Amigos, na manhã desta Quinta (22), o técnico Dunga anunciou na sede da CBF, os 23 convocados para dois jogos importantíssimo na sequência da caminhada da Seleção Brasileira, na eliminatória mais dura da história. Vamos juntos analisar a convocação, pragmática, mas que abre espaço para um novo nome, e para insatisfações.

Goleiros: Alisson (Inter), Cássio (Corinthians), Jefferson (Botafogo).

Vejam, em relação aos goleiros, a grande novidade foi Cássio, em detrimento á Marcelo Grohe, cuja explicação para a não-convocação foi sua lesão, ilada ao merecimento de Cássio pela convocação, e que virada no ano do goleiro alvinegro, naquele momento de turbulência pós-eliminação na Libertadores, a "Turma do Amendoim" Corintiana o queria no banco, veio a boa fase, a retomada de confiança e com ela as grandes intervenções quando exigido, apesar do destempero das torcidas rivais, não há absurdo nenhum em convocar Cássio, é um dos que pleiteia a vaga e chegará em 2018 no auge da forma.

Me chamou atenção, o fato de dentre os três goleiros, Jefferson ter sido o último á ser citado, será que isso significa uma perda definitiva de posição para Alisson e até mesmo para o recém-chegado Cássio? O fato é que como já dissemos na análise dos jogos que abriram as eliminatórias, não é absurdo que Alisson tenha uma chance no time, o erro foi a forma como aconteceu, que parece uma transferência de responsabilidade á Jefferson, e parece que frita-se o goleiro para que não chegue em 2018, se Cássio foi convocado e chamado antes de Jefferson, com uma Argentina pela frente e um Peru ofensivo, pode parecer "viagem", mas não me espantaria se inclusive ele tivesse uma oportunidade no time, Jefferson foi jogado aos leões, como se não merecesse mais confiança, tomara que isso não ocorra á cada gol que sofrermos, sofreremos "alguns".

Zagueiros: Miranda (Internazionale), Marquinhos e David Luiz (PSG), Gil (Corinthians).

Nenhuma novidade, David Luiz segue com uma rejeição enorme, mas o seu natural substituto é outro que tem enorme rejeição que é Thiago Silva, e por isso as coisas ficam como estão, gostaria muito de ver uma dupla de zaga com Miranda e Gil, mas Dunga não fará isso.

Laterais: Danilo (Real Madrid), Dani Alves (Barça), Filipe Luís (Atlético Madrid), Marcelo (Real Madrid).

Tudo certo também nas laterais, mas a dupla que deve jogar é justamente a oposta do que eu gostaria de ver, com os ofensivos Dani Alves e Marcelo, o ex-Porto Danilo não compromete, mas apesar da boa atuação contra a Venezuela, acho que o time perde muito com Filipe Luís. 

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City).

Apesar da implicância que existe com Elias por ele ser do Corinthians, acho que na volância é o único nome que não é questionável, chega de "5 brucutu" no futebol, estamos em 2015, teria convocado Casemiro e Allan (Napoli) para as vagas de Luiz Gustavo e Fernandinho, com Casemiro ao lado de Elias.

Meias: Oscar e Willian (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Renato Augusto (Corinthians) e Kaká (Orlando City).

A grande ressalva claro é Oscar, sabemos de sua capacidade, mas há muito tempo ele não vem bem, a questão é que é um "homem de confiança" de Dunga, e dificilmente o técnico abrirá mão dele, nota-se muita revolta pela não-convocação de Coutinho, mas com Dunga é assim, se ele crer que tu não correspondeu toma gelo, já aconteceu com vários jogadores, e parece que vai acontecer com o promissor meia do Liverpool, vamos ver se em algum momento chegará a vez de Oscar tomar um gelo. Outra ressalva é em relação á Kaká, não compartilho da opinião de alguns que tenha acabado para o futebol, mas acho que um nome assim mais experiente, poderia ser guardado como "carta na manga", pra algum momento de dificuldade na competição, não é necessário "queimar o filme" de Kaká agora, se chegar um momento onde seja necessário usá-lo, bem como Jadson, o torcedor entenderia melhor, veria que se busca um plantel renovado, mas se precisou recorrer a jogadores que dificilmente chegarão em 2018.

Atacantes: Neymar (Barça), Douglas Costa (Bayern), Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos)

Não há grandes ressalvas em relação ao ataque, á menos dizer que com Dunga procurando fazer média com a opinião pública em muitas situações, dificilmente veremos um jogador que merece ser testado, mas atua em Portugal ser chamado, Jonas do Benfica já merece desde os tempos de Valência uma oportunidade, mas não há erros nos nomes chamados, aliás, quem ainda questiona a presença de Hulk na Seleção, acompanhe a Champions League, não faça como aquele comentarista da TV aberta que comenta a Champions, acompanhe o futebol Europeu, antes de opinar.


Muito está se falando devido ás convocações de jogadores do Corinthians para a Seleção, como notam, não temos ressalvas em relação á isso, acho que é muito da rivalidade, as ressalvas em relação as convocações já foram feitas, o campeonato Brasileiro teve e tem um bom nível nessa temporada, foram vários grandes jogos, aliado a condição de coadjuvantes dos Brasileiros no exterior, salvo exceções como Coutinho, os nomes estão justos e de bom tamanho, o duro é Dunga conseguir esquematizar e dar a postura correta ao time, serão testes duríssimos, o que quer que aconteça o Ar de desconfiança seguirá, mas é claro que seis pontos darão tranquilidade ao grupo e aos torcedores do Futebol Brasileiro, apesar da entidade que o comanda.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours