Olá amigos da velocidade! Depois de duas semanas, a Fórmula 1 voltou à ação, dessa vez em terras italianas para o tradicionalíssimo GP de Monza, a prova mais rápida de todo o calendário da categoria. Tão rápida quanto Lewis Hamilton, que absoluto como sempre, somou mais 25 pontos no mundial de pilotos, porém com emoção inesperada depois da bandeira quadriculada! Felipe Massa sai com um balanço muito positivo do GP, voltando ao pódio na terceiro colocação. Acompanhe conosco tudo o que houve de bom no GP a partir de agora!

Assim como vem ocorrendo nos últimos GPs, a largada em Monza foi movimentada. Kimi Räikkönen, que depois de muito tempo qualificou-se na primeira fila e à frente de Vettel, errou ao dar a partida em seu carro e caiu para o último lugar, para desespero dos Tifosi! Vettel assumiu a vice-liderança, seguido pelas Williams de Massa e Bottas, que partiram muito bem, ao contrário de Rosberg, que caiu da quarta para a sexta posição. Ainda na primeira chicane, Nasr envolveu-se em um toque com Pastor Maldonado, comprometendo sua asa dianteira e também suas chances de pontuar em Monza.

Vendo seu carro render bem, Kimi iniciaria uma recuperação estupenda ainda no início da prova, chegando rapidamente ao 10º posto. Rosberg, mais uma vez em situação complicadíssima, chegava ao quinto lugar ao ultrapassar Pérez, porém tinha pela frente a dura missão de ultrapassar a Williams de Valtteri Bottas. Ao aproximar-se demais do finlandês, Nico ouviu o aviso da equipe Mercedes para tomar cuidado dos freios e teve de recuar, era o início de mais um domingo de agonia para o piloto alemão. Enquanto isso, Hamilton desfrutava da nova e ainda mais rápida versão do motor Mercedes na liderança abrindo tranquilamente mais e mais segundos de vantagem para Vettel.


Na primeira e única parada para a maioria dos pilotos, veio o excelente trabalho em conjunto da Mercedes, que driblou Massa e Bottas, subindo ao terceiro lugar após a rodada de pits. Na dianteira, nenhuma mudança, enquanto no meio do grid, víamos Räikkönen fazendo belas ultrapassagens e a McLaren sofrendo, sofrendo muito com as longas retas... A situação do time inglês é muito preocupante. A temporada pífia terá reflexo nas receitas da equipe, e o pior, não há garantia de uma melhora que devolva a equipe de Woking ao top 10 no ano que vem. Evolução todos sabemos que haverá, mas chegar ao patamar de Ferrari, Williams e até mesmo de uma Red Bull com motor Mercedes (como é especulado para a próxima temporada) parece muito distante para os propulsores japoneses da Honda, logo em sua segunda temporada nessa nova era da Fórmula 1.

Rápida como de costume, a corrida avançava em Monza com nenhuma mudança na parte dianteira do pelotão. Mais atrás, destacou-se a bela manobra de Verstappen sobre Nasr, na primeira chicane. Um fim de semana difícil para o novato brasileiro, muito diferente do que viria a acontecer para seu compatriota e xará. Felipe Massa, que mantinha uma estável quarta posição, vinha bem na prova, e ganharia um presente do destino pouco antes do fim da corrida.

Com o final se aproximando, um rádio soa estranho na Mercedes. Repentinamente, Hamilton começava a forçar o ritmo, orientado por seu engenheiro, sem nem ele mesmo saber o porquê. Em terceiro, Rosberg via Vettel cada vez mais perto, o mesmo acontecia com Bottas, que aproximou-se de vez do companheiro Massa, quando faltando duas voltas para o fim, surge fumaça na pista! Rosberg via seu motor (usado duas semanas atrás em Spa) em chamas, e junto com ele, grande parte de suas chances de título no campeonato. Enquanto isso, a já bela luta pelo quarto lugar se transformaria na batalha pelo pódio! Massa e Bottas brigaram durante duas voltas, com a equipe Williams não interferindo em nenhum momento! Num dos grandes momentos da prova, Massa segurou o ímpeto do jovem finlandês e garantiu o emocionante terceiro lugar na Itália, seu segundo pódio consecutivo em Monza!

Teoricamente, a prova terminou, correto? Errado! Logo após o fim da corrida, surgiu a notícia que movimentou o mundo do automobilismo por algumas horas: os pneus de Hamilton e Rosberg estariam fora do regulamento, excedendo os valores de pressão exigidos pela Pirelli em decorrência dos acidentes na Bélgica! Era esse o motivo para a ordem dada pela Mercedes ao piloto inglês ainda durante a corrida.

Durante algum tempo os comissários de prova julgaram o acontecido, chegaram a colocar em xeque até mesmo a Ferrari, acusando irregularidades semelhantes nos carros de Kimi e Seb. Porém, depois de muito aguardo e especulações, a FIA decidiu não punir ninguém alegando que na verdade os pneus estavam dentro do limite estipulado e que a medição fora influenciada pela temperatura dos pneus.

Bem, creio que todos sabemos: se há um regulamento, ele deve ser cumprido. Se foi encontrada uma irregularidade, ela deve ser punida da forma estipulada no regulamento, a menos que haja alguma prova que comprove a regularidade daquilo que é analisado. Da mesma forma, não vamos acusar ninguém sem ter provas e quero acreditar que não há má intenção ou suborno no caso analisado. A explicação dada pela FIA é um tanto duvidosa, visto que é difícil comprovar que os valores tenham sido realmente modificados pelo fator temperatura. Apesar disso, se partirmos do princípio 'justiça', não há o que duvidar, Hamilton foi o grande merecedor da vitória simplesmente por dominar os adversários, coisa que certamente também faria se o pneu estivesse com a pressão um pouco mais elevada. Enfim, a decisão foi tomada, talvez não a mais justa dentro do regulamento técnico, porém a mais cabível levando em consideração o peso do erro na performance do piloto.

Com a vitória, Hamilton conquista uma grande vantagem de 53 pontos sobre Rosberg no Mundial de pilotos. Os pontos conquistados por Massa foram de grande importância e o brasileiro subiu ao quarto lugar no campeonato, superando Räikkönen por cinco pontos! A próxima corrida será na travada pista de Cingapura, aonde podemos ficar de olho nas Red Bull, esperar algo a mais da McLaren e, quem sabe, termos uma disputa mais intensa pela vitória. Até daqui à duas semanas!

Confira a classificação do Grande Prêmio da Itália:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3: Felipe Massa (BRA/Williams)
4: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
6: Sergio Perez (MEX/Force India)
7: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
9: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
10: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
11: Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
12: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
13: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
14: Jenson Button (ING/McLaren)
15: Will Stevens (ING/Marussia)
16: Roberto Merhi (ESP/Marussia)

Não completaram:
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Pastor Maldonado (VEN/Lotus
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours