Amigos, amantes da velocidade, chegamos á etapa final da temporada da Fórmula 1. uma corrida sempre interessante de acompanhar, em um circuito que não é exatamente travado, mas que exige talento dos pilotos para que hajam ultrapassagens, e foi isso que vimos no meio do pelotão, vimos também erros crassos novamente na Williams, e troca de farpas entre Hamilton e Rosberg, vamos juntos.


Na largada Rosberg manteve-se bem á frente, e as Williams largaram mal, Raikkonen os seguia, era a aposta da Ferrari na prova, visto o primeiro dos erros grotescos de estratégia no fim de semana, que jogou Vettel para o fim da fila na classificação. Pouco depois veio o erro de quem se notabilizou na temporada por isso, a Williams soltou Bottas em cima de Button já no primeiro pit, prejudicando sua prova, o jogando para trás, e assim decretando a perda na briga pela 4ª posição no mundial de pilotos, vejam o que faz o despreparo, despreparo esse que prejudicou também Massa, que teve atraso em sua segunda parada e isso quase prejudicou sua corrida, ele teve de buscar na pista.

A corrida teve ainda bons pegas na parte intermediária, com destaque para a recuperação de Vettel, e para a impressão de que teríamos briga na reta final da prova entre a dupla da Mercedes, porém veio o último pit e as intrigas. Hamilton seguiu na pista para tentar ampliar a margem de vantagem que conseguira após a parada de Rosberg, e voltar na frente, não teve sucesso pois o jogo final de pneus de Rosberg foi ótimo e o vice-campeão voltou a abrir diferença chegando á sete segundos rapidamente. Então Hamilton tentou ficar na pista, não teve autorização, quis pneus mais moles, não conseguiu, após a corrida sobraram farpas contra o companheiro/adversário, e reclamações prontamente rechaçadas pela equipe. Restou ao Alemão administrar a vantagem e "trazer a criança pra casa" para garantir a terceira vitória seguida, após o título do companheiro de time.


O nosso também Cronista de velocidade, Ricardo Machado, fará uma análise completa da temporada, mas dados recentes acontecimentos, convido-os á duas reflexões; A primeira delas é o que norteou nossos últimos textos, a questão se Rosberg crescera ou não. Rosberg é um bom piloto, um cara de pilotagem limpa, e que funciona bem em quando "está no jogo", foi assim no início da temporada, e encerra-se assim, porém assim como naquele início, voltam as acusações de favorecimento da Mercedes á ele. É um tanto desagradável, pois tira ou diminui os seus méritos, por outro lado, a possibilidade de Hamilton estar diminuindo seu desempenho para elevá-lo é zero, isso se comprova nas declarações e na postura do Inglês. Na próxima temporada tudo começa do zero, independente de qualquer coisa, essas três vitórias das quais Hamilton desdenhou publicamente, trazem de volta a confiança a um piloto que parecia tê-la perdido, soma-se isso á expectativa de mais competitividade dos demais times na próxima temporada, e gera-se uma expectativa de que Hamilton não reine de forma tão soberana em 2016, vamos aguardar.

A outra reflexão é sobre a Williams, nem parece que é o time tradicional que é, vários erros nessa temporada, que prejudicaram o resultado final do time, que tinha possibilidades de lutar de forma mais franca pelo vice de construtores, e até de isoladamente incomodar mais a Mercedes, vamos ver que carro vem aí, mas se persistirem tantos erros, o time ficará para trás.

Classificação da Prova




Mundial de Pilotos

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 381 pontos
2º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 322 pontos
3º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 278 pontos
 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 150 pontos
5º  Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 136 pontos
6º Felipe Massa (BRA/Williams) - 121 pontos
7º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - 95 pontos
8º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 92 pontos
9º Sergio Perez (MEX/Force India) - 78 pontos
10º Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 58 pontos
11º Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 51 pontos
12º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - 49 pontos
13 º Felipe Nasr (BRA/Sauber) - 27 pontos.
14º Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 27 pontos
15º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - 18 pontos
16º Jenson Button (ING/McLaren) - 16 pontos
17º Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 11 pontos
18º Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 9 pontos. 


De minha parte, agradecemos imensamente á todos por nos terem acompanhado fielmente ao longo mais uma temporada, e assumimos o compromisso de estarmos juntos mais uma vez, em 2016.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Fotos: AFP, FIA. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours