Caros leitores, hoje vou tratar mais uma vez do dérbi paulista entre Palmeiras e Corinthians que, com toda certeza, foi ou será o melhor jogo do Campeonato Brasileiro 2015. O Palmeiras buscava uma certa reabilitação após derrota fora de casa e o Corinthians procurava manter uma distância segura de pontos para o segundo colocado. O resultado foi uma partida muito boa.
 
O Palmeiras veio a campo com algumas peças modificadas como Leandro Almeida no lugar de Victor Ramos e Alecsandro no lugar de Barrios, além do retorno do bom volante Arouca. E claro, havia um certa "expectativa" por parte da arbitragem que muitos dizem que estão favorecendo o Corinthians e também pelo fato de o Palmeiras ter sido extremamente prejudicado rodada passada (mais para frente será tratado esse assunto).
 
O jogo começou aberto com as duas equipes buscando o gol. Em uma delas pode-se dizer que o "quem não faz, toma" surtiu efeito; o Corinthians perde uma boa chance no ataque e no contragolpe, Lucas aproveitou o corredor deixado por Guilherme Arana e deu um cruzamento que desviou na zaga e encobriu o goleiro Cássio.
 
Mas nem tudo era alegria: quem é palmeirense e conhece a defesa que tem sabe que nada estava garantido. E agora Robinho foi de "vilão a herói". Em bola disputada com Malcom na lateral esquerda ofensiva do alvinegro, poderia muito bem ter chutado a bola para fora no lateral. Mas não. A bola foi mandada para o jovem do timão que achou outro jovem: Guilherme Arana que empatou a partida.
 
Pausa para respirar um pouco porque logo em seguida o Palmeiras se lançou ao ataque. Novamente Lucas estava muito bem e mandou um cruzamento na medida para Robinho estufar as redes do goleiro corinthiano. 
Robinho comemora seu gol com Alecsandro (fonte: uol.com.br)
 Mas quem tem a defesa do Palmeiras também tem que ter bom coração. Jadson não fez lá uma grande partida com a bola rolando, mas na bola parada mandou um cruzamento venenosíssimo que Fernando Prass espalmou no reflexo, mas Amaral não deu sorte e acabou marcando contra a própria meta.
 
Mais quatro minutos respirando aqui e o Palmeiras chegou bem no ataque com Dudu que acertou uma pancada de fora da área para defesa de Cássio. Mas no escanteio, Alecsandro deu um encontrão em Vagner Love e cabeceou para Dudu completar para o fundo das redes: 3x2 em apenas um tempo de jogo.


Dudu comemora seu tento contra o Corinthians (fonte: esportes.r7.com.br)
E então veio o segundo tempo e Marcelo Oliveira não promoveu substituições 6 por meia dúzia como de costume, ótimo. Mas Alecsandro não fazia lá uma grande partida e poderia muito bem colocar o Rafael Marques no lugar dele para povoar mais o meio de campo e dificultar as criações corinthianas.
 
Mas o Corinthians não criou nada no segundo tempo até os 30 minutos. Até essa marca, o Palmeiras criou bastante oportunidades de matar o jogo. Os laterais do Corinthians apoiavam bem o ataque, mas deixavam espaços que Gabriel Jesus e Dudu conseguiam aproveitar de certa forma, mas a finalização não era das melhores.
 
Na chance mais clara, Zé Roberto isolou uma bola cruzada açucarada aos 29 minutos do segundo tempo. Tal chance poderia ter decretado a vitória ao alviverde. Até essa marca de 30 minutos, o Palmeiras controlava bem a partida com bons desarmes de Arouca no meio campo, bons toques de bola pelos lados.
 
Mas o jogo acaba quando o juiz apita. E Jadson mandou ótimo cruzamento que Felipe se enroscou com Vagner Love e marcou o gol de empate para o Corinthians. Gol foi de Felipe, mas o árbitro preferiu assinalar para Vagner Love.
 
No fim do jogo ainda Allione fez boa jogada pela esquerda e por muito pouco Gabriel Jesus não fez outro milagre para dar uma vitória ao Verdão. Falando em milagres, Cássio fez um ao salvar boa cabeçada de Leandro Almeida no cantinho direito. E fim de papo e de um ótimo jogo.
 
Gostei da postura do Palmeiras que não se intimidou com a campanha do Corinthians. Jogou para frente, mas os problemas seguem os mesmos que é a parte defensiva. O primeiro gol corinthiano foi de uma boa jogada, mas os outros dois foram falhas grotescas de marcação, nas quais eu apenas absolvo Vitor Hugo que fez partida segura pelo seu lado do campo. Lucas hoje mostrou que não pode sair do time titular a não ser por condições de regulamento (suspensão, etc.). Acredito que o Rafael Marques fez falta hoje, mas deve voltar no próximo confronto contra o Internacional.
 
Muitos falam que é uma certa sensação de derrota, pois foram pontos perdidos em casa. Porém, ao analisarmos o confronto entre as duas equipes, o Palmeiras ganhou 4 pontos contra apenas 1 do Corinthians. O que quero dizer é que a mesma aplicação dos jogadores de HOJE tem que vir contra os times que disputam a parte inferior da tabela. 
 
Sobre o árbitro Rafael Claus, foi bem. O lance faltoso do Alecsandro foi visto apenas com uma lente de aumento da TV Bandeirantes e quem acompanha o Papo de Torcedor sabe que costumo falar de erros e acertos para todos os lados. Porém, se quisessem que essa falta fosse marcada, houve um lance semelhante com Zé Roberto na área adversária.
 
Para terminar, em tempos que muitos falam que no Brasileirão não há bons jogos, foi realmente uma excelente partida de futebol. Ambas equipes mereciam sair com 3 pontos cada uma hoje; Palmeiras justifica sua briga na parte de cima da tabela e o Corinthians justifica estar na ponta da competição.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours