Olá fãs do futebol holandês! Voltamos nesta sexta-feira para analisar os confrontos das quartas de final da KNVB Beker, a copa da Holanda. As quatro partidas que definiram os semi-finalistas foram incrivelmente muito disputadas! Dentre os maiores destaques, a recuperação do Feyenoord, uma exibição impecável do Utrecht e um milagre do VVSB! Acompanhe conosco tudo o que de melhor aconteceu nas quartas da KNVB Beker em nossa análise da rodada:
AZ Alkmaar 1 x 0 HHC Hardenberg
Depois de uma boa sequência de vitórias na Eredivisie, o AZ virou a chave para enfrentar uma das surpresas da KNVB Beker, o HHC que eliminou o N.E.C. na última rodada. Jogando em casa, o AZ teve natural facilidade para criar jogadas, visto que o adversário era apenas uma equipe amadora. Aos oito minutos, Janssen aproveitou o cruzamento na área e marcou mais uma vez, abrindo o placar em Alkmaar. A partir daí a partida ficou sonolenta. O HHC não abandonou a postura cautelosa e permaneceu com boa parte dos jogadores no campo defensivo. O AZ relaxou com a vantagem criada e não ofereceu muitas ameaças aos visitantes. O único momento de perigo do HHC foi quando Van der Leij bloqueou o chute do goleiro Rochet, quase marcando o primeiro dos amadores!

Apesar da vitória um tanto quanto tranquila, o time de Alkmaar não fez uma boa partida. Corpo mole por causa do adversário? Acho bem provável, afinal o HHC quase não ofereceu resistência. De qualquer forma, essa atuação deve ser corrigida, afinal o time de Alkmaar está há só um jogo da Bekerfinale.
Den Bosch 2 x 3 VVSB
No confronto mais alternativo das quartas de final, Den Bosch e VVSB se enfrentaram no Vliert, casa do Den Bosch. A equipe mandante ocupa atualmente o 14º lugar da Jupiler League, a segunda divisão holandesa. Já os visitantes são nono colocados da Topklasse, terceira divisão nacional e a primeira divisão amadora! Ambas as torcidas estavam empolgadas para o jogo, especialmente a do Den Bosch, favorito para alcançar as semi-finais.
Enquanto amadores, os jogadores do VVSB tiveram tudo para desacreditarem de si mesmos. O Den Bosch continuou criando grandes chances, mas falhou na conclusão. Já os visitantes esbarravam na falta de qualidade e pouco ameaçavam o goleiro adversário. Só que o futebol não é apenas um esporte comum... Aos 36 minutos do segundo tempo, De Rijk cobrou escanteio fechado, o goleiro saiu mal e Bekooij diminuiu para o VVSB, dando esperanças aos jogadores e à torcida. Poderiam os amadores escrever história no futebol holandês?
A resposta veio um minuto depois, com um lindo toque de letra de Tavilla para Van der Slot, que saiu na cara do gol e empatou o jogo, 2 a 2! Todos ficaram chocados com o que os amadores acabavam de fazer. A primeira reação do Den Bosch foi tentar dar o troco, redimir-se da vergonha de sofrer o empate perante uma equipe não profissional. Mas, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Bola levantada na área e o goleiro Heemskerk tentou agarrá-la rapidamente para sair jogando, mas ela escorregou entre suas mãos e caiu nos pés de Maikey Parami para fazer história! 3 a 2 no marcador, virada em cinco minutos e o primeiro time amador numa semi-final de KNVB Beker desde os anos 70, com o IJsselmeervogels!
Decepção e muita tristeza por parte do Den Bosch. A derrota é vexatória para a equipe, especialmente pelas circunstâncias em que ocorreu. Mas há que se entender que este é o esporte que tanto amamos, aonde nem sempre o melhor vence. A magia está no imprevisível, está naquela vitória em que poucos acreditavam, e os amadores do VVSB nos proporcionaram um dos momentos mais lindos da história do futebol holandês. E a competição segue, agora ainda mais improvável, mas nunca, nunca impossível!
Roda JC 0 x 1 Feyenoord
Tentando esquecer a má fase, o Feyenoord foi até Kerkrade encarar o Roda JC, que vinha embalado após três partidas seguidas sem derrota. Quem esperava um Roda mais retraído se enganou. O time propôs jogo logo na primeira etapa. O Feyenoord também apresentava um bom futebol na partida. O problema eram mesmo as finalizações. As equipes não conseguiam finalizar bem as jogadas, e o zero não saía do placar.

Perdendo o jogo, o Roda viu-se na obrigação de buscar o empate, e foi com tudo para os últimos 15 minutos de jogo, onde destacou-se o goleiro Vermeer. Seguro, Kenneth foi muito bem quando solicitado, fazendo grandes defesas já no apagar das luzes. Exatamente no último lance do jogo, Poepon recebeu na marca do pênalti e emendou um forte voleio de primeira, Vermeer teve um grande reflexo para encaixar a bola e encerrar ali o jogo.
A atuação dos Rotterdammers não foi das melhores, porém suficiente para a classificação e quem sabe para o começo de um novo tempo em Rotterdam. Contra o Ajax e fora de casa neste domingo pela 22ª rodada da Eredivisie, o Feyenoord tem a grande chance de voltar a alegrar seu torcedor, e ainda manter a tranquilidade na terceira posição do campeonato nacional.. Restam apenas dois jogos para que o Feyenoord volte a vencer a copa da Holanda, e um dos maiores clubes do país será sempre um grande candidato ao título.
PSV 1 x 3 Utrecht
Depois de assumir a liderança da Eredivisie, o empolgado PSV recebeu no Philips Stadion o Utrecht, que também faz uma grande temporada. A promessa era de um grande jogo, certamente o mais nivelado desta fase da KNVB Beker, e as equipes não decepcionaram! Ousada, a equipe de Erik ten Hag teve como característica marcante desse jogo a compactação do time. O treinador buscou diminuir os espaços entre os jogadores, encurralando o PSV e deixando a equipe sem poder nenhum de criação. Com a bola, o Utrecht contava sempre com ele, Sebastien Haller, que além de centroavante fazedor de gols também criou boas jogadas. Num dos muitos contra-ataques do Utrecht no jogo, Haller recebeu pela direita, ganhou na velocidade do zagueiro e conseguiu o cruzamento, que resultou no escanteio. Na sequência da jogada, Ayoub abusou da categoria e driblou Hendrix, Letschert desviou de cabeça e Ramselaar sozinho mandou pro fundo do gol. O Utrecht manteve o bom ritmo de jogo, e não demorou a conseguir o 2 a 0. Depois de bom passe de Ayoub, Haller novamente usou da velocidade para encontrar um espaço em meio a dois zagueiros do PSV e mandar uma bomba para o gol de Pasveer!

Final de jogo e uma exibição irretocável do Utrecht! Um time que tem grandes jogadores e vem demonstrando grandes exibições técnicas e táticas. Se impor num jogo único e fora de casa diante do líder do campeonato nacional é uma tarefa um tanto quanto árdua, mas executada com maestria pela equipe de Utrecht, que chega às semi-finais como um dos candidatos ao título!
As semifinais da KNVB Beker já tem data e local definidos, veja na foto abaixo:

Depois de um desfecho espetacular destas quartas de final, a KNVB Beker se encaminha para as semi-finais, que serão realizadas no dia 2 de março. Favoritos, Feyenoord e Utrecht tem grandes chances de fazerem a Bekerfinale, que como sempre, será disputada no De Kuip, estádio do Feyenoord. Fique atento as nossas análises sobre a Eredivisie, curta nossa página no Facebook e não perca o próximo resumãoda KNVB Beker, um abraço e até a próxima!
Deixe seu comentário:
0 comments so far,add yours