Caros palestrinos, hoje terei que comentar o primeiro jogo da finalíssima da Copa do Brasil que colocou em frente os maiores campeões nacionais: Santos x Palmeiras, na Vila Belmiro. Jogo com todos os ingredientes possíveis para uma decisão de um torneio importante.
 
O Palmeiras veio à baixada santista com um propósito: empatar, vencer ou perder de pouco para o Santos que é fortíssimo em casa. Infelizmente, veio a terceira opção, mas nada de desespero. O time foi armado com o que Marcelo Oliveira tinha de melhor e o discurso de "vamos para cima do Santos" me preocupava. Seria suicídio dar todos os contra-ataques pro alvinegro praiano. Mas o Verdão dessa vez tentou jogar de outra forma, valorizando a posse de bola.
 
O Palmeiras teve a primeira chance clara: Jackson cabeceou por cima quase na linha da pequena área e livre. No lance seguinte, pênalti pro Santos. Me lembrou inclusive lances do Mortal Kombat que você pegava o adversário e jogava no chão com tudo. Pênalti bem marcado, mas mal convertido. Gabriel Barbosa mandou no poste.
 
Logo em seguida, Prass fez milagre em chute a queima-roupa de Ricardo Oliveira. O primeiro tempo terminaria no 0x0 mesmo, com o time da baixada jogando mais bola e o Palmeiras tentando segurar a todo custo.
 
Veio a segunda etapa e a proposta do Palmeiras foi clara: continuar tentando segurar o Santos. Mas veio um lance capital: Barrios recebeu na cara de Vanderlei, foi tocado por trás, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira mandou seguir. Curioso porque o toque atrás do Barrios foi claro e, por mais que ele atrasasse um pouco a passada, ele precisava ajeitar o corpo mesmo para finalizar. Lance erroneamente não marcado a favor do Palmeiras e poderia inclusive acarretar na expulsão de David Bráz.
 
Fernando Prass ainda fez ótimas defesas, mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Ricardo Oliveira fez bem o pivô para Gabriel Barbosa se redimir do penal perdido e marcar para o peixe. E o Palmeiras? Queria realmente perder de pouco e não levou grande perigo. Ainda teve mais sorte.
 
No último lance da partida, Ricardo Oliveira ganha de Fernando Prass e rola pra Nilson, sem goleiro, só com a bola rolando direitinho, pro menino se consagrar e ele dá uma canelada na bola que praticamente selaria um título santista já no primeiro jogo. Fim de papo! 1x0, em desvantagem, mas o Allianz tem sido nosso aliado em mata-matas.
 
Agora vou retratar de algumas polêmicas. O pênalti no Barrios já foi mencionado no texto, mas aqui vai um adendo pra determinada falta de critério do juiz na Vila Belmiro. Lucas Lima simplesmente reclamava TODA hora que caía e o árbitro não marcava falta. Dudu reclamou UMA vez e tomou amarelo. Caso o meia santista tomasse o cartão, estaria de fora do jogo da volta, mas enfim. Expulsão de Lucas MERECIDA, já que deu uma entrada dura e uma bolada DESNECESSÁRIA no meia santista que não havia feito nada demais.
 
Nesse jogo da final, Dudu, Robinho e Barrios ficaram devendo. Muitos escorregões no ataque, erraram muitos domínios. E outra coisa que me preocupa: o preparo físico do Palmeiras. Mudem esse departamento urgentemente, pelo amor de Deus! Dá aflição ver o time perdendo TODAS as bolas no físico a partir dos 25 do segundo tempo.
 
De resto, a desvantagem não foi de todo ruim. Mas na volta teremos que ir com João Pedro na lateral direita (ele não sabe marcar bem) e teremos que dar espaços ao Santos. Não está fácil, mas saímos e muito no lucro com esse resultado de hoje. Que venha a final.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

3 comments so far,Add yours