Olá fãs do futebol holandês! Voltamos nesta sexta-feira para analisar os confrontos das quartas de final da KNVB Beker, a copa da Holanda. As quatro partidas que definiram os semi-finalistas foram incrivelmente muito disputadas! Dentre os maiores destaques, a recuperação do Feyenoord, uma exibição impecável do Utrecht e um milagre do VVSB! Acompanhe conosco tudo o que de melhor aconteceu nas quartas da KNVB Beker em nossa análise da rodada:

AZ Alkmaar 1 x 0 HHC Hardenberg

Depois de uma boa sequência de vitórias na Eredivisie, o AZ virou a chave para enfrentar uma das surpresas da KNVB Beker, o HHC que eliminou o N.E.C. na última rodada. Jogando em casa, o AZ teve natural facilidade para criar jogadas, visto que o adversário era apenas uma equipe amadora. Aos oito minutos, Janssen aproveitou o cruzamento na área e marcou mais uma vez, abrindo o placar em Alkmaar. A partir daí a partida ficou sonolenta. O HHC não abandonou a postura cautelosa e permaneceu com boa parte dos jogadores no campo defensivo. O AZ relaxou com a vantagem criada e não ofereceu muitas ameaças aos visitantes. O único momento de perigo do HHC foi quando Van der Leij bloqueou o chute do goleiro Rochet, quase marcando o primeiro dos amadores!
No segundo tempo a partida melhorou um pouco. Apesar disso, as chances continuaram sendo poucas e sem levar muito perigo ao gol adversário. Janssen quase marcou o segundo na noite, após belo drible no zagueiro e toque por cima do goleiro, mas a defesa do HHC tirou em cima da linha. Nos minutos finais, o HHC ainda teve a chance do empate, porém Vlaar conseguiu o corte na hora do chute, selando a classificação do AZ.
Apesar da vitória um tanto quanto tranquila, o time de Alkmaar não fez uma boa partida. Corpo mole por causa do adversário? Acho bem provável, afinal o HHC quase não ofereceu resistência. De qualquer forma, essa atuação deve ser corrigida, afinal o time de Alkmaar está há só um jogo da Bekerfinale.

Den Bosch 2 x 3 VVSB

No confronto mais alternativo das quartas de final, Den Bosch e VVSB se enfrentaram no Vliert, casa do Den Bosch. A equipe mandante ocupa atualmente o 14º lugar da Jupiler League, a segunda divisão holandesa. Já os visitantes são nono colocados da Topklasse, terceira divisão nacional e a primeira divisão amadora! Ambas as torcidas estavam empolgadas para o jogo, especialmente a do Den Bosch, favorito para alcançar as semi-finais.
goalkeeper Kees Heemskerk of FC Den Bosch during the Dutch Cup quarter final match between FC Den Bosch and VVSB on February 3, 2015 at De Vliert stadium in Den Bosch, The Netherlands.Aproveitando a qualidade técnica, o Den Bosch não decepcionou e saiu na frente logo nos primeiros minutos. Após rápido contra-ataque, Carlone acertou um bonito chute no canto superior direito do goleiro Valk, abrindo o marcador. Dez minutos depois, Khalouta colocou de cabeça no cantinho, sem chances pro goleiro abrindo 2 a 0 antes mesmo do intervalo!
Enquanto amadores, os jogadores do VVSB tiveram tudo para desacreditarem de si mesmos. O Den Bosch continuou criando grandes chances, mas falhou na conclusão. Já os visitantes esbarravam na falta de qualidade e pouco ameaçavam o goleiro adversário. Só que o futebol não é apenas um esporte comum... Aos 36 minutos do segundo tempo, De Rijk cobrou escanteio fechado, o goleiro saiu mal e Bekooij diminuiu para o VVSB, dando esperanças aos jogadores e à torcida. Poderiam os amadores escrever história no futebol holandês?
A resposta veio um minuto depois, com um lindo toque de letra de Tavilla para Van der Slot, que saiu na cara do gol e empatou o jogo, 2 a 2! Todos ficaram chocados com o que os amadores acabavam de fazer. A primeira reação do Den Bosch foi tentar dar o troco, redimir-se da vergonha de sofrer o empate perante uma equipe não profissional. Mas, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Bola levantada na área e o goleiro Heemskerk tentou agarrá-la rapidamente para sair jogando, mas ela escorregou entre suas mãos e caiu nos pés de Maikey Parami para fazer história! 3 a 2 no marcador, virada em cinco minutos e o primeiro time amador numa semi-final de KNVB Beker desde os anos 70, com o IJsselmeervogels!
Decepção e muita tristeza por parte do Den Bosch. A derrota é vexatória para a equipe, especialmente pelas circunstâncias em que ocorreu. Mas há que se entender que este é o esporte que tanto amamos, aonde nem sempre o melhor vence. A magia está no imprevisível, está naquela vitória em que poucos acreditavam, e os amadores do VVSB nos proporcionaram um dos momentos mais lindos da história do futebol holandês. E a competição segue, agora ainda mais improvável, mas nunca, nunca impossível!

Roda JC 0 x 1 Feyenoord

Tentando esquecer a má fase, o Feyenoord foi até Kerkrade encarar o Roda JC, que vinha embalado após três partidas seguidas sem derrota. Quem esperava um Roda mais retraído se enganou. O time propôs jogo logo na primeira etapa. O Feyenoord também apresentava um bom futebol na partida. O problema eram mesmo as finalizações. As equipes não conseguiam finalizar bem as jogadas, e o zero não saía do placar.
Passaram-se mais 45 minutos, e o final da partida até se tornou mais interessante. Os goleiros trabalharam mais e as oportunidades criadas eram mais perigosas. Porém o empate persistiu e levou o jogo para a prorrogação. A equipe da casa começou os primeiros 15 minutos melhor, e até ensaiou uma pressão no Feyenoord. Só que no último minuto da primeira parte do prolongamento, Vejinovic desviou de cabeça na primeira trave e o brasileiro Eric Botteghin completou de peixinho, finalmente tirando o zero do marcador.
Perdendo o jogo, o Roda viu-se na obrigação de buscar o empate, e foi com tudo para os últimos 15 minutos de jogo, onde destacou-se o goleiro Vermeer. Seguro, Kenneth foi muito bem quando solicitado, fazendo grandes defesas já no apagar das luzes. Exatamente no último lance do jogo, Poepon recebeu na marca do pênalti e emendou um forte voleio de primeira, Vermeer teve um grande reflexo para encaixar a bola e encerrar ali o jogo.
A atuação dos Rotterdammers não foi das melhores, porém suficiente para a classificação e quem sabe para o começo de um novo tempo em Rotterdam. Contra o Ajax e fora de casa neste domingo pela 22ª rodada da Eredivisie, o Feyenoord tem a grande chance de voltar a alegrar seu torcedor, e ainda manter a tranquilidade na terceira posição do campeonato nacional.. Restam apenas dois jogos para que o Feyenoord volte a vencer a copa da Holanda, e um dos maiores clubes do país será sempre um grande candidato ao título.

PSV 1 x 3 Utrecht

Depois de assumir a liderança da Eredivisie, o empolgado PSV recebeu no Philips Stadion o Utrecht, que também faz uma grande temporada. A promessa era de um grande jogo, certamente o mais nivelado desta fase da KNVB Beker, e as equipes não decepcionaram! Ousada, a equipe de Erik ten Hag teve como característica marcante desse jogo a compactação do time. O treinador buscou diminuir os espaços entre os jogadores, encurralando o PSV e deixando a equipe sem poder nenhum de criação. Com a bola, o Utrecht contava sempre com ele, Sebastien Haller, que além de centroavante fazedor de gols também criou boas jogadas. Num dos muitos contra-ataques do Utrecht no jogo, Haller recebeu pela direita, ganhou na velocidade do zagueiro e conseguiu o cruzamento, que resultou no escanteio. Na sequência da jogada, Ayoub abusou da categoria e driblou Hendrix, Letschert desviou de cabeça e Ramselaar sozinho mandou pro fundo do gol. O Utrecht manteve o bom ritmo de jogo, e não demorou a conseguir o 2 a 0. Depois de bom passe de Ayoub, Haller novamente usou da velocidade para encontrar um espaço em meio a dois zagueiros do PSV e mandar uma bomba para o gol de Pasveer!
O 2 a 0 surpreendeu até a torcida visitante, que ecoava em meio ao silêncio dos Boeren. E o segundo tempo começou da mesma forma, com o Utrecht numa exibição tática quase perfeita e o PSV sem conseguir levar perigo ao gol adversário. Aos 13 minutos da segunda metade em mais uma ligação rápida, Haller encontrou Ramselaar livre novamente, que driblou o zagueiro e tocou na saída do goleiro, praticamente matando o jogo! O PSV descontou apenas num gol contra de Leeuwin, faltando 15 minutos para o fim da partida. Aí já não havia mais paciência para a equipe de Eindhoven e o tradicional chuveirinho na área do adversário não resultou em nada.
Final de jogo e uma exibição irretocável do Utrecht! Um time que tem grandes jogadores e vem demonstrando grandes exibições técnicas e táticas. Se impor num jogo único e fora de casa diante do líder do campeonato nacional é uma tarefa um tanto quanto árdua, mas executada com maestria pela equipe de Utrecht, que chega às semi-finais como um dos candidatos ao título!

As semifinais da KNVB Beker já tem data e local definidos, veja na foto abaixo:


Depois de um desfecho espetacular destas quartas de final, a KNVB Beker se encaminha para as semi-finais, que serão realizadas no dia 2 de março. Favoritos, Feyenoord e Utrecht tem grandes chances de fazerem a Bekerfinale, que como sempre, será disputada no De Kuip, estádio do Feyenoord. Fique atento as nossas análises sobre a Eredivisie, curta nossa página no Facebook e não perca o próximo resumãoda KNVB Beker, um abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours