Olá amigos fãs do futebol europeu! Nosso encontro hoje tratará do início das oitavas de final da UEFA Champions League, a maior competição interclubes do mundo! Quatro grandes partidas abriram a fase eliminatória nesta semana, e dentre os bons jogos, destacamos as vitórias fora de casa de Wolfsburg e Real Madrid, além do grande confronto entre PSG e Chelsea, que terminou com vitória para os franceses. Confira a partir de agora nosso resumão das oitavas da Champions League:



Paris Saint-Germain 2 x 1 Chelsea

Invicto e virtual campeão antecipado da Ligue 1, o Paris Saint-Germain recebeu o Chelsea, que já soma dez jogos de invencibilidade na Premier League. Os mandantes resolveram propor jogo logo nos primeiros minutos, aproveitando a postura defensiva do Chelsea. O que se viu nos primeiros 20 minutos de partida foi um domínio absoluto do PSG, tocando a bola no campo adversário e encontrando espaços especialmente para os chutes de fora da área. Verrati foi quem tentou primeiro logo aos 3 minutos, mas Courtois estava atento, espalmando o lance.

O time francês seguiu em cima, procurando o primeiro gol, enquanto o Chelsea tentava apostar na velocidade dos meias para sair no contra-ataque, mas nada parecia dar certo. A partir dos 25 minutos de jogo, os visitantes começaram a levar mais perigo do gol de Trapp. Após bonita troca de passes, Diego Costa tocou de cabeça na entrada da pequena área, Trapp no reflexo desviou a bola que ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Numa partida mais equilibrada, ambas as equipes começaram a criar boas chances. Em boa jogada pela direita, Azpilicueta furou na hora do chute, pouco depois, Ibrahimovic teve a chance em cabeçada na pequena área, mas o sueco acabou atrapalhado pela marcação e concluiu fraco, para a tranquila defesa de Courtois.

Lucas aparecia bem na partida, tentando boas arrancadas próximas a área adversária. Numa delas, o árbitro marcou falta de Obi Mikel, em uma posição perigosa. Zlatan partiu para a cobrança, e contou com um desvio na barreira pára enganar Courtois e abrir o marcador no Parc des Princes, 1 a 0.
O Chelsea não demorou a reagir. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Obi Mikel apareceu livre na pequena área para dominar e chutar forte, empatando a partida.

O segundo tempo começou com chances para ambos os lados. Willian puxou rápido contra-ataque, mas Diego Costa não conseguiu vencer o goleiro Trapp. Pouco depois foi a vez de Di Maria incomodar Courtois, que se esticou todo para mandar a bola pela linha de fundo. O belga estava a ser muito solicitado mesmo, e correspondendo a confiança depositada nele. Em boa tabelinha com Ibrahimovic, Lucas saiu na cara de Courtois, que mais uma vez fez grande defesa!

Com o tempo passando, o Chelsea foi recuando cada vez mais. O empate com gols fora de casa era realmente um bom resultado. O PSG ia chegando cada vez mais perto do gol, como na falta cobrada por Di Maria, que mais uma vez parou em Courtois. A equipe francesa chegava bem pelo lado esquerdo, ameaçando a meta inglesa em quase todos os lances de ataque. O Chelsea raramente tentava jogadas, Oscar teve boa chance aos 31 minutos, depois de bom lançamento do campo de defesa, mas não conseguiu a finalização.

Com apenas quatro minutos em campo, Cavani fez o que faltava ao PSG. Em grande passe de Di Maria, o uruguaio saiu da marcação e tocou entre as pernas de Courtois, recolocando os parisienses à frente no marcador!

o Paris Saint-Gemain sewguiu no ataque mesmo após o gol. Marquinhos e Ibrahimovic ainda tiveram boas chances de gol, mas Courtois salvou o Chelsea. No último lance do ogo, Pedro quase conseguiu o gol do empate, mas acertou o lado de fora da rede.

Vitória por 2 a 1 que deixa o confronto bastante aberto. Jogando em casa, se espera que Hiddink leve uma equipe com postura mais ofensiva ao jogo, enquanto o PSG tente marcar pelo menos um gol no Stamford Bridge.

No jogo desta terça, vimos um Chelsea até bem postado defensivamente e com um goleiro muito confiável, duas coisas que podem fazer a diferença no jogo de volta. Guus porém precisa se concentrar no ataque, soltar mais a equipe para criar jogadas e usar da velocidade dos seus meias.

 No lado francês, o PSG também deve ir a Londres procurando no mínimo um gol, e para isso precisa de mais movimentação na defesa adversária, abusar da qualidade dos seus jogadores criando jogadas de efeito e mais difíceis de serem marcadas, como a do segundo gol. A expectativa é de um grande jogo, e todos os indícios para tal estão se confirmando!

Benfica 1 x 0 Zenit

No Estádio da Luz, o Benfica recebeu o Zenit, sexto colocado do campeonato russo, porém com apenas uma derrota na UEFA Champions League. A partida começou bastante truncada, com ambos os times arriscando pouco no ataque. Lodygin só teria trabalho aos 19 minutos, quando Pizzi arriscou de dentro da grande área, mas o chute fraco ficou fácil para o arqueiro russo. Buscando não sofrer gols, os russos seguiam na postura defensiva, e viam cada vez mais a equipe do Benfica ganhar terreno e ameaçar a meta de Lodygin. Aos 29 minutos, foi a vez de Jonas arriscar de fora da área, a bola desviou no defensor e passou perto da trave. Aos 33, Mitroglou finalmente balançou as redes à favos dos Encarnados, mas o bandeirinha assinalou impedimento. O retrancado Zenit assustou apenas nos minutos finais da primeira metade. Hulk sofreu falta próxima a área, o brasileiro bateu forte e a bola por pouco não entrou. Mesmo restando 10 minutos nos relógio, as equipes não ameaçaram mais no primeiro tempo, que terminou com um morno 0 a 0.

O segundo tempo de jogo começou diferente. Logo aos sete minutos, Witsel fez boa jogada e chutou de longe, Julio César bem colocado espalmou e a zaga do Benfica afastou o perigo. Melhor no jogo, a equipe russa voltou a ameaçar com Witsel ainda nos primeiros minutos, mas o cabeceio saiu no meio do gol, nas mãos do goleiro brasileiro.

A partir daí, o time português acordou para o jogo e passou a levar mais perigo, primeiro com Gaitán, que arriscou da entrada da área mas mandou longe do gol. Já aos 25 minutos de jogo, o argentino teve nova chance. Mitroglou ajeitou de cabeça para Nico, que cortou o primeiro zagueiro e bateu forte, para boa defesa de Lodygin. Gaitán ainda tentou no rebote, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Logo na sequência, o brasileiro Jardel teve a chance na entrada da pequena área, mas acabou travado pela zaga, que mandou para escanteio.

Estava formada a pressão do Benfica, que agora subia as linhas defensivas e buscava um resultado positivo diante de sua torcida. Do Zenit pouco se via, a equipe de André Villas-Boas procurava agora segurar o empate, que não era um mau resultado. A missão ficou mais difícil, quando já aos 44 minutos de jogo, Criscito fez falta desnecessária, recebeu o segundo amarelo e a expulsão. Mas quem pensou que os problemas dos russos se limitariam a perder um jogador para a volta se enganou. Gaitán levantou na área e o brasileiro Jonas cabeceou com perfeição no canto esquerdo de Lodygin para decretar a importante vitória do Benfica.

Vitória que dá a vantagem do empate aos portugueses, estes que devem manter a calma e procurarem melhorar o ritmo de jogo apresentado nesta terça. Os Encarnados terão para o jogo de volta os desfalques de André Almeida e Jardel, enquanto os russos não poderão contar com Javi García e Criscito. Podemos esperar então algumas novidades de ambos os lados para o jogo da volta, e uma partida bastante equilibrada e sem favorito.

Roma 0 x 2 Real Madrid

No estádio Olímpico, a Roma recebeu o embalado Real Madrid de Zinedine Zidane, que estreava na UEFA Champions League como técnico do clube espanhol. A partida começou com a Roma bastante compactada. Jogando dentro de um curto espaço do campo, os italianos buscavam diminuir o espaço livre no seu campo, assim evitando o toque de bola adversário e a criação de jogadas. Sem passar da intermediária adversária, o Real Madrid mantinha a posse de bola, mas não criava grandes chances. A primeira boa chance com bola rolando no jogo foi pelo lado italiano. Explorando a velocidade pelas pontas, os romanos chegaram no contra-ataque puxado por Salah, que achou El Shaarawy na pequena área. O chute porém saiu sobre o gol de Keylor Navas.


Com a proposta do jogo compactado, a Roma acabou perdendo terreno na partida. Com maior posse de bola, o Real avançava, e obrigava o time romano a recuar no campo de jogo. A falta de ousadia porém prejudicava a equipe de Zidane, que pouco arriscava de fora da área. A maioria das chances surgia de bolas alçadas na área, ou lançamentos longos, que eram abafados pela grande quantidade de defensores na área romana. Aos 33 minutos, Cristiano Ronaldo fez boa tabela com Marcelo na ponta esquerda da área, o brasileiro bateu de primeira e por pouco não marcou um golaço!

Aos poucos a Roma foi adiantando a marcação, chegando a adiantar sua linha de ataque marcando pressão na saída de bola adversária. A tática funcionou e por pouco o time da casa não abriu o marcador. Após recuperar a bola num lançamento errado, El Shaarawy recebeu em velocidade pela ponta esquerda cara a cara com Navas, mas Varane se antecipou muito bem, evitando o remate do atacante.

O segundo tempo começou até equilibrado. A Roma adotou uma postura um pouco mais ofensiva, até porque precisava fazer valer o fator mando de campo, enquanto o Real Madrid se esforçava para criar boas chances, eis que então surge um dos fatores mais importantes no futebol, a habilidade. Cristiano Ronaldo se desmarcou em velocidade e recebeu bom passe de Marcelo. Ágil, o português chegou até a grande área, cortou a marcação e bateu forte, a bola ainda contou com um desvio do marcador que matou Szczesny, abrindo o placar no Olimpico, 1 a 0.

A Roma sentiu o gol, afrouxou as marcações e viu o Real ameaçar. Meio desordenado, o time da casa oi ao ataque, propiciando um belo jogo averto e com grandes chances a partir do segundo tempo. Primeiro Benzema clareou e bateu fraco, para a defesa de Szczesny. Apostando na velocidade de Salah e El Shaarawy, a Roma começava a ameaçar Navas. A melhor chance foi do egípcio, este que não conseguiu dominar o passe de Nainggolan, facilitando a defesa do goleiro.

Abandonando a postura compactada de antes, os visitantes eram constantemente ameaçados. Ronaldo teve grande chance de marcar o segundo da noite, em cabeçada quase sem ângulo, mas a bola passou a poucos centímetros do poste esquerdo. Poucos minutos depois, quem apareceu sozinho foi James Rodríguez, que tocou forte de cabeça, mas sem direção.

E as chances seguiram aparecendo. O Real criava mais, porém Benzema e James não conseguiam boas definições. Do outro lado, Vanqueur arriscou bem de fora da área, mas a bola passou a esquerda de Navas. Aos 33 minutos mais uma chance dos romanos, Dzeko pegou a sobra já na pequena área, mas não finalizou bem, jogando a direita da trave.

A defesa da Roma já dava muitos espaços, e Zidane decidiu colocar sangue novo no jogo. Jesé substituiu James e retribuiu a confiança do treinador. Certamente bem instruído pelo técnico, o espanhol recebeu a bola ainda no campo de defesa e foi avançando... Digne não deu o bote e o atacante aproveitou para bater entre as pernas do defensor, marcando o importante segundo gol dos visitantes.

Vitória muito importante da equipe madrilenha, que encaminha a classificação para as quartas de final. Apesar do bom segundo tempo, aproveitando muito bem os espaços dados pelo adversário, falta ao Real um pouco mais de ousadia, não somente toques e belas jogadas, mas o chute de fora da área. Esse tipo de lance pode fazer falta em situações adversas, como contra uma equipe que esteja à frente do marcador, diferente do caso de hoje.

A Roma fez um bom primeiro tempo dentro daquilo que o esquema tático propunha, um time compacto sem dar espaços ao adversário. Faltou manter a pegada na segunda metade. No ataque, falta um bom finalizador, que possa definir as jogadas. Dzeko entrou no segundo tempo e pouco fez, El Shaarawy também não conseguiu ameaçar Navas. Spalleti terá que quebrar a cabeçar para montar um time equilibrado e eficiente para o jogo da volta.

Gent 2 x 3 Wolfsburg


Jogando na Bélgica, Gent e Wolfsburg iniciaram a disputa por uma vaga nas quartas de final da UEFA Champions League com uma grande partida. Ofensivas, ambas as equipes buscaram o gol desde o começo do jogo. A primeira boa chance veio logo aos cinco minutos, quando Draxler bateu forte por cima do gol de Sels. Com mais qualidade técnica, o time alemão conseguia criar boas jogadas, ameaçando bastante a meta do goleiro adversário. Aos 25 minutos, o Wolfsburg quase abriu o placar com uma forcinha da zaga adversária.

Mitrovic quase marcou contra ao tocar de cabeça, mas o goleiro Sels fez boa defesa espalmando para escanteio. O gol do Wolfsburg ia ficando maduro,
Kruse quase marcou aos 38, novamente Sels conseguiu evitar o tento alemão. O goleiro porém não conseguiu parar a boa tabela de Draxler com Vieirinha. O alemão saiu livre na cara do goleiro e definiu bem, abrindo o marcador na Bélgica.

Decidida a empatar o jogo, a equipe belga voltou pressionando os alemães no segundo tempo. Porém, uma desatenção na defesa acabaria por custar caro aos mandantes. Neto errou a saída de bola e acabou tendo seu passe interceptado por Draxler, que fez linda jogada driblando Mitrovic e encobrindo o goleiro Sels, marcando o 2 a 0. A equipe da casa se abateu, e poucos minutos depois viu o sonho da classificação ficar ainda mais distante após boa ultrapassagem do meio Träsch que cruzou para Kruse desviar e marcar o terceiro do Wolfsburg.
KAA Gent verliest met 2-3 van Wolfsburg

Kruse quase fez o segundo pouco depois, mas a trave salvou o Gent. Ainda acreditando numa recuperação, o Gent tentou nova pressão nos minutos finais. Kums quase conseguiu o empate, mas acertou a trave alemã. Já aos 35 minutos do segundo tempo, o meia belga fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e marcou um bonito gol, que renovou as esperanças da torcida.

O Gent seguiu pressionando, e o segundo gol não demorou a chegar. De cabeça, Coulibaly desviou na pequena área para descontar a vantagem dos visitantes e fechar o marcador na Bélgica. Mesmo após mais insistência do Gent, a partida terminou no 3 a 2.

Boa vitória da equipe alemã, que além dos gols fora, demonstrou maior qualidade e grandes condições de manter a vantagem em casa e avançar tranquilamente para a próxima fase. O Gent, que vive o sonho da classificação, precisa se apegar a ele. A equipe demonstrou ter forças para reagir mesmo após o 3 a 0, e precisa ser ainda mais forte para aguentar a pressão da torcida alemã e surpreender o adversário.

A Champions League volta na próxima semana, com mais quatro confrontos: Arsenal vs Barcelona; Juventus vs Bayern; PSV vs Atlético de Madrid e ainda Dynamo Kiev vs Manchester City. O Jovens Cronistas não perde nenhum lance das oitavas de final da Liga dos Campeões e traz para vocês mais um resumo semanal de tudo o que de melhor acontecer na maior competição interclubes do mundo! Grande abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours