Caros leitores, hoje vou comentar de um tropeço do verdão na estreia da Libertadores, diante do River Plate do Uruguai fora de casa. Empate fora de casa é de todo ruim na competição continental? Pelas circunstâncias vividas pelo verdão o empate foi ruim, para não dizer horrível. Enfim, vamos ao jogo.
 
Palmeiras foi ao Uruguai tentar tirar uma certa tiriça que vinha assombrando a equipe: 3 jogos sem vitória e hoje seria a chance. Chance que chegou a ficar próxima após boa trama de Dudu no ataque e encontrar Jean que abriu o marcador e colocou o verdão em vantagem. Fato é que Jean e Arouca tiveram mais mobilidade no ataque, devido ao posicionamento de Thiago Santos, mais fixo. Isso ajudou o time ofensivamente.
 
Veio o intervalo da partida e Marcelo Oliveira sacou Erik para colocar Gabriel Jesus. A alteração até então não surtiu efeito. As fezes que a defesa do Palmeiras comete fizeram bastante efeito: bola na área do Palmeiras e pênalti para o River (muito bem marcado por sinal). Santos converteu e empatou.
 
A alegria do time da casa não durou tanto tempo. Marcelo mexeu novamente no seu estilo "6 por meia dúzia" e colocou Alecsandro no lugar de Barrios que nunca está 100%. Alecsandro deu bonito passe de peito para Gabriel Jesus, com categoria, botar o verdão novamente na frente do placar.
 
Mas, quem tem a zaga e o sistema defensivo do Palmeiras nunca pode ficar sossegado. Escanteio na área do verdão e PIMBA! Mais uma vez, o River alcançou as redes com Montelongo, já que o sistema defensivo do Palmeiras assistiu ao jogo de graça e de dentro do campo! Quero saber que promoção é essa.
 
Depois disso, o Palmeiras colocou a bola no chão e boas jogadas com Dudu, Alecsandro e Gabriel Jesus surgiram, mas não foram caprichosas o suficiente para deixarem o alviverde novamente na frente do marcador. E fim de papo na partida!
 
Agora tem que procurar o defeito principal e corrigi-lo: sistema defensivo do Palmeiras, no geral, é muito vulnerável. Roger Carvalho deu sorte de não ser expulso após cometer 8 faltas SOZINHO. Muitos buracos atrás e time muito espaçado resulta em adversário aproveitando esses lugares no campo para deitarem e rolarem.
 
Fato é que esse time do River Plate do Uruguai é limitado tecnicamente para sorte do Palmeiras. Muito aplicado taticamente, ao contrário do verdão, e fazendo jus aos times latinos no geral, que são bem disciplinados na parte tática. Palmeiras precisa resolver esse problema tático com urgência. Porque Nacional e Rosário Central não são grossos tecnicamente como é esse River do Uruguai.
 
Gostei da tentativa de mudança do Marcelo Oliveira tentando liberar mais os volantes, Gabriel Jesus no banco, etc. Mas parece que por mais que ele tente mudar, o erro principal permanece que é o sistema defensivo. Agora é "só" fazer a lição de casa para chegar aos 10 pontos. Porque futebolisticamente está difícil defender o Palmeiras.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours