sob suspeita e continuando seu ciclo de poder, mas uma notícia animadora vem da reunião da International Board, no País de Gales, mudanças importantes para colocar o futebol em sintonia com os anseios do torcedor, a principal delas, a utilização de replays em lances polêmicos.

A mecânica será como em outros esportes, um árbitro de vídeo analisará os lances, e poderá tanto ser chamado a interferir, como chamar o árbitro, á princípio o impedimento ainda não será analisado, á menos que seja uma jogada que culmine em gol, são gols, faltas que acarretem expulsão, lances penais e mera identificação de jogador, serão os casos em que o árbitro de vídeo será acionado.

Além dessa iniciativa, a saída de bola também não precisará necessariamente ser feita para frente, expulsões podem também ocorrer antes do jogo, atendimento a jogadores em faltas duras (de cartão) poderá ser feito dentro de campo, o que não "pune" o time que sofreu a falta, e ainda outra boa mudança que é uma quarta substituição, em partidão que forem para a prorrogação. Todos esses ainda passarão por um período de testes, e devem ser selecionadas ligas para que sejam implementados nessa fase, o que deve ser definido na próxima reunião da entidade, em um ano.


Parece que dessa vez não trata-se apenas de "discurso barato", são medidas que realmente vão ao encontro do desejo do torcedor e da necessidade do esporte, é claro que é uma cartada para aliviar a forte pressão que ainda paira sobre a entidade, mas ao menos são bons movimentos que modernizarão o esporte, e também o debate sobre ele, tão viciado pelas questões aliadas á arbitragem. Tomara que esse movimento indique de fato, que Infantino terá uma gestão democrática, voltada para os interesses do esporte, e não de manutenção e perpetuação de seu grupo no poder, tomara que esta seja mesmo uma luz no fim do túnel, para a entidade máxima do futebol.


E vocês, acreditam que são mudanças positivas para o futebol? Opinem! 




Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: Getty




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours