Caros leitores, na noite desta quarta-feira 21 de outubro de 2015, o Palmeiras começou mal o duelo diante do Fluminense no estádio do Maracanã, mas conseguiu dar uma recuperada e sair com um resultado nem tão ruim em tese.
Fluminense e Palmeiras duelaram pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil. O tricolor carioca vinha otimista, com técnico novo e contava com uma torcida que compareceu em peso para incentivar o time. O Palmeiras veio com um pouco de desfalques e uma incerteza de quem começaria o jogo.
Marcelo Oliveira armou novamente a equipe no 4-2-3-1 com Zé Roberto na lateral esquerda, Amaral e Girotto nos volantes e Allione no meio. Essas partes da escalação me agradaram, a não ser pela zaga ter começado com o estabanado Victor Ramos que parece que se perde totalmente dentro de uma partida.
Bom, o jogo começou e estava equilibrado. Palmeiras perdeu boas chances com Barrios e Gabriel Jesus, mas quem foi mais efetivo foi o clube carioca: Marcos Junior e Gustavo Scarpa deixaram suas marcas na primeira etapa, gerando até elevadas discussões no setor defensivo alviverde. Mas veio uma esperança; Fred sentiu lesão no joelho e desfalcaria o tricolor carioca na segunda etapa.
Então, Marcelo Oliveira teve que mexer no time. Sacou Girotto e colocou Egídio, adiantando Zé Roberto para o meio de campo, sacou Victor Ramos para colocar Jackson (novamente, uma substituição 6 por meia dúzia que a meu ver não era necessária, porém, não comprometeu). O Palmeiras deu uma melhorada até que o árbitro viu pênalti para o verdão. Que não foi! Mesmo assim, o "menino" Zé Roberto foi lá e guardou um gol precioso. 2x1.
No lance em seguida, Amaral teria empatado a partida, mas o árbitro aí errou a favor dos cariocas ao anular o lance legítimo. Deu tempo ainda do Marcelo sacar o Allione para a entrada do Rafael Marques; particularmente eu teria sacado o Amaral para essa substituição e não o Allione. Apesar de um certo domínio alviverde até então, essa alteração mais uma vez deixou o time sem meio campo e o Flu cresceu na partida.
No final, Marcos Junior perdeu boa chance de fazer o 3x1 e complicar de vez o verdão. Fim de papo.
Pelo que foi o rendimento do time, perder pela diferença mínima e com gol fora não foi de todo ruim. Mas a atuação defensiva continua preocupando demais; para o jogo da volta são necessários dois gols de diferença ou 1x0 sem tomar nenhum (este, acho muito difícil). O resultado que mais se repete quando o verdão ganha, depois da lesão de Gabriel, é o 3x2, resultado que nos eliminaria.
Pra esse jogo de volta, é necessário que o Marcelo não se equivoque na escalação de sistema defensivo; Vitor Hugo e Jackson são a dupla menos pior que temos. Já começa com Egídio na lateral e jogue Zé pro meio de campo. Deixe ou Amaral ou Girotto para marcar (marcar o Amaral é o menos pior). No ataque, está ok; Allione na meia, Dudu e Jesus nas pontas e Barrios mais na frente. Acredito que essa seja a melhor formação para tentarmos mais uma final de Copa do Brasil e a segunda em 2015.

Para um time quase rebaixado em 2014, estarmos quase em uma segunda final em 2015 está me surpreendendo. Mas se chegar, eu quero ganhar.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours