Caros leitores, o Palmeiras recebeu e goleou o Capivariano neste dia 6 de março de 2016 no Allianz Parque em São Paulo, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O verdão precisava engatar uma sequência de resultados de sucesso e ela veio. Não só em termos de resultado, mas como também em termos de futebol apresentado, postura em campo, etc. Por mais que o Leão da Sorocabana não seja uma das melhores equipes (embora já havia complicado para um time em Itaquera), é um jogo a ser lembrado.
 
Palmeiras começou a partida com modificações. Egídio entrou na lateral esquerda no lugar do Zé Roberto por motivos óbvios. Marcelo resolveu também mexer na ponta esquerda para colocar Rafael Marques e, assim, recompôs a linha dos 3 que deu sucesso ao verdão ano passado com Dudu, Rafael Marques e agora Allione.
 
O verdão começou do jeito que a torcida quer, espera e gosta: marcando em cima, assim como no princípio de trabalho de Marcelo Oliveira. O resultado não tardou, pois logo aos 6 minutos de jogo Lucas serviu bola rasteira para Cristaldo que apenas ajeitou para Allione abrir o placar: 1x0.
 
Recuar? Chutão? Dessa vez não. Os setores do Palmeiras trabalhavam muito bem a bola e exploravam principalmente o lado esquerdo do ataque com Egídio que finalmente voltou a apresentar um futebol decente. Rafael Marques desperdiçou boa chance ao verdão, Dudu concluiu bem uma bola para boa defesa do arqueiro adversário, além de Thiago Santos ter cabeceado uma bola na trave.
 
Mas não seria fácil. Bruno Maia desceu pela direita de nosso sistema defensivo e achou Rodolfo que empatou a partida por 1x1. Por incrível que pareça, o verdão não sentiu o golpe e manteve o nível de apresentação do futebol elevado.
 
Tanto que o gol não demorou a sair: 10 minutos após sofrer o gol de empate, Egídio cobrou muito bem uma falta, cruzou na medida para Vitor Hugo. Este não alcançou a bola que sobrou para Thiago Martins empurrar a bola para as redes e tranquilizar na virada pro intervalo.
 
Veio a segunda etapa e o Palmeiras tinha aquela situação cômoda a seu favor: time adversário expondo espaços e precisava aproveitar, ou seja, NADA de chutão. Foi isso que aconteceu quando Dudu arrancou pela ponta direita e, ao tentar cruzar para Jean no meio da área, a bola resvalou no braço de Maguinho e o árbitro assinalou pênalti. Cristaldo "soltou o cavaco para balançar o capim no fundo da rede do Capivariano" como diria Sílvio Luiz e fez 3x1.
 
O time de Capivari ainda perderia um jogador e deixaria o Palmeiras em vantagem numérica. O verdão aproveitou e Alecsandro fechou a conta para 4x1. Fim de papo.
 
Postura muito boa da equipe, consciência no toque de bola e objetividade no setor ofensivo fizeram com que o Palmeiras saísse vitorioso hoje do Allianz Parque. Uma postura que a torcida quer ver todos os jogos e o time já demonstrou ser capaz de jogar desta maneira. Com calma, qualidade, passando a bola por todos os setores do campo, além de muita movimentação na linha dos 3 e Cristaldo fazendo o pivô muito bem. Não vou cornetar nem as trocas 6 por meia dúzia do Marcelo dessa vez.
 
Allione e Cristaldo estão se entendendo muito bem além do castelhano, Dudu e Rafael Marques protagonizaram uma dupla de pontas que funcionou muito bem no princípio de trabalho de Marcelo Oliveira. Egídio mostrou qualidade hoje no setor ofensivo, pois as principais jogadas (mesmo as que não resultaram em gols) saíram pelo seu setor.
 
Só gostaria que o Marcelo Oliveira elogiasse um pouco mais o time quando faz apresentações como a de hoje. É legal apontar defeitos como deficiência do Lucas na marcação, perda de alguns gols, etc., mas o time estava precisando de confiança e veio uma boa vitória. O que a torcida tem que cobrar? Atuações como a de hoje contra o Nacional, na quarta feira. A mesma facilidade não pode ser esperada de jeito nenhum, mas a postura do time tem que ser cobrada e, acima de tudo, mantida.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours