Olá fãs do futebol holandês! Mês de agosto é mês do início das principais ligas europeias, e a nossa Eredivisie não fica para atrás! Nos próximos dias, o campeonato holandês da temporada 2015/16 provavelmente terá início. Provavelmente porque, antes mesmo do campeonato iniciar, imprevistos implicaram no adiamento de pelo menos duas partidas da primeira rodada!
Apesar dos contratempos, tudo indica que este ano poderemos esperar mais emoção, tanto nos gramados como na tabela de classificação. Atual campeão, o PSV sofreu as baixas de Depay e Wijnaldum; o Ajax também perdeu bons jogadores, mas conta com a volta de Heitinga e a contratação de Yaya Sanogo, ex-Arsenal; o Feyenoord tem suas grandes apostas em cima de um velho ídolo, Dirk Kuyt, que volta à Rotterdam em busca dos tão sonhados títulos. Ainda há de se prestar atenção no Vitesse, o clube sempre bem-cotado e que busca tirar a fama de "cavalo-paraguaio", além do bom elenco do AZ e o recente sucesso do Groningen. Numa temporada que nem começou e já mostrou reviravoltas, espera-se que elas também se façam presentes nas próximas 34 rodadas!


Retornos e reencontros: a briga pelo título deve ficar entre os grandes


A última temporada da Eredivisie não foi lá essas coisas quado se pensa em emoção. Pra se ter uma ideia, o PSV liderou nada mais, nada menos que 33 das 34 rodadas do campeonato!! Quase de ponta a ponta, os Boerens fizeram uma temporada irrepreensível, deixando escapar apenas o título da KNVB Beker. Para esse ano, o time de Eindhoven sofreu as notáveis perdas de Wijnaldum e Depay, ambos de saída para a Inglaterra. O lado bom das transferências foram os valores. Ao todo, os dois jogadores renderam aos cofres do PSV quase 50 milhões de euros, dinheiro que foi bem usado pela diretoria da equipe. O time confirmou a compra de Guardado e Isimat-Mirin, ambos titulares na equipe do ano passado, que haviam chegado por empréstimo. Para reforçar ainda mais o meio-campo, o time contratou gratuitamente Simon Poulsen (que pode ainda atuar como zagueiro) e Davy Pröpper, um dos destaques do Vitesse. A nova promessa dos Boerens é agora o uruguaio Gastón Pereiro, de 20 anos. Vindo do Nacional, o jogador custou 7 milhões de euros e deve trazer mais velocidade as alas do PSV.



Principal adversário do PSV no ano passado, o Ajax não teve um bom início de ano. Criticado, De Boer não venceu nenhuma das partidas pré-eliminatórias para a UEFA Champions League contra o Rapid Viena e tem sua situação ainda mais complicada. No mercado de transferências, o time de Amsterdã também não foi nada espetacular. Insatisfeito com a reserva, Sigthórsson deixou os Amsterdammers. Moisander também se despediu, após ter seu contrato encerrado, o outro a deixar o time foi Kishna, uma das grandes promessas do clube. O atacante irá atuar pela Lazio e deixou em Amsterdam 4 milhões de euros. Já com um bom valor em caixa, o time de Amsterdã não precisou muito do dinheiro deixado pelos ex-jogadores, mas também não agradou a todos. Uma das principais transferências, o retorno de John Heitinga, não custou nada aos cofres do clubes, que gastaria 6 milhões de euros no volante Gudelj, quase 3 milhões na compra em definitivo do centroavante Milik e mais um milhão de euros na aquisição do lateral-esquerdo Dijks, vindo do Willem II. Outro que vem para reforçar o ataque dos Amsterdammers é Yaya Sanogo, do Arsenal. O francês chega por empréstimo até o fim da temporada.



O último dos três grandes no ano passado e dono do maior jejum de títulos da Eredivisie entre as grandes equipes, o Feyenoord busca se reencontrar. De treinador novo e referências novas, os Rotterdammers querem voltar ao protagonismo, e se mostraram bem preparados no mercado de transferências. Após as perdas de Clasie e Boëtius, o clube conseguiu o retorno de Dirk Kuyt, um dos ídolos do time, além da contratação de Eljero Elia e Kazim-Richards, todas sem nenhum custo! O time aproveitou o bom balanço financeiro e trouxe ainda o bom meio-campista Vejinovic e ainda o lateral-esquerdo Van der Heijden, ambos do Vitesse. O bom planejamento do time de Rotterdam o credencia ainda mais a briga pelo título.

Os elencos das três grandes equipes holandesas são hoje muito equilibrados. As peças só precisam ser bem aproveitadas por seus respectivos treinadores e a chave para o sucesso podem ser os confrontos diretos. Como o próprio De Boer disse em entrevista esta semana, falta experiência para o time do Ajax, e isso tem de sobra no elenco comandado por Kuyt, que tem ainda Elia, Vermeer, dentre outros. Sem dúvida este ano, o Feyenoord pode voltar a tomar o protagonismo, mas vai precisar de muito esforço para superar PSV e Ajax, seus prováveis grandes rivais na luta pelo título.

Os pequenos ascendem: briga por vagas europeias pode ter novos concorrentes

AZ Alkmaar, Twente, Vitesse. Certamente, são nomes que você já ouviu falar e que figuram por muitas vezes em competições europeias. É, mas esse cenário pode estar perto de mudanças. Algumas equipes de menor expressão vem realizando um grande trabalho e contam com a má fase de alguns clubes mais tradicionais para garimpar de vez um lugar entre os grandes.
Conhecido como tradicional "cavalo-paraguaio", o Vitesse vai precisar de muito empenho para repetir, pelo menos parte dos bons resultados dos últimos anos. Perdendo muitas peças importantes, o time de Arnhem buscou (mais uma vez) refúgio nos conhecidos e polêmicos empréstimos, vindo sempre da equipe do Chelsea. Esta temporada, já são cinco, dentre eles, o brasileiro Nathan (ex-Atlético-PR). O sempre defensivo mas eficiente AZ Alkmaar teve também perdas importantes no elenco. Jóhannsson, Gudelj e Poulsen foram só alguns dos que deixaram o time de Alkmaar, que não foi tão eficiente nos reforços. Os principais deles foram Jahanbakhsh, atacante vindo do NEC, o goleiro Coutinho (ex-Excelsior) e o lateral esquerdo Van der Linden, vindo do GAE. Dentre as grandes equipes que perdem o protagonismo, com certeza o maior exemplo delas é o Twente.
Vivendo grave crise financeira, o time de Enschede teve que despachar boa parte do elenco. Ao todo, 14 jogadores deixaram o time ao fim da última temporada!! Um dos destaques da equipe, Luc Castaignos, rumou para o Eintracht Frankfurt. Reforços?? Apenas quatro, dentre eles o brasileiro Bruno Uvini, que já atuou pelo São Paulo.


Lembra dos times que podem surpreender?? Não, não esquecemos deles. Depois de campanhas acima do esperado, Heerenveen e Groningen estão bem cotados para a temporada atual. Os frísios fizeram aquisições importantes na janela de transferências, como a do goleiro Mulder e do atacante Te Vrede, ambos vindos do Feyenoord, além da promessa eslovena Zahovic, contratada por 700 mil euros. Já o time verde e branco, além de manter boa parte do elenco campeão da KNVB Beker, se reforçou com as chegadas do defensor Tamata, ex-PSV e do destaque do Zwolle, Jesper Drost.
Um pouco mais atrás, aparecem ainda Cambuur e Zwolle, ambos com campanhas muito além das expectativas no ano passado, mas que chegam com ânimos contidos para essa temporada. O PEC, finalista da última KNVB Beker, conta com Lars Veldwijk, destaque de edições anteriores da Jupiler League, como principal esperança no ataque. Já o time de Leeuwarden busca apoiar-se nos reforços estrangeiros. As contratações de Berisha (ex-Roma), Masek (ex-Hamburgo) e Byrne (emprestado pelo Manchester City) dão esperanças que o time pode surpreender novamente e ir além do planejado.

 Rebaixamento: a verdadeira luta contra a degola


Na parte final da tabela, o equilíbrio será a principal atração desta edição da Eredivisie. Na última temporada, três clubes ascenderam de divisão: NEC, o campeão da segundona e equipe que vem, teoricamente mais tranquila para esta temporada, o Roda JC e o Graafschap. Estes dois últimos, classificados quase que de forma dramática, veem suas situações se tornarem complicadas também no campeonato nacional. Com elencos pouco qualificados e igualmente pouco experientes, Roda e Graafschap vem com apenas uma meta para este ano: a permanência.
Candidatos ao rebaixamento realmente não faltam: o Excelsior, conhecido pelos poucos gols marcados, o Heracles, uma das piores defesas do ano passado, o Willem II, que apesar de ter tido um excelente ano na temporada passada nunca está completamente livre do risco de queda, o ADO Den Haag, que mesmo comprado pelos milionários chineses não conseguiu nenhuma  contratação de peso e ainda perdeu seu jogador mais importante, Michiel Kramer, para o Feyenoord, além do tradicionalíssimo Utrecht, que coleciona campanhas frustrantes nos últimos anos. Sim, há novamente uma imensa fuga contra o rebaixamento, e que desta vez, promete ser ainda mais indefinida.

Esperamos um ano cheio de emoções em nossa liga preferida. E os principais momentos vão estar sempre aqui! Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos parceiros do site Futebol Holandês para não perder nada da nova temporada da Eredivisie. Até mais!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours